Confira um roteiro pela Escócia passando por Edimburgo e Glasgow, as principais cidades do país

As duas maiores cidades da Escócia estão relativamente próximas e podem ser conhecidas na mesma viagem sem perder muito tempo do seu roteiro. 

A capital Edimburgo e Glasgow, a maior cidade do país, estão a apenas 1h30 de distância e são conectadas por um impecável sistema de trem e diversas companhias de ônibus. Outra opção que pode ser mais acessível é alugar um carro e ter mais autonomia para fazer seu roteiro.

Confira a arquitetura fascinante do centro histórico de Edimburgo e seus prédios medievais, combinando sua viagem com a animada e divertida Glasgow, considerada o grande polo cultural e musical da Escócia.

Melhor maneira de chegar na Escócia 

Por apresentar uma malha mais ampla de voos, normalmente a maioria dos turistas que desembarcam na Escócia decidem utilizar o Aeroporto Internacional de Edimburgo (EDI). O aeroporto está distante a apenas 20 min de carro e ônibus do centro histórico da cidade. 

Ao chegar, o viajante poderá escolher entre quatro opções para se deslocar até o centro da cidade: de ônibus Airlink, ônibus circular Lothian Buses, táxi e VLT. Caso seu voo chegue de madrugada no país, você poderá contar com os serviços do Night Bus. 

A distância do aeroporto de Edimburgo para o centro não é muito longa, ele está localizado a apenas de 12 km da parte central da cidade.

Como ir de Edimburgo para Glasgow

Você poderá ir até Glasgow de várias maneiras, tanto de ônibus, avião ou carro, mas sem dúvida a melhor maneira de chegar na cidade é de trem.

Várias empresas oferecem o trecho, sendo a Scotrail a mais famosa delas. O trajeto dura apenas 48 min. Além dessas empresas, também dá pra usar a Virgin Trains, Cross Country, Caledonian Sleeper e a Transpennine Express.

De ônibus as opções são a National Express e a Scottish City Link

O que fazer em Edimburgo

Edimburgo é conhecida principalmente por seu rico acervo arquitetônico medieval. A capital da Escócia é compacta e concentra a maioria dos seus atrativos turísticos na região central entre os bairros da Old Town e New Town.

A cidade possui ótimas opções de hospedagem, restaurantes e pontos turísticos interessantes que podem ser conhecidos em 2 ou 3 dias. Além disso, Edimburgo é muito utilizada como base para quem deseja fazer um bate volta para as famosas Highlands. Essa região é cercada por montanhas e castelos que mostram um lado genuíno de tudo que você imagina sobre a Escócia. Outra atração muito procurada é o místico Lago Ness, que segundo a lenda serve de moradia para uma enorme criatura que se tornou parte da cultura do país. 

Edimburgo e Glasgow

Foto: Dominik Rešek / Unsplash

Dentro da cidade as principais atrações são o Castelo de Edimburgo, a Catedral St Giles, a Calton Hill e o Palácio de Holyrood. Ao caminhar pela Royal Mile e a Princes Street (as ruas mais famosas da cidade), você encontrará outros pontos imperdíveis, como o Scott Monument e a Galeria Nacional de Edimburgo. Se tiver a chance, não deixe de caminhar nos famosos becos que interligam as ruas da cidade velha. Eles são conhecidos como “closes” e cada um tem o seu charme e vista impressionante de alguma área da cidade.

o que fazer na Escócia

Roteiro em Edimburgo e Glasgow: Calton Hill. Foto: Peter Cordes / Unsplash

Atrações imperdíveis

  • Castelo de Edimburgo
  • Calton Hill
  • Palácio de Holyrood
  • Royal Mile
  • Museu Nacional da Escócia
  • Catedral de Santo Egpídio
  • Princess Street
  • Grassmarket

Onde se hospedar

Onde comer

O que fazer em Glasgow 

Popular entre os jovens do país, a maior cidade da Escócia é um incrível polo cultural e musical, muito conhecido no Reino Unido. A cidade portuária também apresenta inúmeros prédios com arquitetura vitoriana e art nouveau. Além disso, Glasgow abriga ótimos restaurantes, ideais para provar os sabores e aromas da gastronomia escocesa.

O centro da de Glasgow respira arte e cultura e tem várias ruas fechadas apenas para pedestre. Em uma caminhada é possível ver diversos artistas de ruas tocando gaita de fole e vestidos com a tradicional roupa escocesa. Outra curiosidade é que a cidade é o segundo centro comercial mais importante do Reino Unido, ficando atrás apenas de Londres.

o que fazer na Escócia

Roteiro na Escócia: Centro de Glasgow. Foto: Artur Kraft / Flickr

Reserve ao menos 2 dias para explorar o centro antigo da cidade e observar algumas das construções mais importantes do destino. Entre elas estão a Catedral de Glasgow e os prédios que circulam a George Square. 

Se você adora curtir um museu, ótimas opções é o que não falta. O Museu e Galeria de Arte de Kelvingrove, o Glasgow Science Centre, a Gallery of Modern Art e o Hunterian Museum, são apenas algumas das opções. 

Roteiro em Edimburgo e Glasgow

Roteiro em Edimburgo e Glasgow: Galeria de Arte de Kelvingrove Foto: Wikimedia Commons

Atrações imperdíveis

  • Catedral de Glasgow
  • Museu e Galeria de Arte de Kenvingrove
  • Jaridm Botânico de Glasgow
  • George Square
  • People’s Palace
  • Lighthouse
  • Pollok House
  • Gallery of Modern Art

Onde se hospedar

Onde comer

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Onde comprar seguro viagem internacional online?

Artigo anterior

Roteiro Harry Potter em Edimburgo, na Escócia

Artigo seguinte

Você pode gostar