Confira um roteiro de 3 em Edimburgo, Highlands e Lago Ness, passando pelas atrações turísticas imperdíveis da Escócia

Terra de castelos, paisagens estonteantes e claro, da bebida mais famosa do Reino Unido – o Whisky, a Escócia tem cidades belíssimas e repleta de história. O país já serviu cenário para diversos filmes, entre eles Harry Potter, Coração Valente e para a animação Valente, da Disney, e tem que na capital compacta que pode ser conferida em poucos dias. 

Edimburgo, a capital do país, é a cidade mais visitada e também serve como base para explorar outros destinos famosos, como Glasgow, o famoso Lago Ness e as maravilhosas Highlands, ou Terras Altas, uma fabulosa região formada por montanhas e extensos campos coloridos por diversos tons de verde.

Se você está pretendendo visitar o destino, confira esse roteiro de 3 dias em Edimburgo e conheça as melhores atrações turísticas do norte do Reino Unido.

Roteiro de 3 dias em Edimburgo 

1 dia 

Comece o seu roteiro em Edimburgo caminhando pelas ruas da Old City, local que concentra as principais atrações da capital escocesa, considerada o coração da cidade.

Ao chegar, vá direto para a Royal Miles, principal via de acesso do centro histórico e confira as famosas construções neoclássicas da cidade. O tour pode começar no fabuloso Castelo de Edimburgo, localizado no final da via.

Foto: Jörg Angeli / Unsplash

O tour pela Fortaleza leva em média 4 horas, devido a quantidade de alas e atrações disponíveis, como a Capela de Santa Margarida, o edifício mais antigo de Edimburgo. 

O castelo está encravado na colina de Castle Hill, um dos pontos mais altos da cidade, oferecendo uma visual panorâmico deslumbrante de toda a região.

De lá siga para a Catedral de St Gilles e confira a perfeição dos vitrais super detalhados na parte interna da construção. Ao continuar o passeio pela Royal Miles você encontrará os famosos músicos escoceses tocando a gaita de fole, uniformizados com os trajes típicos do país. 

Para almoçar, desça a charmosa Diagon Alley em direção ao Grassmarket, rua que concentra diversas lojas, pubs e restaurantes. 

Roteiro em Edimburgo

Roteiro em Edimburgo. Foto: Madeleine Kohler / Unsplash

Bem pertinho está o Museu de História Natural da Escócia. Com entrada gratuita todos os dias, o local tem um importante acervo que conta a história com detalhes do passado do país até os dias de hoje, com quadros, estátuas e utensílios antigos, formando uma coleção incrível com mais de 10 mil peças.

Se você for fã de Harry Potter descanse no Elephant House, uma cafeteria que ficou famosa por receber J.K Rowling. Foi nela que a escritora começou a escrever os livros da saga.

Para terminar o dia, de uma passada no Scott Whiskey Experience e conheça as curiosidades mais famosas do país. Se estiver buscando um local para curtir a noite, a dica é o agitado Sandy Bell’s, na Forrest Road.

2 dia 

A dica é iniciar o tour pela Princes Street, principal rua comercial de Edimburgo. Ao longo da Avenida estão espalhadas diversas atrações, como o Monumento de Scott, uma homenagem ao escritor escocês Walter Scott, e a Georgian House. Caminhe um pouco pelo Jardins da Princes Garden e confira o maravilhoso paredão formado pelos prédios históricos da Cidade Velha.

O parque é dividido pelo The Mound, uma área que liga New Town a Old Town. É nessa área que estão alguns dos principais museus da cidade: Royal Scottish Academy, National Gallery of Scotland e o Museum on The Mound, todos com entrada gratuita.

Seguindo a Avenida, vá direto para a Calton Hill, uma colina com um excelente visual panorâmico da cidade. No topo é possível visitar outras construções interessantes, como o Observatório de Edimburgo, o Nelson Monument e o National Monument. 

Roteiro em Edimburgo

Roteiro em Edimburgo. Foto: Lāsma Artmane / Unsplash

Logo atrás da colina está a Abadia de Holyrood, construída por David I em 1128. Apesar de hoje só restarem as ruínas, o local rende ótimas fotos e possui muitas histórias curiosas sobre a cidade. Se tiver um tempinho e disposição, vale a pena dar um pulinho no Parlamento escocês para conferir sua arquitetura super moderna em contraste com os edifícios históricos que o cercam.

Para almoçar, procure um restaurante aconchegante na Canongate e siga em direção a Old Town. 

Foto: Roan Lavery / Usnplash

Se o tempo estiver estável, não deixe de conferir o George Square Gardens, uma praça verde e super arborizada da Universidade de Edimburgo. Outra opção é pegar um ônibus e ir conhecer o Castelo de Craigmiller.

Procurando um passeio diferente pra fazer no período noturno? o Edinburgo Necrobus, um tour pela cidade velha com duração de 1 hora. O tour à borde de um ônibus mostra o lado fantasmagórico de Edimburgo. O assustador condutor contará sobre execuções, assassinatos e assombrações atuais.

3 dia

Chegou a hora de conhecer as paisagens naturais mais bonitas da Escócia! O tour saindo de Edimburgo em direção as maravilhosas Highlands e o famoso Lago Ness, são certamente o passeio mais procurados da Escócia.  

Fazer um passeio bate-volta às Highlands e ao Lago Ness é a melhor escolha para quem está com pouco tempo no país. Diversas agências de turismo oferecem o tour com diferentes roteiros e durações.

Foto: Devin Kaselnak / Unsplash

O passeio começa pelas maravilhosas montanhas da Escócia (dependendo do clima você pegará umas áreas cobertas de neve), onde o turista poderá conferir alguns aspectos da cultural local dos povos que vivem nessa região do país. 

As highlands já serviram de cenário para diversos filmes. É lá que os turistas têm a experiência de visitar a Escócia clássica dos castelos icônicos, das paisagens bucólicas e da típica raça de gado escocês (o Highland Cattle ou vaca de franja, como chamamos). Uma dica valiosa é tentar alugar um carro e fazer esse bate volta por conta própria, assim você terá mais tempo e autonomia para fazer outras paradas. 

Foto: Damien Ramage / Unsplash

Após avistar as montanhas o tour segue em direção ao místico Lago Ness, que segundo a lenda abrigou uma enorme criatura que hoje em dia faz parte da cultura escocesa. Para admirar o cenário com calma, o indicado é dar uma esticada ao Castelo de Urquhart, um dos melhores locais para conferir a beleza do lago.

» Roteiro Harry Potter em Edimburgo, na Escócia
» Roteiro em Edimburgo e Glasgow – Atrações e Dicas
» 6 cidades mais bonitas para visitar na Escócia
» Dicas de Turismo em Edimburgo

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

São Paulo recebe exposição imersiva sobre arte japonesa

Artigo anterior

Melhores hotéis para se hospedar em Bratislava

Artigo seguinte

Você pode gostar