o que fazer em Domingos Martins

Fjordland: um pedacinho da Noruega encravado no Brasil

01-Mar-2021
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Espírito Santo 01-Mar-2021

Aos pés da imponente Pedra Azul, o Ecoparque Fjordland é um pedaço da Noruega no Brasil e promove cavalgadas em meio à natureza exuberante do Parque Estadual Pedra Azul

Anúncio

Aos pés da grandiosa Pedra Azul, em Domingos Martins (ES), é possível encontrar um pedacinho da Noruega encravado no Brasil. Estamos falando do Ecoparque Fjordland, um refúgio para quem gosta de ecoturismo e cavalos.

A propriedade é a única no país que disponibiliza passeios em cavalos da raça Fjord, uma linhagem norueguesa de animais extremamente dóceis e belíssimos. As cavalgadas em Fjordland levam a lugares incríveis desse cantinho capixaba para lá de charmoso.

Fjordland soma-se a outras atrações imperdíveis em Domingos Martins. A serra do Espírito Santo é o cenário ideal para dias de contemplação e imersão na natureza.

Foto: Divulgação

Trilhas dentro do Parque Estadual da Pedra Azul permitem a prática de esportes radicais e banhos em piscinas naturais. As hospedagens possuem um charme especial em meio às montanhas e convidam a ficar mais um pouco. Para completar, a gastronomia é variada e agrada a todos os paladares.

Anúncio

Comece já a planejar sua viagem a Domingos Martins e conheça esse pedaço da Noruega no Brasil. Fjordland vai te surpreender, pode ter certeza.

Fjordland, um pedaço da Noruega no Brasil

Foto: Divulgação

Construído por membros da realeza norueguesa, o ecoparque Fjordland é o lugar perfeito para quem gosta de cavalos e ecoturismo.

A propriedade, localizada na Rota do Lagarto

Anúncio
, pertence ao viúvo da princesa Ragnhild Alexandra, o empresário Erling Sven Lorentzen. Fjordland foi construído no final dos anos 1980 e cria cavalos da raça Norwegian Fjord Horse (NFH).

Fora da Noruega, estes cavalos só são encontrados em Fjordland e no Chile. Além de muito belos, os cavalos Fjord são extremamente dóceis e ótimos para cavalgadas. O temperamento deles permite, inclusive, que iniciantes e crianças participem dos passeios.

Cavalgadas em Fjordland

As cavalgadas em Fjordland são feitas na parte noroeste da Pedra Azul. O ecoparque tem duas opções de trilhas em torno da Pedra Azul para serem feitas com os cavalos: a curta, com duração de cerca de 20 minutos, e a longa, que pode durar 1h40.

A trilha curta é indicada para quem visita o local com crianças menores de 10 anos. Ela leva até a plantação de café orgânico da propriedade, uma de suas atrações.

Anúncio

Já a trilha longa tem como destino o Mirante do Lagarto, nas saídas pela manhã, ou as piscinas naturais da Pedra Azul, nas saídas à tarde. Porém, a idade mínima para este passeio é de 10 anos.

Após as cavalgadas em Fjordland, os visitantes podem visitar os estábulos e conhecer como é a criação dos cavalos. Além disso, há outros animais na fazenda que podem ser vistos.

Café orgânico Heimen

Outra atração do Ecoparque Fjordland é a produção do café Heimen. Plantados de forma orgânica, os pés de café ficam em uma área na encosta da Pedra Azul e são adubados apenas com resíduos dos cavalos – como fezes, urina, pó de serra e restos de capim).

É possível, também, conhecer a tulha, onde é feito o beneficiamento do Heimen Coffee. O local é aberto à visitação na época de colheita do café.

A produção do café orgânico é limitada. Por ano, apenas quatro sacas de 60 quilos são comercializadas na cafeteria do ecoparque. Se você visitar Fjordland, não deixe de passar por lá para experimentar essa delícia.

Anúncio

Biblioteca

O ecoparque Fjordland conta, ainda, com uma biblioteca mantida pelo Instituto Lorentzen. O acervo é todo voltado à Educação Ambiental e Ecologia.

Reserve um tempo para conhecer mais sobre as práticas ecológicas e se deleite com uma boa leitura.

Como chegar em Fjordland, em Domingos Martins

Foto: Divulgação

Fjordland é uma das atrações de Domingos Martins e fica no Parque Estadual Pedra Azul. Para chegar até lá, o melhor caminho é por Vitória, a capital capixaba.

Se você vem de outro estado, as opções são o Aeroporto Eurico Salles ou a Rodoviária de Vitória. Depois, basta seguir pela BR-262 que dá acesso à Rota do Lagarto.

Anúncio

Fjordland fica na Rota do Lagarto, um dos pontos turísticos de Domingos Martins. Uma vez na cidade, não se preocupe sobre como chegar em Fjordland. Basta pegar a bela estrada e, no km 2,2, há um acesso para o ecoparque.

O Parque Estadual Pedra Azul pode ser visitado durante todo o ano. No inverno, o ponto alto é a época de floração das cerejeiras. O clima de serra faz com que as temperaturas cheguem a -10ºC.

Já no verão, a atração principal são as piscinas naturais que podem ser visitadas a partir das cavalgadas do Fjordland.

O que fazer em Domingos Martins

Foto: Juliana Lira Heringer Ferreira

Além de Fjordland, há muito o que fazer em Domingos Martins. A cidade tem arquitetura alemã e lugares belíssimos para conhecer, como o Parque Estadual Pedra Azul.

Este destino é ideal tanto para viagens em família, a dois ou em grupos de amigos. Confira nossas dicas sobre tudo que é possível conhecer nesta charmosa cidade capixaba.

Anúncio

Parque Estadual da Pedra Azul

O Parque Estadual Pedra Azul é a principal atração de Domingos Martins. É possível conhecê-lo através das trilhas que revelam cachoeiras e piscinas naturais em meio a uma natureza exuberante.

Existem três trilhas no Parque Estadual Pedra Azul. A trilha com grau de dificuldade mais leve tem 1900 metros – ida e volta – e leva aos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande.

Outra trilha, com nível de dificuldade elevado, tem 2500 metros de percurso – ida e volta. Ela leva às piscinas naturais e inclui uma escalada de 97 metros.

Por fim, uma trilha auto-guiada, com nível de dificuldade médio, é opção para quem deseja conhecer as piscinas naturais sem ter que passar pela escalada, a parte mais difícil do trajeto.

Por todas as trilhas, os visitantes são acompanhados pela grandiosa Pedra Azul, o cartão-postal da serra capixaba. Com mais de 1.800 metros de altura, a formação rochosa recebeu esse nome por causa da coloração que muda ao longo do dia.

Anúncio

Rota do Lagarto

A Rota do Lagarto, onde fica o Fjordland, é outro ponto turístico de Domingos Martins.

Trata-se de uma estrada, com aproximadamente 7 quilômetros, cercada por árvores que formam túneis naturais. Em determinados pontos, a via torna-se um corredor de pinheiros.

A estrada recebeu este nome porque, em toda sua extensão é possível avistar a Pedra Azul e sua formação rochosa que lembra um lagarto.

A via tem muitas pousadas, restaurantes e lojas de doces e artesanatos. Além disso, concentra sítios com atividades voltadas ao agroturismo.

Esportes radicais

A cidade de Domingos Martins é perfeita para a prática de esportes radicais.

O Parque Estadual Pedra Azul é o cenário perfeito para praticar trekking, rapel, rafting e bóia-cross. Além, é claro, das cavalgadas em Fjordland.

Trem das Montanhas Capixabas

O Trem das Montanhas Capixabas é ideal para conhecer mais a região.

Anúncio

Com partida na cidade de Viana, o trem passa por Domingos Martins e vai até Araguaia. No total, são 46 quilômetros em meio a Serra do Mar. O trem passa por pontes, túneis e cachoeiras.

Casa de Cultura e Museu Histórico

Quem gosta de contato com a natureza e aprendizado histórico, encontra em Domingos Martins uma viagem completa.

Além das belezas naturais do Parque Estadual Pedra Azul, a cidade tem um acervo histórico riquíssimo que retrata a colonização por alemães, pomeranos e italianos.

Para conhecer mais sobre a história de Domingos Martins, não deixe de conhecer a Casa de Cultura e o Museu Histórico. O prédio construído em 1915 reúne objetos, obras e móveis que ajudam a entender como a cidade de Domingos Martins surgiu.

Visite, também, a charmosa Praça Dr. Arthur Gerhardt. Rodeada pelos principais prédios históricos, a praça ainda abriga a Igreja Luterana, tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual.

Anúncio

Na praça também fica o Marco da Colonização Alemã. O monumento foi construído em 1954 e representa uma família europeia recém chegada à cidade.

Vila de Pedra Azul

A 50 quilômetros de Domingos Martins, a Vila da Pedra Azul é uma ótima opção de passeio.

Com belas paisagens, a vila conta com muitos restaurantes de diversas culinárias, como alemã, francesa, italiana, portuguesa, orgânica e exótica.

Leia também:

» 3 cidades incríveis na serra capixaba
» Vitória e Vila Velha: roteiro de 2 dias no Espírito Santo
» 7 passeios bate volta saindo de Vitória
» 5 cachoeiras para conhecer no Espírito Santo

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo