Viagem à capital de Goiás

Goiânia - Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

19-Nov-2024
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Dicas de Viagem 19-Nov-2024

Descubra o que fazer em Goiânia! Conheça os principais pontos turísticos, lugares e passeios imperdíveis da capital de Goiás neste guia completo de viagem a Goiânia

Anúncio

Goiânia, a vibrante capital de Goiás, é muito mais do que um simples ponto de passagem para quem vai explorar as paisagens encantadoras do estado. Pensada e planejada, a cidade surpreende com sua arquitetura moderna, natureza exuberante e uma rica cultura que mescla tradição e contemporaneidade.

Mas não para por aí. Goiânia oferece uma experiência completa, com um mix perfeito de atrações. Se você gosta de história e arte, precisa visitar a Praça Cívica, cartão-postal da cidade, e o Museu de Arte de Goiânia (MAG), que abriga um acervo riquíssimo da arte brasileira. Já os apaixonados por natureza encontram refúgio nos parques da cidade, como o Vaca Brava e o Areião, ideais para um piquenique ou uma simples caminhada.

Além disso, Goiânia tem uma vida noturna agitada, com bares, restaurantes e casas de shows para todos os gostos. E para quem busca aventura, a região oferece diversas opções de ecoturismo e esportes radicais.

Anúncio

Neste guia completo, você encontrará todas as informações necessárias para planejar sua viagem e aproveitar ao máximo tudo o que Goiânia tem a oferecer. Descubra seus principais pontos turísticos, lugares para visitar, passeios e muito mais. Confira nossas dicas e comece agora mesmo a montar seu roteiro de viagem à capital de Goiás.

Pontos turísticos de Goiânia

Prepare-se para se encantar com os pontos turísticos de Goiânia. A capital goiana oferece uma variedade de atrações: desde a arquitetura moderna da Praça Cívica até a beleza natural de seus vários parques.

Parque Vaca Brava

Pontos turísticos em Goiânia – Foto: Boaventura Vinicius/Wikimedia Commons

Um dos cartões-postais de Goiânia, o Parque Vaca Brava é o lugar ideal para a prática de atividades ao ar livre na cidade. Em sua ampla área verde, onde está uma grande variedade de espécies de árvores, há pistas de caminhada e cooper, além de lagos. O parque conta, ainda, com diferentes opções de restaurantes, além de ter uma ótima localização, próxima ao Goiânia Shopping.

Anúncio

Parque Flamboyant

Uma extensa área verde em Goiânia, o Parque Flamboyant é um lugar para curtir a natureza na cidade. Sua fundação ocorreu em 1950 com o objetivo de proteger algumas nascentes da região. Atualmente, o parque é um dos pontos turísticos da capital goiana, oferecendo aos visitantes várias atrações. O local conta com uma pista de caminhada, pontes charmosas, dois lagos e um belo gramado para piqueniques.

Bosque dos Buritis

Pontos turísticos: Bosque dos Buritis – Foto: Jackson Rodrigues/Prefeitura de Goiânia

Localizado no centro de Goiânia, o Bosque dos Buritis é um dos parques mais antigos e tradicionais da capital de Goiás. Um verdadeiro oásis em meio à agitação da metrópole, o parque tem lagos com peixes, árvores nativas do cerrado e muito verde. Além de ser um dos principais pontos turísticos da cidade, o Bosque dos Buritis abriga o Museu de Arte de Goiânia. No local, você pode conferir pinturas, esculturas e fotografias de artistas locais.

Anúncio

Parque Mutirama

O Parque Mutirama também fica no centro de Goiânia e, além de uma ampla área verde, abriga várias atrações. Ele funciona desde 1969 e atrai pessoas de todas as idades, com brinquedos clássicos e radicais. O local abriga também o planetário, que pertence à Universidade Federal de Goiás, além do Parque dos Dinossauros, que tem réplicas dos animais extintos em tamanho real.

Praça Cívica

Monumento na Praça Cívica – Foto: Leandro Moura/MTur

A Praça Cívica, marco zero de Goiânia, é um ponto turístico imperdível para quem visita a capital goiana. Com um amplo espaço verde e uma rica história, a praça abriga importantes monumentos como o Centro Administrativo, o Museu Zoroastro Artiaga e o Palácio das Esmeraldas, residência oficial do governador. O Monumento às Três Raças, um ícone da praça, simboliza a formação do povo goiano.

Anúncio

Aos finais de semana, a Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira – nome oficial da Praça Cívica – se transforma em um grande parque. Ela é fechada para o trânsito e oferece aos visitantes diversas opções de lazer, como caminhadas, pedaladas e outras atividades ao ar livre.

Parque Areião

Mais uma área verde para aproveitar os dias em Goiânia, o Parque Areião é ideal para a prática de atividades ao ar livre. Ele tem pistas para corridas e caminhadas, lagos, muitas árvores e gramados perfeitos para piqueniques. Além disso, é possível ver muitos animais em meio às suas árvores, como macacos, pássaros e pequenos mamíferos.

Zoológico de Goiânia

Pontos turísticos de Goiânia – Foto: Leandro Moura/MTur

O Zoológico de Goiânia é um de seus principais atrativos turísticos, sendo uma ótima opção de passeio para os finais de semana na cidade. Ele abriga mais de 450 animais de diversas espécies brasileiras e exóticas em seus mais de 200 mil m². O parque tem várias trilhas, além de atividades educativas sobre a importância da preservação ambiental.

Anúncio

Lugares para ir em Goiânia

Achar que Goiânia se resume aos parques e praças mais conhecidos é um grande equívoco. A capital goiana tem muitos lugares surpreendentes para visitar, entre museus, centros culturais, clubes e feiras. Portanto, se você está em busca de uma experiência autêntica e quer sair dos roteiros turísticos tradicionais, confira nossas dicas a seguir.

Feira da Lua

Dicas de lugares para ir em Goiânia – Foto: Leandro Moura/MTur

A Feira da Lua é um dos melhores lugares para aproveitar a noite em Goiânia, sobretudo se você gosta de fazer compras e garimpar peças únicas. Ela acontece às quartas e sábados, a partir das 16h30, na Praça Tamandaré. Trata-se de um verdadeiro mosaico de produtos diversos, desde roupas estilosas e bijuterias até obras de arte originais e itens de decoração de casa.

Anúncio

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Outro lugar para visitar em Goiânia, o Centro Cultural Oscar Niemeyer é um complexo de espaços culturais construídos pelo famoso arquiteto. O local abriga o Museu de Arte Contemporânea, o Palácio da Música Belkiss Spenzieri, o Monumento aos Direitos Humanos e uma biblioteca. Além disso, possui galerias de arte, teatros e realiza eventos culturais, como shows e exposições.

Clube Jaó

Ideal para quem viaja com crianças a Goiânia, o Clube Jaó é um dos mais tradicionais e completos complexos aquáticos da cidade. Com uma excelente infraestrutura, o clube oferece diversas opções de lazer para toda a família, como a piscina de ondas e o Jaozinho Acqua Park. Mas não é só isso. Ele tem uma ampla programação musical, que inclui o Projeto Show na Piscina e a Pérgola das Piscinas, que recebe bandas de diversos estilos.

Anúncio

Museu Memorial do Cerrado

Lugares em Goiânia: Museu do Cerrado – Foto: Leandro Moura/MTur

O Memorial do Cerrado fica no Campus II da PUC Goiás e oferece uma verdadeira viagem no tempo, através de espaços que retratam a história e a cultura da região. Nele você encontra o Museu de História Natural, com fósseis de milhões de anos, até a réplica de uma aldeia indígena e a reconstrução de um povoado colonial. Ademais, poderá conhecer as diversas formas de ocupação do bioma e sua relação com a sociedade.

Anúncio

Feira Hippie

A Feira Hippie de Goiânia acontece todos os domingos na Praça Cívica e é um dos lugares mais interessantes da cidade. Ela reúne mais de 6 mil expositores que oferecem desde roupas e acessórios exclusivos até artesanato, obras de arte e uma grande variedade de comidas. Com mais de 40 anos de tradição, a feira é um ícone da cultura goiana e um ponto turístico imperdível para quem visita a a capital de Goiás.

O que fazer em Goiânia: passeios

Seja em um tour cultural pelo centro histórico da capital goiana ou em aventuras nas cidades vizinhas, há muitas opções de passeios incríveis em Goiânia.

Tour cultural pelo centro da cidade

Passeios em Goiânia: tour pela cidade – Foto: Turismo de Goiás

Um dos passeios mais interessantes para fazer em Goiânia se a sua ideia é se aprofundar na história local, o tour panorâmico leva a uma jornada completa pela capital goiana. O percurso começa na histórica Praça Cívica, com uma parada para observar sua arquitetura moderna, bem como seus monumentos, como o Palácio das Esmeraldas e o Monumento às Três Raças.

Anúncio

Depois, o passeio segue por diversos pontos turísticos de Goiânia, como igrejas, teatros, centros culturais, parques e áreas comerciais. Você poderá apreciar a rica história da capital goiana, sua cultura vibrante e natureza exuberante. Além disso, poderá tirar fotos e vivenciar a essência de Goiânia, criando memórias inesquecíveis.

Passeio a Caldas Novas e parques aquáticos

Passeios a partir em Goiânia – Foto: Pablo Regino/MTur

Um dos passeios bate e volta mais interessantes para fazer a partir de Goiânia, a excursão a Caldas Novas permite conhecer não só a cidade como também seus principais atrativos, os parques aquáticos. Você tem a opção de fazer apenas o city tour em Caldas Novas, visitando lugares como o Monumento das Águas, a Igreja Matriz de Caldas Novas, a Cachaçaria e Casa de Doces Caseiros, o Santuário Nossa Senhora da Salete e o Jardim Japonês. Ou, então, seguir para Caldas Novas para aproveitar o dia em seus parques aquáticos de águas termais.

Anúncio

Bate e volta de Goiânia a Pirenópolis

Passeio a Pirenópolis a partir de Goiânia – Foto: Augusto Miranda/MTur

O passeio bate e volta de Goiânia a Pirenópolis permite conhecer a cidade histórica e sua natureza exuberante. Através dele, você pode caminhar pelas ruas de pedra entre os casarões coloniais ou visitar cachoeiras impressionantes e se refrescar em seus belos poços de águas. Os tours são realizados por várias agências de turismo a partir da capital goiana e duram o dia todo.

Anúncio

Dicas de viagem em Goiânia

Viagem a Goiânia: dicas – Foto: Leandro Moura/MTur

Goiânia é um destino ideal para quem busca uma viagem tranquila e econômica, com diversas opções de lazer e cultura. Com um pouco de planejamento, você terá uma experiência incrível na capital goiana. Por isso, atente-se a estas dicas para garantir o sucesso da sua viagem a Goiânia.

Anúncio

Primeiramente, saiba que a cidade tem clima quente e seco a maior parte do ano. Portanto, não esqueça de levar protetor solar, chapéu e uma garrafinha de água. Caso sofra com rinite, leve soro fisiológico e considere colocar um balde com água no quarto do hotel para umidificar o ambiente.

Ao fazer as malas, escolha roupas leves e não esqueça roupa de banho, sobretudo se pretende aproveitar as piscinas ou águas termais dos destinos próximos. Se gosta de trilhas, não esqueça calçados e roupas adequadas para a prática.

Em relação ao orçamento de viagem, saiba que Goiânia é uma cidade com um custo de vida relativamente baixo, e as passagens aéreas podem ser encontradas por preços bem acessíveis. Já a hospedagem pode variar bastante dependendo da sua preferência, mas existem opções para todos os bolsos.

O Setor Bueno é uma região com boa localização e diversas opções de bares e restaurantes. Mas se você busca uma opção mais econômica, o entorno do Buriti Shopping, no Parque Amazônia, é uma boa alternativa.

Anúncio

Como chegar em Goiânia

Como chegar em Goiânia – Foto: Jackson Rodrigues/Prefeitura de Goiânia

O principal ponto de entrada da cidade é o Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva. Ele fica a apenas 8 km do centro da capital goiana e recebe voos de diversas partes do Brasil, como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, com opções de voos diretos e com conexões.

Anúncio

A partir do aeroporto, é possível seguir para as hospedagens de ônibus, transfer, aplicativos de transporte e carro por aluguel. Mas a opção mais econômica é pegar um ônibus de linha a partir do aeroporto.

Também há uma grande oferta de táxis e carros por aplicativos de transporte no terminal. Porém, se a sua ideia é ter mais conforto ao viajar para Goiânia, o aluguel de carro pode ser uma ótima opção. O Aeroporto Internacional de Goiânia tem várias locadoras de veículos.

O transporte rodoviário é uma alternativa bastante popular para quem deseja visitar Goiânia. O Terminal Rodoviário da capital goiana tem diversas opções de linhas interestaduais, recebendo viações de várias cidades do Brasil.

Para quem prefere dirigir até Goiânia, as rodovias que levam à cidade são bem conservadas e possuem belas paisagens do Cerrado. A BR-153 é a principal via de acesso para quem vem do Sudeste. Contudo, é preciso considerar a longa distância e o tempo de viagem, principalmente para quem parte de

Anúncio
São Paulo ou Rio de Janeiro.

Se você parte de Brasília, a BR-060 é a melhor alternativa, já que é uma rodovia duplicada em grande parte do seu trecho e oferece boa infraestrutura. Para quem vem de outras partes do Centro-Oeste, outras opções são a GO-080 e a BR-153. Do Nordeste, as estradas que levam a Goiânia são a BR-040 e a BR-050.

Melhor época para viajar a Goiânia

Quando ir para Goiânia – Foto: Boaventura Vinicius/Wikimedia Commons

Goiânia tem um clima bastante peculiar quando comparada com outras cidades brasileiras. Enquanto a maior parte do país vivencia os dias mais quentes nos meses de verão, na capital de Goiás a situação é um pouco diferente. As temperaturas mais elevadas e os períodos de seca se concentram entre maio e agosto, ou seja, durante o inverno.

Anúncio

Para quem busca temperaturas mais amenas e umidade do ar mais agradável, o período chuvoso, que vai de novembro a março, é a melhor época para visitar a cidade. As temperaturas ainda são altas, mas a sensação térmica é menor devido à umidade.

No entanto, é importante ressaltar que a variação climática em Goiânia é bastante acentuada. Enquanto dezembro é o mês mais chuvoso, com uma média superior a 220mm, julho é o mais seco, com menos de 4mm de precipitação. Em relação às temperaturas, os termômetros marcam em média 34ºC no verão e 15ºC, no inverno.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo