Depois que você ler nossas dicas sobre estes lugares incríveis para conhecer em Goiás, vai querer comprar uma passagem e viajar para lá agora mesmo

Você gosta de ecoturismo e procura lugares para se conectar com a natureza? Então, precisa conferir essas dicas sobre 13 cenários que vão te dar vontade de comprar uma passagem para Goiás agora.

Localizado em pleno cerrado brasileiro, o estado é repleto de lugares incríveis para conhecer, como a Chapada dos Veadeiros, o Parque Nacional das Emas e o Parque Nacional Terra Ronca. Neles, você encontrará diversas cachoeiras, rios de águas cristalinas, cavernas majestosas e paisagens deslumbrantes.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Por isso, se você ainda não tinha pensado em visitar este estado, vale a pena conferir as nossas sugestões de destinos por lá. Tenho certeza que, ao ler nossas dicas, você vai ter vontade de comprar uma passagem para Goiás agora mesmo.

Cenários que vão te fazer querer ir para Goiás

Cachoeira Santa Bárbara

Foto: Fernando Quevedo

Uma das principais atrações da Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira Santa Bárbara é belíssima. Com 30 metros de queda d’água e um poço de águas cristalinas em tons de azul turquesa, a cachoeira encanta a todos que a visitam. 

Chegar até ela, porém, não é das tarefas mais fáceis. Após alguns quilômetros em estradas de terra – por vezes bem esburacadas – é necessário, ainda, percorrer uma trilha de 1,5km. Mas todo o esforço é recompensado com a beleza do lugar. A Cachoeira Santa Bárbara fica na cidade de Cavalcante, na comunidade Kalunga Engenho II.

Mirante da Janela

Mirante da Janela Chapada dos Veadeiros

Foto: Daniel Schek / Wikimedia Commons

Outro cenário incrível da Chapada dos Veadeiros, o Mirante da Janela é uma das atrações imperdíveis de Goiás. Trata-se de algumas rochas empilhadas no alto de uma montanha formando uma linda janela natural que, de quebra, oferece vista para a deslumbrante Cachoeira do Abismo, com seus 120 metros de queda d’água.

A trilha que leva ao Mirante da Janela, entretanto, exige um pouco de esforço dos visitantes: o trajeto ida e volta tem 8 km, com alguns trechos mais difíceis de percorrer.

Cachoeiras dos Dragões

Cachoeiras dos Dragões

Foto: A. Duarte / Flickr

As Cachoeiras dos Dragões são oito quedas d’águas localizadas em Pirenópolis. Elas ficam dentro do Mosteiro Zen Eisho-Ji, uma propriedade budista, e podem ser acessadas por turistas – com restrição apenas do número de visitantes por dia. O percurso entre as oito cachoeiras é de 4,3 km, ida e volta, e o tempo médio para conhecê-las é de 2h30 a 4h. 

As melhores cachoeiras para banho são a Portão do Dragão (primeira) e a Pérola do Dragão (terceira). Há, ainda, as cachoeiras Dragão Azul (segunda), Nuvens do Dragão (quarta), Dragão Verdadeiro (quinta), Dragão Voador (sexta), Dragão do Céu (sétima) e Rei dos Dragões (oitava).

Alto Paraíso

Alto Paraiso Chapada dos Veadeiros Goias

Foto: Iza Fernanda Rodrigues / Flickr

Porta de entrada para quem vai conhecer a Chapada dos Veadeiros, a cidade de Alto Paraíso oferece ótima infraestrutura para os turistas. Além disso, tem fácil acesso aos principais pontos turísticos da região, principalmente as belas cachoeiras e a Vila de São Jorge, onde é a entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

A cidade também é bastante procurada para o turismo esotérico, já que é famosa pelos estudos holísticos e pela observação de OVNIS.

Parque Estadual de Terra Ronca

Parque Estadual de Terra Ronca

Foto: Jose Humberto de Paula / Wikimedia Commons

Localizado no nordeste de Goiás, o Parque Estadual de Terra Ronca abriga mais de 200 cavernas que revelam cenários surreais e formam um dos maiores complexos desse tipo na América Latina. É um cenário incrível que vale muito a pena conhecer.

Para completar, a região conta com muitas cachoeiras e paisagens deslumbrantes, ricas em flora e fauna. O nome Terra Ronca vem do “ronco” que as águas dos rios fazem no interior de suas cavernas. Aliás, em algumas delas, toda expedição é feita pelo leito dos rios.

Mambaí

Mambai Cachoeira do Alemao

Foto: Salma Bahia / Wikimedia Commons

A pequena cidade de Mambaí, no interior de Goiás, é o lugar perfeito para os amantes do ecoturismo. Ela fica na Área de Proteção Ambiental (APA) das nascentes do Rio Vermelho e, por isso, é cercada por belas cachoeiras, rios lindíssimos e paisagens deslumbrantes.

Os destaques são a Cachoeira do Funil, o Poço Azul, a Cachoeira Paraíso do Cerrado, a Cachoeira do Alemão e a Caverna do Borá. Entre as atividades para fazer por lá, vale a pena experimentar o rapel e a tirolesa na Lapa do Penhasco.

Vale da Lua

Foto: Gilson Tristan \ Flickr

O Vale da Lua é um lugar com beleza sem igual. Parada obrigatória para quem visita a Chapada dos Veadeiros, o local é repleto de pedras lapidadas pela água do Rio São Miguel em formas que dão a sensação de estar pisando na superfície da Lua. As corredeiras entre as rochas impressionam e as piscinas naturais são belíssimas e ótimas para banhos.

Parque Nacional das Emas

Parque Nacional das Emas Goias

Foto: Luciano Thomazelli / Wikimedia Commons

Considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, o Parque Nacional das Emas é uma área de 132 mil hectares distribuídos em três cidades de Goiás: Chapadão do Céu, Mineiros e Costa Rica. O local abriga mais de 800 espécies de plantas e 300 espécies de aves e mamíferos.

Ótimo destino do ecoturismo, o parque é procurado para a realização de trilhas, passeios de bicicleta, bóia-cross e flutuações no Rio Formoso. No entanto, para conhecer a área é necessário acompanhamento de guias autorizados.

Salto do Itiquira

Salto do Itiquira Formosa Goias

Foto: Ismael Carlos Oliveira / Wikimedia Commons

Localizado no município de Formosa, o Salto do Itiquira é uma imponente queda d’água, com 168 metros de altura. Ela fica no Parque Nacional do Itiquira e impressiona por sua beleza. 

O acesso ao Salto do Itiquira é fácil e pode ser realizado tanto através de uma trilha que leva ao topo da queda d’água como por outra que leva até sua base. Não é possível nadar na cachoeira, devido à força das águas. Mas é possível se refrescar em outros cinco poços formados no Rio Itiquira ao longo do caminho.

Rio Quente Resort

Destino perfeito para quem viaja em família, o Rio Quente Resort é um complexo que inclui parque aquático e hospedagens na cidade de Rio Quente, aos pés da Serra de Caldas. O local conta com piscinas naturais com água termal, cascatas, toboáguas e praia artificial, além de sete hotéis e uma ótima infraestrutura para você aproveitar os dias sem se preocupar com nada.

Cidade de Velho Goiás

Cidade de Velho Goias

Foto: Danielle Ribeiro / Flickr

Antiga capital do estado, a cidade de Velho Goiás é uma ótima opção de destino para quem gosta de turismo cultural e histórico. Ao caminhar por suas ruas de pedra, é possível observar várias casinhas no estilo barroco, extremamente preservadas, que remontam à fundação da Vila Boa de Goyaz. 

Pedra do Chapéu do Sol

Pedra Chapéu do Sol

Foto: @Collemes / Wikimedia Commons

Localizada nos arredores da cidade de Cristalina, a Pedra do Chapéu do Sol é uma das atrações imperdíveis de Goiás, sobretudo se você ama ecoturismo e turismo de aventura. O monumento natural que desafia as leis da gravidade chama a atenção de turistas de toda parte. 

O monumento trata-se de uma grande pedra de quartzo de 347 toneladas e 13,7 metros de comprimento apoiada – inclinada – em uma base de menos de 1 metro quadrado sobre outra rocha. Apesar da inclinação e do pouco apoio, a enorme pedra não cai, nem se move.

Pirenópolis

Pirenopolis

Por fim, a encantadora cidade de Pirenópolis é mais um dos cenários que vão te dar vontade de comprar uma passagem para Goiás agora. Cercada por natureza e muitas cachoeiras, tem construções históricas muito bem preservadas e ruas calçadas com pedras, ótimas para passear sem pressa. É o lugar perfeito para quem busca se desligar da agitação das grandes cidades e se conectar com a natureza. 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Passeios em Campo Grande: 13 atrações para conhecer no destino

Artigo anterior

Companhias aéreas e agências revigoram o segmento hoteleiro no pós-pandemia

Artigo seguinte

Você pode gostar