Famosas por sua beleza, as cachoeiras em Pirenópolis atraem turistas de toda parte e surpreendem pela facilidade de acesso e estrutura para receber os visitantes

Principais atrações do ecoturismo de Goiás, as cachoeiras em Pirenópolis atraem turistas de toda parte não só por sua beleza, mas também pela facilidade de acesso e estrutura para receber os visitantes.

Por isso, se você gosta de cachoeiras, vale muito a pena visitar essa região do cerrado brasileiro, privilegiada por vários rios que formam as lindas quedas d’água. São várias cachoeiras em diferentes cenários, desde aqueles bem próximos ao centro da cidade, como os mais afastados em meio à vegetação preservada.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Para te ajudar a escolher onde ir e qual visitar, preparamos uma lista com as 10 melhores e mais famosas cachoeiras em Pirenópolis. Com essas dicas, você conseguirá montar um roteiro bem bacana para explorar a região. Confira, a seguir.

As melhores cachoeiras em Pirenópolis

Cachoeiras dos Dragões

Cachoeiras dos Dragões

Foto: A. Duarte / Flickr

Oito belíssimas quedas d’água formam o complexo das Cachoeiras dos Dragões em Pirenópolis. Localizadas dentro do Mosteiro Zen Eisho-Ji, uma propriedade budista, elas podem ser acessadas por turistas – com restrição apenas do número de visitantes por dia.

As Cachoeiras dos Dragões são: Portão do Dragão (primeira), Dragão Azul (segunda), Pérola do Dragão (terceira), Nuvens do Dragão (quarta), Dragão Verdadeiro (quinta), Dragão Voador (sexta), Dragão do Céu (sétima) e Rei dos Dragões (oitava). As trilhas que levam às oito cachoeiras totalizam um percurso de 4,3 km, ida e volta, e o tempo médio para percorrê-lo é de 2h30 a 4h.

Cachoeira Paraíso

cachoeira

Foto: Divulgação

A Cachoeira do Paraíso faz jus ao seu nome. O lugar é belíssimo e, o melhor, é uma das mais acessíveis em Pirenópolis. São somente 120 metros de trilha entre o local de parada dos carros e a cachoeira.

A linda queda d’água entre as rochas é cercada por vegetação preservada e chama a atenção por suas águas cristalinas, que formam um poço ótimo para banhos. Este, por sua vez, tem 60 metros quadrados e, em alguns pontos, pode chegar a 6 metros de profundidade.

Cachoeira Usina Velha

Cachoeira Usina Velha Pirenopolis

Foto: pirenopolis.tur.br

Localizada bem perto do centro de Pirenópolis, a Cachoeira da Usina é ideal para quem não quer enfrentar longas trilhas para se refrescar. Ela é formada por várias quedas d’água – a maior parte pequenas – que formam poços para banhos. A maior delas tem 10 metros de altura e nasceu da construção da antiga usina.

Devido à proximidade e facilidade de acesso, a Cachoeira da Usina Velha é uma das mais frequentadas e costuma ficar cheia nos finais de semana. Por isso, para aproveitar o local com tranquilidade, a dica é ir durante a semana.

Reserva Natural Meia Lua

Cachoeira Meia Lua Pirenopolis

Foto: pirenopolis.tur.br

Para quem procura por um local mais sossegado para curtir a natureza, a Reserva Natural Meia Lua é o lugar ideal. Nela, há uma sequência de quedas d’água entre rochas, cercadas por natureza preservada, que formam um cenário belíssimo.

O caminho entre as cachoeiras possui calçadas pavimentadas e escadas que levam até a beira do rio. Além disso, a reserva possui ótima infraestrutura, com lanchonete, banheiros e duchas. A Reserva Natural Meia Lua fica próxima ao centro da cidade, a apenas 8 km seguindo pela Rodovia Parque dos Pireneus.

Cachoeira do Abade

Cachoeira do Abade Pirenopolis

Foto: Tiago Caramuru / Wikimedia Commons

A Cachoeira do Abade é uma das mais famosas de Pirenópolis. Com 22 metros de altura, suas águas verdinhas formam um lindo poço, cercado por areia. Além disso, há outras menores, uma piscina natural e mirantes que oferecem vistas incríveis do local.

Localizada dentro da Reserva do Abade, esta cachoeira de Pirenópolis conta com boa estrutura para receber os visitantes. No local há duas trilhas que levam também à Cachoeira do Cânion, à Cachoeira do Landi e à Cachoeira do Sossego.

Cachoeira Santa Maria

Cachoeira Santa Maria Pirenopolis

Foto: Andre Irm / Wikimedia Commons

A Cachoeira Santa Maria fica dentro da Reserva Ecológica Vargem Grande, a 11 km de Pirenópolis. A belíssima queda d’água, em meio a um paredão rochoso, forma um grande poço de águas cristalinas.

As margens da piscina natural são cheias de areia e lembram, inclusive, uma praia. Um lugar perfeito para quem quer se refrescar na cachoeira e, ainda, aproveitar o sol. A Cachoeira Santa Maria fica a 500 metros da sede da reserva e pode ser acessada através de uma trilha pavimentada.

Cachoeiras do Coqueiro e Garganta

Cachoeira do Coqueiro Pirenopolis

Foto: pirenopolis.tur.br

Por estarem localizadas na mesma propriedade e bem próximas, as Cachoeiras do Coqueiro e Garganta geralmente são visitadas em conjunto. Elas ficam a 15 km do centro de Pirenópolis, no Parque do Coqueiro.

O acesso às duas quedas d’água é através de uma trilha de 600 metros que sai do estacionamento do parque. A Cachoeira do Coqueiro fica à direita da trilha e tem um grande poço para banho. A Cachoeira da Garganta fica abaixo da Cachoeira do Coqueiro, e está em local mais fechado por mata, com menos sol.

Fazenda Bonsucesso

Bem próxima ao centro de Pirenópolis, a Fazenda Bonsucesso abriga seis cachoeiras belíssimas. Ideais para quem não quer fazer longas caminhadas, elas ficam próximas umas das outras, em uma trilha com percurso total de 1,5 km, e com fácil acesso.

No caminho, além das seis quedas d’água – Cachoeira do Açude, Cachoeira do Landi, Cachoeira Palmito, Cachoeira Pedreira, Cachoeira Bonsucesso e Cachoeira Lagoa Azul -, há várias piscinas naturais.

Cachoeira do Lázaro

Cachoeira do Lazaro Pirenopolis 1

Foto: Victorio Bastos / Wikimedia Commons

Perfeita para quem quer se refrescar, mas não sabe nadar ou tem medo de poços profundos, a Cachoeira do Lázaro tem um poço raso, que não ultrapassa 1,50 metro de profundidade.

Ela fica dentro da Reserva Ecológica Vargem Grande, a apenas 1,5 km de distância da sede do local. Além disso, está bem próxima à Cachoeira Santa Maria, por isso, vale a pena visitar as duas quedas d’água no mesmo dia.

A verdade é que as cachoeiras em Pirenópolis são incríveis e, em qualquer uma delas, você encontrará poços refrescantes e cenários belíssimos. Por isso, se tiver a oportunidade, conheça as 10 melhores e mais famosas quedas d’água dessa região.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Pousada em Monte Verde é o refúgio ideal para se isolar em Minas Gerais

Artigo anterior

​​Hotel de charme em Cabo Frio traz referências do Mediterrâneo

Artigo seguinte

Você pode gostar