Governo estuda construir novo aeroporto próximo à cidade de São Paulo
A informação foi revelada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A princípio, a cidade escolhida para receber o novo aeroporto é Caieiras, a cerca de 38 km de distância da capital
O governo federal está avaliando a possibilidade de construir um novo aeroporto na região metropolitana de São Paulo, para atender à crescente demanda de passageiros na capital paulista. A princípio, a cidade escolhida para receber o empreendimento é Caieiras, no interior de São Paulo, a cerca de 38 km de distância da capital.
A informação foi revelada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. Ele afirmou que um estudo de viabilidade técnica da obra está em curso e deve ser finalizado até o final do ano. Caso o projeto seja viável, o ministério buscará uma parceria com o governo estadual e com a Casa Civil para viabilizar a construção.
“Os estudos já apontam que no futuro terá necessidade de se ter um novo aeroporto em São Paulo. Já havia lá atrás um grupo que desenhou uma proposta de um novo aeroporto, mas só que a gente pediu para toda a nossa equipe técnica do ministério e também para a Anac [agência reguladora] fazer um plano de avaliação técnica da viabilidade”, afirmou o ministro à Folha.
Segundo Costa Filho, a fase de projetos do novo aeroporto deve levar cerca de seis meses, após a conclusão do estudo de viabilidade. A construção, por sua vez, pode demorar entre quatro e seis anos, dependendo das condições do terreno e das licenças ambientais.
O novo aeroporto seria uma alternativa aos já congestionados aeroportos de Congonhas e Guarulhos, que operam no limite da capacidade. Além disso, o empreendimento poderia gerar empregos e desenvolvimento para a região de Caieiras, que tem cerca de 100 mil habitantes.
Aeroportos em São Paulo
Com mais de 30 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Guarulhos é o maior do Brasil. Já o Aeroporto de Congonhas, que fica na capital paulista, está operando no limite de sua capacidade.
A gestão do aeroporto de São Paulo foi transferida para a Aena Brasil, uma operadora aeroportuária espanhola, em 17 de outubro. A empresa pretende fazer melhorias no aeroporto e oferecer voos internacionais.
Novos aeroportos no Brasil
O governo federal pretende investir R$ 4 bilhões na construção e reforma de cerca de 100 aeroportos regionais até 2027, anunciou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Segundo ele, o objetivo é ampliar a oferta de voos domésticos e integrar o país.
Sobre a proposta de um novo terminal em São Paulo, o ministro disse que vai dialogar com o governador paulista, as empresas aéreas e os gestores dos aeroportos existentes para avaliar a demanda e o cronograma da obra.
“Para a gente poder fazer uma avaliação se for preciso agora um novo aeroporto, ou daqui a cinco ou dez anos”, explicou. Ele afirmou que a expectativa é que a aviação nacional cresça entre 5% e 10% nos próximos cinco anos. “Inegavelmente, vai ser preciso a ampliação de novos aeroportos no Brasil”, destacou.
Por enquanto, Silvio Costa Filho descartou a urgência de um novo aeroporto na capital paulista. “Mas estamos fazendo uma avaliação e conversando com o governo do Estado e naturalmente com outros aeroportos.”
Rio de Janeiro: aeroporto do Galeão
Silvio Costa Filho afirmou que vai buscar uma solução definitiva para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, em parceria com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e outras autoridades.
Além disso, acrescentou que quer elaborar uma proposta “definitiva”, que dê “previsibilidade” ao setor turístico, às empresas aéreas e que defina a operação do terminal pelos próximos cinco anos. O ministro informou que já conversou com as companhias Latam, Gol e Azul e que espera receber uma proposta delas sobre a operação no Galeão.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com