Governo libera a concessão de 12 aeroportos no Brasil
Segundo o Diário Oficial da União, mais 12 aeroportos serão entregues para a iniciativa privada
De tempos em tempos surgem notícias que carregam consigo uma boa dose de otimismo relacionada a diversos assuntos, e com viagens não seria diferente: após especulação, foi confirmado a concessão de 12 aeroportos no Brasil, prevendo melhorias na economia brasileira e na infraestrutura desses espaços.
A decisão, tomada oficialmente pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI), foi publicada no Diário Oficial da União no dia 5 de novembro de 2018, repassando à iniciativa privada aeroportos brasileiros localizados em três regiões do país, divididas por blocos: Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Confira a lista dos aeroportos:
REGIÃO SUDESTE
Aeroporto de Vitória – Eurico de Aguiar Salles (VIX)
Aeroporto de Macaé (SBME)
REGIÃO CENTRO-OESTE
Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon (CGB)
Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco – Rondonópolis (ROO)
Aeroporto de Alta Floresta – Piloto Oswaldo Marques Dias (AFL)
Aeroporto Municipal Presidente João Batista Figueiredo – Sinop (OPS)
REGIÃO NORDESTE
Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (REC)
Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares – Maceió (MCZ)
Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria (AJU)
Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto – João Pessoa (JPA)
Aeroporto de Juazeiro do Norte – Orlando Bezerra de Menezes (JDO)
Aeroporto Presidente João Suassuna – Campina Grande (CPV)
Como irá funcionar a concessão dos 12 aeroportos no Brasil
Com a notícia, foram divulgados também outros dados importantes, como a duração da concessão e o mês no qual as empresas da iniciativa privada poderão adquirir os aeroportos.
A princípio, o leilão de concessão está previsto para ser realizado em 15 de março do ano atual (2019) na Bolsa de Valores de São Paulo, sendo que o prazo de duração da mesma será de 30 anos para todos os aeroportos brasileiros acima citados.
As concessões estão ocorrendo desde 2011 tendo como foco os aeroportos que mais geram lucro, como uma das formas de amenizar o prejuízo acumulado pela Infraero.
Os benefícios da concessão de aeroportos no Brasil
Além de combater esse prejuízo, a concessão dos 12 aeroportos brasileiros gera benefícios em inúmeros setores.
Para quem ama viajar, essa notícia significa poder encontrar aeroportos com uma infraestrutura cada vez melhor para atender os passageiros, o que está diretamente ligado à criação de inúmeras vagas de emprego. Os brasileiros como um todo ganham no que diz respeito aos novos investimentos feitos no país, considerando que o governo recebe um valor por cada aeroporto concedido e administrado pela iniciativa privada.
A cúpula do governo se mostra otimista em relação a esse assunto, esperando inicialmente que R$7 bilhões em investimentos sejam injetados no Brasil através da concessão não só dos aeroportos, mas também de portos e ferrovias. Nesse primeiro caso, como divulgado pela
Não é à toa que os atuais ministros decidiram manter o Programa de Parcerias de Investimentos, criado em 2016 pelo governo interior, e pretende conceder toda a rede da Infraero dentro dos próximos três anos e meio.
Os contratos de concessão, no que diz respeito aos aeroportos brasileiros, continuarão sendo fiscalizados pela ANAC, de modo a garantir que sejam feitas melhorias e ocorra o aumento da qualidade nos terminais seguindo padrões internacionais. Resta para os turistas torcerem para que essas medidas sejam respeitadas.
Quanto às melhorias em si, a adequação dos sistemas da pista e outros pontos vistos como obrigatórios receberão diretamente investimentos das concessionárias, bem como obras de adequação que se mostrarem necessárias com o passar do tempo e com o aumento da demanda.
Aeroportos brasileiros administrados pela Infraero
Para saber quais aeroportos brasileiros ainda estão sob administração da Infraero, visite o Mapa da Rede no site da empresa.
Já para saber mais sobre a concessão de aeroportos no Brasil e acompanhar prazos e notícias, acompanhe o site oficial da Agência Nacional de Aviação Civil, onde também poderá saber de possíveis melhorias que estejam sendo feitas e principalmente tirar suas principais dúvidas em relação a viagens aéreas.
» Lista mostra 100 lugares para conhecer no Brasil
» Aeroporto de Brasília é eleito o terceiro mais pontual do mundo
» Veja quais os documentos necessários para viajar com crianças
» Conheça o primeiro navio de cruzeiro do mundo com montanha-russa
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com