Guarás voltam a colorir o céu de Florianópolis após mais de 250 anos

25-Nov-2019
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Notícias de turismo 25-Nov-2019

Os Guarás, aves de penas avermelhadas que se assemelham aos Flamingos, não eram observados em Florianópolis desde 1763

Anúncio

Uma surpresa levou mais cor e alegria ao céu de Florianópolis na última semana. Milhares de Guarás, aves que se assemelham aos flamingos por sua coloração avermelhada, foram avistados na capital catarinense. O que chamou a atenção dos pesquisadores é que a espécie não era vista no local há pelo menos 250 anos.

Um bando de mais de mil Guarás foi visto na semana passada no Manguezal do Itacorubi. Além disso, as aves também foram encontradas no pontal da Daniela, local que fica próximo a Estação Ecológica de Carijós.

Foto: Fabrício Basílio Almeida/Divulgação

A última aparição a que se tem registro desses animais na cidade foi em 1763. No entanto, em outros lugares pelo Estado de Santa Catarina, a espécie já foi avistada alguma vezes nos últimos anos.

Anúncio

Guarás em Florianópolis: conservação de mangues

Segundo pesquisadores da UFSC, a surpreendente aparição dos animais em solo manezinho é decorrente de um intenso trabalho de conservação dos mangues. Essas áreas, administradas pelo ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e pela Prefeitura da Capital, tiveram sua fauna e a flora típica preservadas.

Assim, além de indicar que a revitalização desses locais está sendo bem sucedida, a presença dos animais também pode aquecer o turismo da região. Isso porque a observação de aves é cada vez mais procurada pelas pessoas.

Segundo a Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis, os Guarás vivem em grupos e se alimentam de pequenos crustáceos nos manguezais, o que lhes garante a coloração avermelhada.

Foto: Fabrício Basílio Almeida/Divulgação

O melhor horário para observar as aves é logo no começo da manhã ou ao fim da tarde, quando realizam revoadas para se proteger em meio a vegetação. No entanto, os biólogos e pesquisadores fazem um alerta aos curiosos: é preciso respeitar o espaço das aves para que estas não se sintam acuadas e deixem a cidade mais uma vez.

Anúncio

Leia também:

» Turismo no Brasil: 100 passeios para fazer no país
» Dicas de turismo na cidade de São Paulo
» Passeio de elefante será proibido no Camboja em 2020
» Lugares para conhecer em Cananéia

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo