Indonésia - Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas
Vai viajar para a Indonésia? Vamos te ajudar com o roteiro, com dicas sobre pontos turísticos imperdíveis, lugares que você não pode deixar de ir e os melhores passeios da Indonésia, confira!
A Indonésia é um país surpreendente em vários aspectos. Primeiro, é formado por milhares de ilhas – há mais de 17 mil em seu território -, portanto é o lugar perfeito para quem gosta de praia. Também é o destino ideal para quem gosta de imergir na cultura local, pois lá você encontra diversos locais únicos e que transmitem o modo de vida singular do povo indonésio.
Aliás, quando falamos em locais únicos não estamos exagerando. Há cenários da Indonésia que você não encontrará em nenhum outro lugar do mundo, como as construções históricas de Prambanan e o Templo Borobudur, por exemplo. Sem falar das belezas naturais, que vão de praias paradisíacas a florestas maravilhosas e vulcões imponentes.
A culinária, a dança, a yoga e as massagens completam a lista de atrativos do país, que precisa estar nos planos de viagem de todo turista. E se a sua ideia é viajar para lá, vamos te ajudar. Confira, a seguir, nosso
Principais pontos turísticos da Indonésia
Há quem viaje para a Indonésia para curtir, exclusivamente, suas belas praias e ilhas paradisíacas. E não é difícil entender o porquê. O país tem algumas das porções de areia mais belas do mundo, com atrativos que rendem ótimos roteiros.
Mas os encantos do destino asiático vão muito além de suas praias. Inclusive, existem pontos turísticos imperdíveis, que ajudam a conhecer mais da história e da cultura local. Por isso, vale a pena incluí-los em seus planos de viagem.
Templo Borobudur
Localizado na Ilha de Java, bem próximo de Jacarta, o Templo Borobudur é um dos lugares imperdíveis para conhecer na Indonésia. Ele é o maior templo budista do planeta, erguido com monumentos gigantescos em meio a floresta tropical. Um dos principais pontos turísticos do país, o templo pode ser conhecido em conjunto com outro lugar incrível: o Conjunto de Prambanan.
Prambanan
Também situado na Ilha de Java, o Conjunto de Prambanan é uma das paradas obrigatórias em um roteiro de viagem na Indonésia. O local é um complexo de templos hinduístas com mais de mil anos localizados em plena floresta tropical. Prambanan é tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1991 e pode ser visitado a partir da cidade de Yogyakarta.
Floresta Sagrada dos Macacos
Uma imensa reserva ambiental da região de Pandagtegal, a Floresta Sagrada dos Macacos é um dos pontos turísticos da Indonésia para visitar em Bali. Lá, como o nome sugere, é possível ver centenas de macacos vivendo em meio a árvores, vales, riachos e vários templos hindus. Os animais são considerados sagrados na religião hinduísta e convivem harmoniosamente com os indonésios.
Lake Toba
Lake Toba é um imenso lago de origem vulcânica localizado na Ilha de Sumatra, uma das mais visitadas do país. Ele é o maior lago deste tipo no mundo e tem cerca de 17 mil km². Nele, fica a gigante ilha de Samosir, que é maior, por exemplo, do que
Lugares para ir na Indonésia
Das mais de 17 mil ilhas da Indonésia, que dão ao país o posto de maior arquipélago do mundo, cerca de 6 mil ilhas são habitadas. Dentre elas, há lugares que se destacam como destinos para conhecer, como Bali, as Ilhas Gili, a Ilha de Komodo e, claro, a Ilha de Java, onde fica a capital Jacarta. Saiba o que ver e fazer em cada uma delas.
Jacarta
Capital da Indonésia, Jacarta é uma grande metrópole que conserva parte de seu passado, com construções da era colonial, em perfeita harmonia com a modernidade. Lá você poderá visitar belas mesquitas, edifícios históricos e monumentos impressionantes. Além disso, encontrará centros modernos de compras e muitas atrações para a família.
Há muitos museus para visitar, como o Museu de História de Jacarta, o Museu Nacional, o Museu de Belas Artes e Cerâmica e o Museu Têxtil. E lugares imperdíveis, como o belo bairro central de Kota, onde fica a praça de paralelepípedos Taman Fatahillah.
Não deixe de passar no porto histórico de Jacarta, Sunda Kelapa. Nele, você verá barcos de pesca pintados com cores vivas chegando das ilhas mais distantes e poderá conhecer a história naval da Indonésia no Museu Marítimo, que fica em um depósito de especiarias do século 17.
Bali
Bali é um dos principais destinos turísticos da Indonésia e atrai turistas de todo o mundo por sua beleza paradisíaca. Meca do surfe mundial, a ilha tem praias bem preservadas e perfeitas para quem quer passar as férias à beira-mar.
Mas não é só isso. Bali é conhecida também por seus vastos campos de arroz e pelos templos hindus, sobretudo o Pura Ulun Danu Bratan, instalado em um cenário belíssimo às margens do lago Bratan. Para quem gosta de agito, a região de Kuta tem diversos bares, restaurantes e baladas.
Ilhas Gili
Outros lugares para ir na Indonésia, as Ilhas Gili ficam no nordeste do país e estão entre os principais destinos turísticos de lá. Elas são divididas entre Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air e, diferentemente de Bali, não possuem grandes estruturas. Lá não é permitido trânsito de carros e motos, assim como não há aeroporto e hotéis de grande porte.
As Ilhas Gili são famosas por suas praias de águas mornas e calmas, perfeitas para viagens em família ou para quem quer se desconectar do mundo. Gili Trawangan é a maior das ilhas e a que tem melhor infraestrutura, Gili Meno possui hotéis confortáveis e bons restaurantes e na menor de todas, a Gili Air, você encontrará praias selvagens praticamente desertas.
Ilha de Komodo
Lar do impressionante Dragão de Komodo, a Ilha de Komodo está entre as principais atrações turísticas da Indonésia. Não é possível se hospedar lá, já que trata-se do território protegido do Parque Nacional de Komodo. Os passeios que levam os turistas até lá, geralmente, partem da cidade de Labuan Bajo, na Ilha das Flores. Durante as expedições, os visitantes podem observar os répteis e praticar mergulho, podendo avistar arraias gigantes, tartarugas-marinhas, peixes e outros animais aquáticos.
Tana Toraja
O vilarejo de Tana Toraja é um dos lugares para ir na Indonésia se a sua ideia é mergulhar na cultura local. Ele fica na ilha de Sulawesi e é palco de um dos rituais mais curiosos do país: uma celebração de vida e morte, onde cadáveres são tratados como vivos. O ritual é tão importante para a comunidade que as festas fúnebres chegam a durar dias. Além disso, em Tana Toraja você poderá visitar também túmulos tradicionais em cavernas, grutas e montanhas.
O que fazer na Indonésia: passeios
Parte fundamental de qualquer roteiro de viagem, os passeios permitem conhecer mais da Indonésia em aventuras que revelam não só as belezas naturais como as cidades mais interessantes de lá.
Passeio a Ubud
Nossa primeira dica é fazer o passeio à Ubud, na Ilha de Bali. O local lembra cenários dos filmes de Indiana Jones: um vilarejo que surge no meio da floresta, com templos, várias pessoas meditando e um bom centrinho comercial. Aliás, Ubud é um dos melhores destinos do país para conhecer mais da cultura hinduísta e visitar vários templos.
Monte Krakatau
O Monte Krakatau é o mais famoso dos 200 vulcões da Indonésia e uma das melhores opções de passeios no país. Também conhecido como Krakatoa, o monte fica em uma ilha localizada no Círculo de Fogo do Pacífico, região com intensa atividade sismológica. Os passeios levam os turistas para conhecer o imponente vulcão, além de fazer mergulho em suas proximidades.
Praia de Uluwatu
As praias da Indonésia estão entre as mais bonitas do mundo e são atrações imperdíveis no país. Uluwatu Beach é uma delas, considerada uma das mais lindas de Bali. O lugar é point de turistas e surfistas, que se encantam com sua beleza. Para completar, a praia tem ótima infraestrutura, com bares e restaurantes à beira-mar.
Um dos diferenciais de Uluwatu é que a praia tem uma espécie de gruta ao chegar no mar. Além disso, o visual dela costuma variar bastante entre a maré baixa e a alta. Para os surfistas, o grande atrativo são as boas ondas de Uluwatu, enquanto os turistas aproveitam o passeio para conhecer também o Templo de Uluwatu, que fica bem próximo.
Agito em Seminyak
Se você gosta de agitação, inclua em seus passeios na Indonésia uma visita à região de Seminyak, no extremo sul de Bali. O balneário é um dos melhores lugares para curtir a noite no país. Ele é repleto de restaurantes, lojinhas e clubes de praia, como o Ku de Ta ou o Potato Head, por exemplo.
Dicas de viagem na Indonésia
Agora que você já sabe quais pontos turísticos visitar, os lugares para ir e os passeios imperdíveis, confira nossas dicas de viagem na Indonésia. Elas são fundamentais para que sua experiência no país seja tranquila e completa.
Primeiramente, é importante que você saiba que, apesar de o indonésio ser a língua oficial de lá, o inglês é amplamente falado, sendo a melhor forma de se comunicar na Indonésia. Além disso, a locomoção entre as ilhas é feita de barco ou avião.
Turistas brasileiros podem viajar para a Indonésia sem visto, desde que a viagem não ultrapasse 30 dias. Para ingressar no país, no entanto, é preciso ter passaporte válido e comprovante de vacinação contra a febre amarela recente.
Em geral, o clima no país é quente e úmido, com temperaturas que variam de 26ºC a 30ºC. Mas ao planejar sua viagem para lá é preciso considerar a precipitação de chuvas, que é maior entre os meses de novembro a março.
A estação seca vai de abril a outubro e, por isso, essa é a melhor época para viajar para a Indonésia, quando as águas estão mais claras e perfeitas para atividades aquáticas, como mergulho, por exemplo.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com