Destinos sustentáveis: Singapura está transformando o país através da bioarquitetura

Atualizada em:

Singapura é um dos exemplos dos destinos sustentáveis do mundo, que investe em bioarquitetura, tecnologias ecológicas e multas rigorosas para quem poluir. Conheça também alguns dos projetos ecológicos do Brasil e se planeje para a próxima viagem

Singapura mostra que um futuro mais verde é possível. Para se ter uma ideia, quem despejar lixo de forma inadequada precisa arcar com multas mínimas que equivalem a R$ 800. Por esse e outros motivos, o país já levou o título da metrópole mais limpa da Ásia e é um dos destinos sustentáveis para se visitar no mundo. 

Um outro compromisso de Singapura é incentivar a bioarquitetura, que une tecnologias ecológicas na construção de prédios, usando energia natural para reduzir os recursos aplicados nesses espaços. O maior símbolo disso é o ‘Melhor Aeroporto do Mundo’ que virou não apenas um ponto de parada, mas também uma atração turística do país, misturando design e sustentabilidade.

Singapore Changi Airpot - Aeroporto de Singapura.
Destinos sustentáveis: Singapura está transformando o país através da bioarquitetura. Foto: Divulgação

O Singapore Changi Airport – um dos melhores aeroportos do mundo –  foi modernizado como um imenso parque verde, com uma cascata que reaproveita a água da chuva na distribuição hídrica dos mais diversos jardins localizados entre um terminal e outro. Borboletário, plantações de girassóis, jardins suspensos e mais de 900 árvores e palmeiras são encontradas por todo o complexo.

Outro exemplo é o Parkroyal on Pickering, considerado um dos hotéis mais verdes do mundo. Um imenso paredão coberto por um jardim vertical ajuda a reduzir o calor e o consumo de energia do prédio. Um sistema robusto que capta e reutiliza água da chuva também auxilia na irrigação e na limpeza do edifício. São soluções simples que Singapura aplica e podem ser replicadas em qualquer lugar.

Próxima viagem: destinos sustentáveis no Brasil 

Você sabia que o Brasil tem oito cidades premiadas por suas práticas de turismo sustentável? Eles fazem parte da lista dos “TOP 100 Good Practice Stories 2023” da ONG holandesa Green Destinations, que reconhece as melhores iniciativas de sustentabilidade no setor de turismo em todo o mundo. 

A premiação é anual e avalia os inscritos em diversas categorias, como meio ambiente e clima, natureza e ecoturismo e bem-estar social. O prêmio visa divulgar e incentivar histórias inspiradoras e exitosas que possam servir de exemplo para outros lugares. Confira os oito destinos sustentáveis no Brasil e planeje a sua próxima viagem com consciência ecológica.

Bom Jardim da Serra (SC)

Bom Jardim da Serra é um dos destinos sustentáveis no Brasil, que oferece paisagens naturais impressionantes, como a Serra do Rio do Rastro e os cânions do Funil, Laranjeiras e da Ronda. A cidade é conhecida como a capital das águas, por possuir diversas nascentes, cachoeiras e rios que abastecem a região. 

Outra atração de Bom Jardim da Serra é a sua gastronomia, que reflete a influência dos imigrantes portugueses, italianos e espanhóis, que se dedicam ao cultivo da maçã e da batata. Os pratos típicos incluem o entrevero, o pinhão, o queijo serrano, o mel e a cachaça artesanal.

A cidade foi reconhecida pela Green Destination devido ao trabalho de turismo desenvolvido por dois pioneiros na estruturação desse setor na região: a Fazenda Santa Rita e o Serra do Rio do Rastro Ecoresort. 

Bombinhas (SC)

Destinos sustentáveis: Singapura está transformando o país através da bioarquitetura
Próxima viagem: destinos sustentáveis no Brasil. Foto: MTur

Bombinhas é uma pequena cidade catarinense que guarda uma rica tradição cultural: a pesca artesanal da tainha. Essa atividade, que vem dos povos indígenas, é mais do que uma fonte de renda para muitas famílias, é um patrimônio cultural do município e do estado. 

A cidade é famosa por suas belas praias de natureza preservada, sendo chamada de Capital do Mergulho. Além disso, possui dunas e cachoeiras. Bombinhas também é cercada pela Mata Atlântica e tem diversos parques de conservação, entre eles o Morro dos Macacos. 

Itá (SC)

Destinos sustentáveis no Brasil. Igreja Submersa de Itá, Santa Catarina.
Destinos sustentáveis no Brasil: Itá/Santa Catarina. Fonte: Divulgação

Itá é uma cidade que se reinventou após a construção da Usina Hidrelétrica de Itá, que inundou o antigo município e deixou apenas as torres da igreja submersa como testemunha. Hoje, Itá é um destino turístico que oferece diversas atrações para os visitantes, como parques com águas termais, mirantes, trilhas, horto botânico, entre outros.

A cidade está desenvolvendo um Programa Selo Verde, que é uma certificação coletiva, abrangente e gratuita, que identifica práticas desenvolvidas por empresas e entidades locais, dando-lhes visibilidade. 

Navegantes (SC)

Navegantes - SC. Destinos ecológicos
Destinos sustentáveis no Brasil: Navegantes/SC. Foto: Divulgação

Navegantes é uma cidade litorânea de Santa Catarina, que encanta os visitantes com suas belezas naturais e sua cultura açoriana. Com quatro praias e mais de 10 quilômetros de orla, oferece opções para todos os gostos, desde a tranquilidade da Meia-Praia até a agitação do Gravatá. 

Os turistas podem fazer passeios de barco e ferry boat, visitar o Morro da Pedra e o Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, a principal atração religiosa da cidade. Navegantes foi reconhecida pelo Destinations Green devido ao trabalho de recuperação da vegetação ao longo de sua orla.

Além disso, o programa “Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida”, oferece educação ambiental e preservação do meio ambiente. Navegantes é um dos destinos ecológicos escolhidos pela Destinations Green, assim como Singapura.

Urubici (SC)

Destinos sustentáveis: Urubici em Santa Catarina
Destinos sustentáveis no Brasil: Urubici/SC. Foto: Getty Images

Localizada na Serra Catarinense, Urubici é uma cidade que encanta os amantes da natureza com suas paisagens deslumbrantes. Entre as atrações naturais, destacam-se as cachoeiras, como a do Avencal e a Véu de Noiva, as cavernas, como a do Rio dos Bugres e a do Figueiredo, os cânions, como o do Espraiado e o do Funil, e as montanhas, como o Morro da Igreja, onde se encontra a famosa Pedra Furada. 

A região é ideal para quem busca aventura e contato com a natureza, oferecendo diversas opções de ecoturismo, como trilhas, cicloturismo, rapel e voo livre. Urubici é um dos destinos sustentáveis do Brasil devido ao avanço do turismo nos últimos anos, organizado em conformidade com a legislação e adoção de práticas verdes.

Apodi – RN

Lajedo Soledade, em Apodi, no Rio Grande do Norte.
Destinos Sustentáveis no Brasil: Apodi/RN. Foto: Divulgação

Localizada a 83 km de Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, Apodi é um dos destinos sustentáveis eleitos pela Destinations Green. Entre suas principais atrações, estão a Barragem Apodi e o belíssimo Sítio Arqueológico do Lajedo Soledade, onde é possível conhecer as pinturas rupestres de mais de 5 mil anos de antiguidade. 

Além disso, a cidade implantou o projeto Turismo Pedagógico, que visa promover a educação ambiental dos alunos por meio de atividades turísticas. Além disso, também busca conscientizar os moradores sobre a importância e o valor dos atrativos turísticos da região, incentivando-os a participar e se identificar com eles.

São Miguel do Gostoso (RN)

São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, é um destino sustentável no Brasil
São Miguel do Gostoso (RN) é um destino sustentável no Brasil. Foto: Patricia Laraia

Quem busca um lugar para descansar da rotina da cidade, pode encontrar em São Miguel do Gostoso uma ótima alternativa. Esse destino fica no Rio Grande do Norte, a apenas 100 km de Natal, e tem praias paradisíacas, hospedagem aconchegante e gastronomia deliciosa. 

Entre as praias que valem a pena conhecer, estão a Praia de Tourinhos, que tem um mar tranquilo e uma paisagem deslumbrante, e a Praia Ponta de Cristo, que é perfeita para os amantes de kitesurf e windsurf. 

A cidade foi um dos destinos sustentáveis eleitos pela Green Destination em 2023 graças ao trabalho da TRIIBO Agrofloresta. A organização defende a agricultura regenerativa e a produção de alimentos saudáveis. Fundada em 2018, oferece capacitação, educação ambiental e feiras agroecológicas. 

Tibau do Sul – RN

Próxima viagem: destinos sustentáveis no Brasil
Próxima viagem: destinos sustentáveis no Brasil. Foto: Getty Images

Assim como Singapura, Tibau do Sul é um dos destinos sustentáveis do Brasil, reconhecido pela organização holandesa Green Destinations em 2023. A cidade fica no litoral Sul do Rio Grande do Norte, e é famosa por abrigar a Praia de Pipa, um dos principais balneários do estado e um polo de turismo. 

Além de belas praias, a região também oferece trilhas ecológicas, possibilidade de mergulho, surf e outras atividades de aventura e lazer. Em Tibau do Sul fica a PRIMAR, a primeira fazenda de aquicultura orgânica certificada no Brasil. Seu processo produtivo atrai muitas visitas acadêmicas e também de outros tipos, como relacionadas ao ecoturismo, gastronomia, turismo de experiência e de conhecimento.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima