Viajante percorre a Estrada Real caminhando 540 km sozinho

Atualizada em:

Richard Oliveira, do Vida de Mochila, concluiu sua segunda viagem a pé passando pela Estrada Real. Ele percorreu 540 km do Caminho dos Diamantes. Confira onde fica o trajeto, as principais cidades, principais atrações e mais

É a segunda vez que o viajante e documentarista brasileiro, Richard Oliveira, do perfil Vida de Mochila, percorre a Estrada Real caminhando sozinho. A primeira viagem foi em 2021, andando a pé 721 Km de Ouro Preto (MG) até Paraty (RJ) no chamado Caminho Velho. O segundo percurso que acaba de concluir, de 540km, é conhecido como o Caminho dos Diamantes. 

Foram mais de 30 povoados mineiros ao longo da viagem, que partiu da cidade de Diamantina até a cidade de Ouro Preto, duas das principais cidades históricas de Minas Gerais. A viagem teve o apoio do Instituto Estrada Real, que revive a rota do ouro que cruza três estados do Brasil (MG, SP e RJ), passando por dezenas de cidades históricas do interior brasileiro.

Onde fica o Caminho dos Diamantes?

Mapa do Caminho dos Diamantes
Viajante percorre a Estrada Real caminhando 540 km sozinho. Foto: Instituto Estrada Real

O Caminho dos Diamantes é uma das estradas reais abertas no Brasil no século XVIII em função da mineração. Ele liga a cidade de Diamantina, onde foram descobertas as pedras preciosas, à Ouro Preto, antiga capital da província de Minas Gerais. Apesar de ser um dos lugares poucos conhecidos no Brasil, todo o circuito se transformou em uma excelente rota turística que surpreende quem busca por viagens nacionais.

O trajeto passa por 18 municípios e tem uma extensão de 395 km, sendo 73,5% de estrada de terra, 26% de asfalto e 0,5% de trilha. O Caminho dos Diamantes é rico em história, cultura, gastronomia e belezas naturais, sendo parte da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço.

Principais cidades do Caminho dos Diamantes

Diamantina, em Minas Gerais. Viajante percorre a Estrada Real caminhando 540 km sozinho.
Caminho dos Diamantes passa por Diamantina, em Minas Gerais. Foto: Getty Images

As principais cidades do Caminho dos Diamantes são Diamantina, São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Serro, Conceição do Mato Dentro, Ipoema, Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Mariana e Ouro Preto. Essas cidades e vilas preservam a arquitetura, a cultura e a história do período colonial e do ciclo do diamante no Brasil.

Além de visitar os monumentos, as igrejas e os museus, o viajante pode se deliciar com a gastronomia típica mineira e as festas populares. O Caminho dos Diamantes também oferece paisagens deslumbrantes da Serra do Espinhaço, com cachoeiras, trilhas, grutas e mirantes. É um roteiro que encanta os amantes da natureza, da arte e da aventura.

Quantos Km tem o Caminho dos Diamantes?

O Caminho dos Diamantes tem uma extensão de 395 Km, dos quais 26% são de asfalto, 73,5% são de estrada de terra e 0,5% são de trilha. O trajeto passa por 18 municípios e é rico em história, cultura, gastronomia e belezas naturais. Ele é uma das rotas da Estrada Real, que liga a cidade de Diamantina à Ouro Preto.

O que fazer no Caminho dos Diamantes?

Viajante percorre a Estrada Real caminhando 540 km sozinho
O que fazer no Caminho dos Diamantes. Foto: Luiz Claudio Oliveira

Ao longo dos 395 Km de extensão do Caminho dos Diamantes, os viajantes podem apreciar as paisagens da Serra do Espinhaço, a cultura e a gastronomia típica das cidades mineiras. Além disso, vão passar por diversos monumentos, igrejas e museus que contam a história da mineração e da escravidão no Brasil.

Existem diversas atrações imperdíveis, entre elas, a Mina do Chico Rei, uma escavação subterrânea onde um escravo africano conseguiu comprar sua liberdade com o ouro que escondia nos cabelos. Os turistas podem conhecer a Casa da Chica da Silva, residência da ex-escrava e seu amante, o contratador João Fernandes de Oliveira. Hoje, o local é sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

Outro ponto turístico é o Mercado Municipal de Diamantina, onde os produtores locais vendem suas iguarias regionais. E, claro, a belíssima Serra do Cipó, uma das partes mais belas e preservadas da Serra do Espinhaço, que abriga uma rica biodiversidade e diversas cachoeiras. 

Quais são as cidades que fazem parte da Estrada Real?

Viajante percorre a Estrada Real caminhando 540 km sozinho.
Viajante percorre a Estrada Real caminhando 540 km sozinho. Foto: Divulgação

A Estrada Real é um conjunto de rotas que ligam as antigas regiões produtoras de ouro e diamantes em Minas Gerais aos portos do Rio de Janeiro e de São Paulo. São mais de 100 cidades distribuídas em 1.630 Km de extensão. O trajeto se divide em quatro caminhos principais: o Caminho Velho, o Caminho Novo, o Caminho dos Diamantes e o Caminho Sabarabuçu. 

Eles atravessam diversos lugares históricos e paisagens naturais que guardam a cultura e a memória do Brasil colonial. Algumas das cidades que fazem parte da Estrada Real são: Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes, São João del-Rei, Paraty, Petrópolis, Mariana, Catas Altas, Santa Bárbara, Morro do Pilar, Conceição do Mato Dentro, Serro, Cocais, Carrancas, Conselheiro Lafaiete, Aparecida, Taubaté e Cambuquira. 

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima