Confira um roteiro imperdível passando por 5 cidades históricas de Minas Gerais e apaixone-se pelo estado

Relíquia nacional, as cidades históricas de Minas Gerais têm como principal destaque suas imponentes construções preservadas. De fato, resultado de uma riquíssima herança arquitetônica deixada pelos colonizadores do país, durante o período Brasil Colônia.

Quem viaja pelas cidades históricas de Minas Gerais, tem a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do nosso país, além de visitar cenários naturais impressionantes e experimentar o melhor da culinária mineira.

Portanto, se você está buscando conhecer as principais cidades históricas de Minas Gerais, confira esse roteiro passando por 5 municípios do estado.

Cidades históricas de Minas Gerais: Estrada Real

Construída com o intuito de ligar as regiões produtoras de ouro de Minas Gerais aos portos localizado no litoral carioca, a Estrada Real nasceu da necessidade de oferecer uma rota de transporte mais segura aos viajantes, bem como para controlar a circulação das riquezas produzidas durante o ciclo do ouro.

Sem dúvida, a Estrada Real é um dos principais roteiros turísticos do país e reúne caminhos utilizados na época do Brasil Colônia, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo são 177 municípios espalhados em 1.600 km de estradas, que levam os visitantes a cidades históricas majestosas, sítios arqueológicos, cachoeiras e trechos onde a Mata Atlântica e o Cerrado comandam a paisagem.

O Caminho Velho interliga Ouro Preto a Paraty, passando por 38 cidades em 630 km de estrada, entre o planalto mineiro, a Serra da Mantiqueira e o litoral fluminense. Com toda certeza esse é o roteiro mais popular entre os visitantes que almejam conhecer as principais atrações da Estrada Real, entre elas as cidades de Tiradentes, São João Del Rey, Congonhas, Cunha e Guaratinguetá.

Além do Caminho Velho, outros três caminhos completam o circuito da Estrada Real, são eles: Caminho de Sabarabuçu (interligando as cidade de Ouro Preto e Cocais), o Caminho dos Diamantes (Ouro Preto x Diamantina) e o Caminho Novo, que tem início na cidade de Ouro Preto e segue até o capital do Rio de Janeiro.

Apesar de oferecer um roteiro turístico integrado e mastigado ao turista, a Estrada Real pode ser feita de maneira autônoma, sem necessariamente circular todo o trajeto dos quatro caminhos disponíveis. Ou seja, você pode escolher as atrações mais atraentes para o seu tipo de viagem, já que a distância entre as cidades costumam ser bem curtas, e fazer um roteiro personalizado.

Principais cidades históricas de Minas Gerais

Entre as principais cidades históricas de Minas Gerais estão São João Del Rei, Tiradentes, Congonhas, Ouro Preto e Mariana. Esses são alguns dos destinos mais populares da Estrada Real e estão separadas em aproximadamente 160 km de distância.

O acesso até as cidades históricas de Minas Gerais é certamente rápido e fácil, podendo ser feito de Belo Horizonte e das outras três capitais da região sudeste, para quem deseja chegar de carro ou ônibus. Os municípios são todos interligados por ótimas estradas. Além dos transfers oferecidos por agências de turismo, o visitante também tem a opção de se locomover nos ônibus de viagens que circulam toda a região.

Vale lembrar que a Estrada Real se destaca como um dos roteiros turísticos mais premiados e elaborados do país, portanto, todas os municípios oferecem ótimas opções de hotéis, pousadas e restaurantes.

Se a sua intenção é se surpreender cada vez mais durante a viagem, indicamos iniciar o seu roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais no município de São João Del Rei e terminar a viagem em grande estilo na majestosa cidade de Ouro Preto.

Cidades Históricas de Minas Gerais: São João Del Rei

Situada no sul do estado de Minas Gerais, próximo às montanhas da Serra da Mantiqueira, a cidade de São João Del Rei foi fundada em 1704 e teve um papel importante na história do estado durante o ciclo do ouro.

Hoje, a cidade conta com um lado contemporâneo, mas ainda abriga vestígios do seu apogeu em seu Centro Histórico. Igrejas centenárias, casarões coloniais, museus e uma linha ferroviária inaugurada em 1881, são algumas das atrações imperdíveis de São João Del Rei.

roteiro-cidades-históricas-de-minas-gerais

Foto: Gustavo Albano

O que fazer em São João Del Rei:

Comece seu passeio caminhando pela R. Getúlio Vargas, a via concentra diversos pontos de interesse como o Museu de Arte Sacra e o Solar dos Neves, sobrado pertencente à família Tancredo Neves, que já foi morada do ex-presidente. Ademais, outros destaques são a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada no Largo do Carmo.

Depois de conhecer as charmosas ruas do Centro Histórico, ande em direção a Ponte do Rosário e siga até a Igreja São Francisco de Assis, famosa pelo seu interior rico em detalhes barrocos e rococós, como o lustre de cristais Baccarat, presente de D. Pedro II à igreja após uma visita a São João Del Rei.

A natureza que rodeia São João Del Rei é outro atrativo que merece ser explorado. Além das cachoeiras e mirantes presente nas serras que rodeiam a cidade, outra alternativa para  contemplar os cenários é o tour de Maria Fumaça que segue à cidade vizinha de Tiradentes.

roteiro-cidades-históricas-de-minas-gerais-2

Foto: Gustavo Albano

Outros pontos de interesse:

  • Mercado Municipal de São João Del Rei
  • Rua das Casas Tortas
  • Museu Ferroviário
  • Igreja Nossa Senhora das Mercês
  • Cachoeira Reserva do Cala Boca
  • Chafariz da Legalidade
  • Teatro Municipal

Onde ficar:

Cidades Históricas de Minas Gerais: Tiradentes

Com ótima infraestrutura para o turista e paisagens naturais que enchem os olhos, a cidade de Tiradentes é apontada por muitos como sem dúvida uma das cidades históricas mineiras mais charmosas e preservadas.

Tombada em como Patrimônio Histórico pelo IPHAN, Tiradentes respira arte e tem clima descolado, com ótimas opções de bares e restaurantes. A cidade fica a apenas 10 km de São João Del Rei e possui muitas obras da arquitetura do século XVIII, por exemplo.

roteiro-cidades-históricas-de-minas-gerais-3

Roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais. Foto: Gustavo Albano

O que fazer em Tiradentes:

Apesar de pequena, a cidade de Tiradentes merece pelo menos dois dias no seu roteiro pelas cidades históricas Minas Gerais. Com ruas estreitas, clima calmo e cercada pela a Serra de São José, a cidade funciona como reduto para viajantes que desejam se desconectar em meio às paisagens montanhosas e curtir o melhor da gastronomia mineira: são dezenas de restaurantes e bistrôs que oferecem pratos típicos do estado, chocolates artesanais, queijos e os famosos doces mineiros.

Quem está focado em conhecer as construções coloniais do destino, não pode deixar de conferir a Rua Direita. Afinal, é a principal via de acesso da cidade, que abriga pontos turísticos como a antiga Cadeia Pública, que hoje funciona como Museu de Arte Sacra e a Capela de Nossa Senhora do Rosário. Além disso, não deixe de conferir a Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada em um imponente mirante com vista para a Serra de São José. A construção atrai curiosos e amantes das artes, já que surpreendentemente conta com uma fachada ornamentada com esculturas feitas pelo artista do barroco mineiro, Aleijadinho.

De fato, o Mirante da Igreja de São Francisco é um ótimo local para apreciar o pôr do sol e conferir um vista diferente da cidade.

roteiro-cidades-históricas-de-minas-gerais-4

Roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais. Foto: Gustavo Albano

Outros pontos de interesse:

  • Museu de Sant’Ana
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
  • Gruta Casa de Pedra
  • Museu do Automóvel da Estrada Real
  • Chafariz São José
  • Ponte das Forras
  • Estação Ferroviária de Tiradentes

Onde ficar:

Cidades Históricas de Minas Gerais: Congonhas

Outro destino que inegavelmente não pode faltar no seu roteiro pelas cidades históricas de minas é o município de Congonhas. O local abriga um dos quatro Patrimônios da Humanidade declarados pela Unesco no estado e está localizada a apenas 80 km de Belo Horizonte e 122 km de São João Del Rei.

roteiro-cidades-históricas-de-minas-gerais-5

Foto: Gustavo Albano

O que fazer em Congonhas:

Antes de mais nada, Congonhas é uma cidade pequena e provavelmente pode ser explorada em apenas um dia. O conjunto da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos é o principal ponto de visita dos turistas que passam pela região. Ou seja, nele estão os 12 profetas construídos em pedra-sabão e as seis capelas que narram a Paixão de Cristo, considerados a grande obra-prima de Aleijadinho.

Uma caminhada pela Ladeira Bom Jesus rende ótimas fotos da cidade e outras paradas interessantes para conhecer um pouco mais da história do destino: o Museu da Imagem e Memória de Congonhas e a simpática Igreja de São José.

O Beco dos Canudos está ao lado do Santuário e concentra não apenas casinhas charmosas, mas também bem preservadas, onde estão localizadas diversas lojinhas de artesanato. Outras atrações próximas que merecem sua atenção é o Museu de Congonhas, um espaço dedicado às obras de Aleijadinho, e a Romaria, uma antiga hospedaria que abrigava devotos sem condições financeiras, que chegavam em Congonhas a pé ou cavalo, que desde 1770 visitavam a região para os festejos do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Foto: Gustavo Albano

Outros pontos de interesse:

  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
  • Igreja do Rosário
  • Parque da Cachoeira

Onde ficar:

Cidades Históricas de Minas Gerais: Ouro Preto

Ouro Preto foi uma importante cidade na época do Brasil colonial devido a grande quantidade de ouro e outras pedras preciosas encontrado na região. Dessa maneira, toda riqueza tornou a cidade um importante pólo econômico, político e cultural. Surpreendentemente, o destino está entre os mais visitados de Minas Gerais e carrega o mais importante acervo da arquitetura e da arte do período colonial no Brasil. Tamanha importância trouxe o título da primeira cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Ouro Preto encontra-se a apenas 56 km de Congonhas e é palco de diversos festivais de música, dança e cinema durante todo o ano. Isto é, a cidade respira cultura e a prova disso são os inúmeros espaços culturais, museus, galerias de arte e os ateliês de artesanato que a cidade comporta.

Em segundo lugar, a gastronomia local também traz fama ao destino: Ouro Preto possui uma impressionantes gama de restaurantes e bistrôs com ótimas avaliações.

Foto: Gustavo Albano

O que fazer em Ouro Preto:

Para conhecer as principais atrações da cidade, são necessário pelo menos 3 dias no destino. Assim sendo, igrejas, capelas, praças, casarões, museus, pontes, minas de ouro, atrativos naturais e até um bate-volta para outras cidades como Mariana, são alguns dos programas disponíveis em Ouro Preto.

A Praça Tiradentes junto ao Museu da Inconfidência formam o cenário mais emblemático do destino e são o ponto ideal para começar um tour. No entanto, prepare-se para subir e descer ladeiras íngremes sem parar: Ouro Preto foi erguida em meio à montanhas, trazendo vistas deslumbrantes que parecem ter saído de pinturas em um quadro.

Conheça as histórias e curiosidades do destino nos 9 museus espalhados pelo sítio histórico. Todavia, se o seu tempo na cidade for curto, dê preferência para o Museu de Arte Sacra, a Casa dos Contos e o Museu da Inconfidência.

Além de conseguir observar um enorme acervo de peças artísticas e elementos decorativos no estilo Rococó, as igrejas da cidade também dão acesso a ótimas vistas da cidade e apresentam fachadas impressionantes, que mostram toda a riqueza de detalhes assinados por artistas como Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho.

Trilhas e cachoeiras

Gosta de trilhas e cachoeiras? Certamente, passeios ecológicos também estão entre as atividades imperdíveis na cidade histórica de Ouro Preto. O Pico do Itacolomi pode ser visto de quase todos os ângulos da cidade e oferece uma visão panorâmica de toda a região. Ademais, outra atração muito popular e ideal para dias de calor é o Parque da Cachoeira das Andorinhas. O parque fica aberto das 6h às 18h e dá acesso a mirantes, cachoeiras e poços formados por nascentes, que mais parecem piscinas naturais escondidas em verdadeiros oásis que aparecem em meio a floresta.

Foto: Gustavo Albano

Outros pontos de interesse:

  • Mina du Veloso
  • Feira de Pedra Sabão do Largo de Coimbra
  • Casa de Aleijadinho
  • Teatro Municipal
  • Estação Ferroviária de Ouro Preto
  • Chafariz Marília de Dirceu

Onde ficar:

Cidades Históricas de Minas Gerais: Mariana

Bem pertinho de Ouro Preto, a elegante Mariana é outra cidade histórica de Minas Gerais que não pode faltar no seu roteiro. O município está a 10 km de Ouro Preto e pode ser acessado de carro próprio, ônibus circulares e trem, partindo da estação ferroviária.

A cidade foi a primeira capital do estado e mais rica durante o ciclo do ouro, perdendo espaço futuramente para Ouro Preto. Com mais de 300 anos, a cidade fica a 112 km de Belo Horizonte e concentra sobretudo uma grande parte do patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais.

Foto: Gustavo Albano

O que fazer em Mariana:

Mariana é pequena e pode ser desfrutada em apenas um dia. Primeiramente, a melhor opção para conferir as atrações é circular pelo Centro Histórico caminhando. Comece o tour pela Praça Minas Gerais e confira o principal cartão postal do destino: a Casa da Câmara e Cadeia, a Igreja São Francisco Assis e a Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Além disso, outros pontos que rendem ótimas fotos são o largo que abriga a Catedral Basílica da Sé e a Basílica de São Pedro dos Clérigos, localizada em uma área alta da cidade, com vista privilegiada de toda Mariana.

Os aventureiros vão adorar o tour pela Mina de Ouro da Passagem. O acesso é feito em um vagoneta que guia o público até uma das maiores minas abertas ao público do mundo!

Foto: Gustavo Albano

Outros pontos de interesse:

  • Museu Arquidiocesano de Arte Sacra
  • Cachoeira do Brumado
  • Estação Ferroviária
  • Casa de Alphonsus de Guimarães

Onde ficar:

Leia também:

» Viaje de carro pela Estrada Real
» Hotéis e pousadas de charme na Estrada Real
» Lugares para conhecer em Ouro Preto
» 14 fotos de Tiradentes que vão te convencer a viajar pra lá

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Dicas de turismo em Tiradentes

Artigo anterior

Conheça o passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João Del Rei

Artigo seguinte

Você pode gostar