Japão terá trem bala mais rápido do mundo
Japão terá trem bala capaz de alcançar 603 km/h por levitação magnética, interligando as cidades de Tóquio e Osaka em menos de 2 horas
Com design futurista, o mais novo trem do Japão chegou para bater um recorde e se tornar o trem-bala mais rápido do mundo. Dividido em 16 vagões e com capacidade para 1000 passageiros, o SC Maglev poderá chegar a até 603 km/h.
A principal companhia ferroviária do país, a Central Japan Railway, confirmou que pretende inaugurar o trem na rota Tóquio – Nagoia em 2027. Além de ser o trem-bala mais rápido do mundo, ele será capaz de flutuar através de um sistema de condução magnética.
A nova rota terá paradas nas cidades de Shinagawa, Sagamihara, Kofu, Iida e Nakatsugawa, e será feita 80% debaixo da terra. A empresa também divulgou que deseja expandir a linha até Osaka, para tornar possível ligar Tóquia e Osaka em menos de 2 horas.
Um protótipo do futuro trem japonês de levitação magnética foi testado e chegou a 590 km/h. No teste, o trem pulverizou seu próprio recorde, de 590 km/h, percorrendo mais de 10 km por minuto ou 170 metros por segundo.
Isso não significa, porém, que o SC Maglev funcionará a 603km/h. Na verdade, ele chegará a no máximo 500km/h para garantir a segurança da viagem.
O objetivo do teste era comprovar a estabilidade deste meio de transporte inclusive a uma velocidade muito superior à prevista para o serviço comercial.
Vídeo
Para entender melhor o projeto visionário, confira um vídeo explicativo sobre o SC Maglev:
Leia também:
» Espanha terá trem low cost de alta velocidade com passagem a 10 euros
» Volta ao mundo de trem dura 24 dias e passa por três continentes
» 9 viagens de trem inesquecíveis para fazer na América do Sul
» De SP ao Rio em 25 minutos: trem ultrarrápido pode chegar ao Brasil em 2025
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com