De SP ao Rio em 25 minutos: trem ultrarrápido pode chegar ao Brasil em 2025

Atualizada em:

Trem ultrarrápido que alcança até 1000 km/h poderá chegar ao Brasil em 2025

Já imaginou se deslocar entre São Paulo e Rio, ou vice-versa, em apenas 25 minutos? Pois essa viagem poderá, em breve, se tornar uma realidade. Isso porque um novo trem ultrarrápido e tecnológico, chamado Hyperloop, deve chegar ao Brasil em 2025.

A tecnologia, desenvolvida pelo empreendedor e visionário Elon Musk, que também é responsável pela fabricante de carros elétricos Tesla, está em fase de teste em alguns países. De acordo com uma reportagem publicada pela Revista Exame, segundo o presidente da Hyperloop, a novidade poderá ser implantada também no Brasil.

“O Brasil deve figurar na segunda leva de investimentos, prevista para daqui a cinco anos”, afirmou Dirk Ahlborn, fundador e chairman da companhia, à Revista Exame. O empresário, que neste momento trabalha viabilizando parcerias e investidores, virá ao ao Brasil em março para participar de um evento de tecnologia.

De acordo com a publicação, o executivo ainda afirmou que seria possível implantar o novo trem utilizando vias já existentes no país. No entanto, um obstáculo seria a legislação brasileira, que requer uma regulamentação específica para que este tipo de projeto prossiga. Se tudo der certo, a ideia é viabilizar antes da rota Rio-SP um trajeto mais curto, entre São Paulo e Campinas, com duração de apenas seis minutos de viagem.

O primeiro trem ultrarrápido da Hyperloop TT será construído ainda este ano, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Trem ultrarrápido: saiba mais sobre a tecnologia Hyperloop 

brasil
Foto: Divulgação

De acordo com a própria empresa, a tecnologia Hyperloop proporciona o transporte de passageiros em um tamanho semelhante a uma avião, porém sem asas. Segundo a empresa, o novo trem ultrarrápido flutua em uma cápsula magnética sem atrito, permitindo uma velocidade ultrarrápida.

O novo modal também conta com um sistema inteligente que permite transmitir informações  críticas sobre temperatura e estabilidade, tudo sem fio e instantaneamente.

Leia também:

» Governo vai liberar cruzeiros e recifes artificiais em Fernando de Noronha
» Tour virtual permite visitar o Palácio de Versalhes sem sair de casa
» Conforto a bordo: companhia aérea quer testar beliches em aviões
» Como se proteger do coronavírus durante viagens, veja a opinião de especialistas

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima