27 lugares incríveis para visitar na América Central
A América Central é repleta de lugares incríveis que merecem entrar em seus planos de viagem. Confira o que visitar por lá e monte o seu próximo roteiro
Não é preciso ir muito longe para conhecer lugares incríveis. Aliás, as Américas têm cenários realmente impressionantes e diversos, que vão de picos nevados a florestas densas e praias paradisíacas. Em outro post, já falamos sobre os encantos do nosso continente, a América do Sul. Agora, queremos indicar locais surpreendentes para você visitar na América Central.
Banhada pelo Mar do Caribe, esta região é conhecida pelas praias de areias brancas e águas azul turquesa, mas suas belezas não se limitam ao litoral. Lá você encontrará grandes centros urbanos, cidades centenárias, ruínas imponentes e paisagens belíssimas e únicas. Por isso, vale muito a pena programar uma viagem para conhecer a América Central. E vamos te ajudar com dicas sobre lugares incríveis para visitar nesta região.
Lugares para visitar na América Central
Seja para lua de mel em uma praia paradisíaca, um mochilão, um trekking, férias em família ou uma viagem para conhecer novas culturas, a América Central não decepciona. Há lugares incríveis para os mais diferentes tipos de viajantes. Por isso, você não terá dificuldade para montar um roteiro bem bacana em qualquer um dos países que formam essa região. E, a seguir, listaremos opções de destinos em diferentes locais.
Arquipélago de San Blás (Panamá)
Vamos começar com um lugar incrivelmente paradisíaco: o Arquipélago de San Blas, no Panamá. Lá você não encontrará apenas uma praia para visitar, mas, sim, mais de 360 ilhas banhadas pelo Mar do Caribe. Há vários passeios de barco que saem da Cidade do Panamá em direção ao arquipélago. E, como suas ilhas são gerenciadas pelo povo indígena local, os Kunas, são bastante preservadas e têm praias praticamente desertas.
Vulcão de Fogo (Guatemala)
Para quem gosta de trekking, o Vulcão de Fogo é um dos principais destinos de ecoturismo na Guatemala. Juntamente com o Acatenango, forma o complexo vulcânico La Horqueta, nas proximidades de Antigua, a cerca de 40 km da Cidade da Guatemala. O Vulcão de Fogo é conhecido por ser um dos mais ativos do país, emitindo fumaça em seu topo diariamente.
Caye Calker (Belize)
Outro cenário paradisíaco da América Central que foge dos principais roteiros do Caribe, porém é incrivelmente belo, a ilha de Caye Caulker fica em Belize. O lugar tem como slogan “Go Slow”, ou seja, é um lugar perfeito para se desconectar do mundo. A ilha pode ser conhecida a partir de San Pedro ou de Belize City. Nela, você não encontrará praias convencionais. Ao invés das faixas de areias, há decks por onde se tem acesso às águas.
Granada (Nicarágua)
Granada é uma cidade belíssima, com construções em estilo colonial bem preservadas. O colorido das fachadas torna o lugar encantador. Ela é capital do departamento de Granada e, assim como a capital da Nicarágua, Manágua, tem clima ameno e agradável o ano todo. A cidade fica às margens de um lago e é um dos principais destinos para quem quer conhecer esse país da América Central.
Lago Atitlán (Guatemala)
Já na Guatemala, uma de suas principais atrações é o Lago Atitlán. Cercado por três vulcões, o lago compõem uma paisagem belíssima próxima a Antígua. Há vários vilarejos em seus arredores, com muitos atrativos e ótimas hospedagens, incluindo retiros de ioga. Além disso, esta região da Guatemala é perfeita para os amantes do ecoturismo, de esportes de aventura e de trekkings.
Antígua (Guatemala)
Antígua, por sua vez, fica a 120 km do Lago Atitlán e é um dos principais destinos turísticos da Guatemala. Antiga capital do país centroamericano, a cidade conserva construções históricas e é cercada por vulcões, que atraem, sobretudo, quem curte ecoturismo. Vale a pena viajar para se hospedar em Antígua ou visitá-la a partir de um passeio vindo da Cidade da Guatemala, que fica a apenas 40 km de distância.
Ruínas de Copán (Honduras)
A América Central abriga algumas das mais impressionantes ruínas maias. Em Honduras, por exemplo, estão as ruínas de Copán, repletas de enormes construções, esculturas detalhadas da cultura maia, hieróglifos e escadas com inscrições desta civilização. E este é um dos lugares que vale a pena entrar em seu próximo roteiro de viagem. Consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco, as ruínas têm um sítio arqueológico bem preservado, onde há resquícios de um dos mais prósperos centros maias dessa região.
San Pedro (Belize)
Se a sua intenção é viajar para um destino de praia, San Pedro pode ser uma das melhores escolhas. Localizada em Belize, a cidade fica na ilha de Ambergris Caye e tem praias rodeadas por palmeiras, com faixas de areias claras e mar azul turquesa do Caribe. A partir dela é possível também explorar outros lugares belíssimos desse país caribenho formado por ilhas paradisíacas.
Tikal (Guatemala)
A Guatemala também é um lugar repleto de ruínas maias incríveis. Uma delas fica no Parque Nacional de Tikal, a 536 km da Cidade da Guatemala, capital do país. O local funciona como um sítio arqueológico em meio à floresta tropical. Nele, você verá uma das maiores cidades maia, que teve seu auge durante a era clássica dessa civilização, entre os anos 200 e 600. No local, há seis pirâmides e uma praça principal, além de construções menores.
Parque Nacional Manuel Antonio (Costa Rica)
Já na Costa Rica, o Parque Nacional Manuel Antonio é uma reserva natural extremamente preservada, com cenários belíssimos. Lá você encontrará uma natureza exuberante, entre florestas tropicais repletas de animais e praias paradisíacas. O parque fica a 157 km da capital San José e tem como base a cidade de Quepos, a 7 km de sua entrada.
Vulcão Arenal (Costa Rica)
Também na Costa Rica, o Parque Nacional Vulcão Arenal é um lugar para quem gosta de trekking e belas vistas. Ele fica na província de Alajuela e seu topo tem 1670 metros de altitude. Do alto, se tem uma visão panorâmica espetacular da região. Em seus arredores há, ainda, piscinas de fontes termais que brotam do vulcão.
Great Blue Hole (Belize)
Belize abriga o maior buraco subaquático do mundo, o Great Blue Hole – ou Grande Buraco Azul. Localizado a cerca de 70 km de Belize City mar adentro, o local tem a forma de um círculo perfeito, com 300 metros de diâmetro e 124 metros de profundidade. Para visitá-lo, basta contratar um passeio com as várias agências de turismo do país caribenho. Há opções de sobrevoos pelo Great Blue Hole ou passeios de barco para mergulho no local.
Bocas del Toro (Panamá)
Bocas del Toro é outro arquipélago do Panamá. Porém, diferentemente de San Blás, tem uma cidade, de fato, com toda estrutura urbana. Ele fica no nordeste do país, bem próximo à fronteira com a Costa Rica. Com uma grande diversidade de fauna e flora, Bocas del Toro tem paisagens belíssimas e ótimas praias, com destaque para Red Frog, Isla Solarte, Isla Batimentos e Cayo Agua.
Roatán (Honduras)
Roatán é uma ilha cercada por recifes repletos de vida marinha, por isso é muito procurada para a prática do mergulho, sobretudo snorkeling. Ela fica nas Ilhas Baía, a apenas 50 quilômetros de Honduras. Nela há resorts e hotéis que oferecem excelentes estruturas. Além disso, a ilha tem noites bem agitadas.
Corn Island (Nicarágua)
Apesar de ser uma das áreas menos conhecidas da Nicarágua, principalmente pela falta de incentivo ao turismo nessa região, Corn Island – ou Isla Maiz – é um lugar incrível para visitar na América Central. Ela fica na costa caribenha do país e tem praias paradisíacas, banhadas por águas azul turquesa.
Ilha Ometepe (Nicarágua)
Dois vulcões em uma ilha formada em um lago. Este é o cenário surreal que você encontrará neste lugar da Nicarágua, um dos principais destinos turísticos do país. A Ilha Ometepe abriga os vulcões Madera e Concepción e fica bem no meio do lago Nicarágua. O local é perfeito para quem busca contato com a natureza e para os amantes de caminhadas, que podem fazer os hikings pelos vulcões.
Vulcão Santa Ana (El Salvador)
O vulcão Santa Ana fica em uma das regiões mais turísticas de El Salvador. Localizado nas proximidades de Santa Ana, segunda maior cidade do país, este vulcão atrai viajantes de todo mundo por sua particularidade: tem lava verde. Em seu interior é possível ver uma lagoa de caldeira vulcânica que, diferente dos demais vulcões, tem uma coloração esverdeada que até parece uma piscina natural. Mas não se engane, é ácido.
Golfo de Fonseca (El Salvador)
Localizada entre El Salvador, Honduras e Nicarágua, o Golfo de Fonseca é uma baía protegida do oceano Pacífico. Ela abriga diversas ilhas paradisíacas, principalmente de origem vulcânica. O local pode ser conhecido a partir de passeios de barco, geralmente a partir do porto Muelle de La Unión ou Muelle Los Coquitos.
Vulcão Masaya (Nicarágua)
Ao visitar o Vulcão Masaya você conseguirá ver lava dentro de sua cratera e esse é o seu principal atrativo. Ele fica a 700 metros de altitude, a cerca de 20 km da capital da Nicarágua, Manágua. É um local de fácil acesso e um dos vulcões mais ativos do país, por isso é um dos principais destinos turísticos de lá.
Parque Nacional Volcán Tenorio (Costa Rica)
O Parque Nacional Volcán Tenorio abriga uma das atrações mais incríveis da Costa Rica, o Rio Celeste. Com águas incrivelmente azuis, o rio percorre uma região de floresta tropical preservada onde vivem muitos animais silvestres. O parque tem, no total, 12 hectares com mirantes, trilhas e piscinas naturais.
Rota das Flores (El Salvador)
Famoso roteiro turístico de El Salvador, a Rota das Flores é realizada em uma região de montanhas, em meio a plantações de café e próximo à fronteira com a Guatemala. Fazem parte da rota cinco povoados: Apaneca, Juayua, Ataco, Nahuizalco e Salcoatitan. Todos são cidades coloridas e charmosas que guardam a cultura ancestral dessa região.
Semuc Champey (Guatemala)
As piscinas naturais mais belas da América Central estão no Parque Nacional de Semuc Champey, na Guatemala. Localizado a 14 km do município de Lanquín, próximo a cidade de Cobán, no departamento de Alta Verapaz, o local tem cenários surreais. Suas águas têm tonalidade azul turquesa e são fruto da ação geológica de milhões de anos que transformaram o leito do rio em piscinas de vários tamanhos.
Cerro Negro (Nicarágua)
Cerro Negro é um vulcão da Nicarágua famoso pela prática de um esporte um tanto inusitado: o Volcano Boarding. Nele, você desce o morro de um dos vulcões mais ativos do país em cima de uma prancha de madeira – uma espécie de skibunda. Por isso, esse é um dos lugares para visitar na América Central se você gosta de adrenalina.
Casco Viejo (Panamá)
O Casco Viejo é o centro histórico da Cidade do Panamá. Também conhecida como San Felipe ou Casco Antiguo, a região guarda mais de quatro séculos de história, em suas edificações de arquitetura colonial e ruas de pedra. É o local perfeito para quem gosta de história, principalmente se observar o contraste das construções centenárias com os arranha-céus no outro lado da baía da cidade.
León (Nicarágua)
León, apesar de ser uma cidade pequena da Nicarágua, é um lugar cheio de atrações, a começar por seu charmoso centro histórico. Ela também serve de base para quem vai conhecer o vulcão Cerro Negro, que citamos anteriormente. Além disso, fica a apenas 20 minutos da praia Las Peñitas, muito procurada para a prática do surf.
Canal do Panamá (Panamá)
Conhecido como uma das mais incríveis obras de engenharia da humanidade, o Canal do Panamá é também uma atração turística da América Central. Para conhecer o canal artificial que conecta o Oceano Pacífico ao Atlântico é necessário programar um passeio de barco por suas águas a partir da Cidade do Panamá.
Playa Conchal (Costa Rica)
Por fim, a Playa Conchal também é um dos lugares incríveis para visitar na América Central. Localizada na Costa Rica, a praia tem areia grossa e muitos pedaços de concha, por isso recebeu este nome. Suas águas são cristalinas e formam pequenas piscinas naturais entre as rochas. O local é ótimo para a prática do snorkeling, pois abriga muitos peixes coloridos próximo das pedras.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com