18 lugares incríveis no Rio de Janeiro que poucas pessoas conhecem
O que fazer na Cidade Maravilhosa? Separamos alguns lugares incríveis no Rio de Janeiro e alguns cantinhos especiais para sua próxima viagem
A experiência de visitar o Rio de Janeiro é inesquecível. Em cada lugar existe sua parcela de beleza que somados formam de fato a Cidade Maravilhosa. Qualquer época do ano, seja uma visita rápida ou para longas estadias, o Rio sempre vai impressionar.
Muito para além dos pontos turísticos já conhecidos, a cidade carioca possui seus esconderijos e lugares menos frequentados em que somente os cariocas conhecem. Abaixo listamos 18 lugares incríveis (e imperdíveis) que você precisa conhecer no Rio de Janeiro:
Ilha Fiscal
Localizado no centro do Rio de Janeiro, a Ilha Fiscal é conhecido por ter recebido “O Último Baile Imperial”. Um cenário do passado que deu início ao período Republicano no Brasil. Lá é possível acompanhar, por meio de visitas guiadas, exposições permanentes, os salões e, por meio de reserva, conhecer o navio Bauru e o submarino Riachuelo.
Os ingressos são vendidos por R$ 36 para adultos e a meia entrada por R$ 18.
Real Gabinete Português de Literatura
Uma tradicional biblioteca que possui o maior acervo de literatura portuguesa fora da Europa. Ainda é considerada uma das bibliotecas mais lindas do mundo.
Além da visitação ao palacete belíssimo que retoma uma arquitetura clássica, você também pode consultar livros raríssimos mediante autorização dos gestores da biblioteca. Algumas das obras se referem a exemplares doados por Portugal por meio do depósito legal.
Samba da Pedra do Sal
A Pedra do Sal é um monumento histórico situado no bairro da Saúde na capital carioca.
Toda segunda-feira, com o intuito de preservar a memória do samba regional, acontece a roda de samba inaugurada por oito amigos. Como eles mesmo afirmam, a roda de samba é uma forma de manter as tradições do samba em diálogo constante com as novas gerações.
Mercado Cultural da Praça XV
Todo final de semana reúnem-se diversos artistas, artesãos e membros de comunidades originárias com o intuito de realizar essa feira na Rua do Mercado. Com uma vasta variedade de cultura, artesanato e gastronomia, a feira oferece a oportunidade de você conhecer um pouco mais sobre a cultura brasileira, bem como outros pontos turísticos do Rio de Janeiro pouco frequentados.
Ilha de Paquetá
No Interior da Baía de Guanabara, está a Ilha de Paquetá. A Ilha possui diversos apelidos que remetem diretamente ao seu clima tranquilo e romântico: Ilha dos Namorados, Pérola de Guanabara e Ilha dos Amores, são apenas alguns dos exemplos.
A ilha segue recomendações rígidas de preservação. Não há prédios, os poucos carros são elétricos e, ainda sim, o principal meio de transporte são bicicletas.
Feira de São Cristóvão
Uma típica feira nordestina situada no coração do Rio de Janeiro. O bairro de São Cristóvão, por conta da feira, recebe cerca de 300 mil pessoas por mês em alta temporada. A variedade gastronômica é o principal atrativo do evento, mas, certamente, você irá gostar muito do forró, xaxado, repente, entre outros estilos musicais nordestinos e extremamente brasileiros.
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
A visita ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói é fundamental, pois, além de reunir um acervo permanente, novas obras são expostas no decorrer do ano, sempre valorizando artistas brasileiros em suas curadorias. O próprio edifício do local é uma obra de arte assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Inaugurado em setembro de 1996, fez parte dos planos de Niterói desde de 1991, quando nesta mesma época o celebrado arquiteto recebeu o convite para criar uma de suas obras mais reconhecidas.
Cedro do Líbano
O restaurante mais antigo de cozinha e cultura árabe ainda em funcionamento na cidade carioca. A cozinha clássica carrega consigo pratos típicos da região do Líbano. No início do funcionamento do
Rio Scenarium
Um pavilhão cultural em um sobrado tipicamente colonial – mas do século XIX – que reúne bares, gastronomia, música e visitação a acervo de peças históricas. Há cerca de 19 anos em funcionamento, o Rio Scenarium possui uma vasta cartilha de elogios, inclusive, foi eleito pelo The Guardian como um dos dez melhores bares do mundo.
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Inaugurado em julho de 1909, com uma arquitetura que retoma as tradições renascentistas europeia, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro já realizou apresentações históricas de teatro, ópera e música. Considerado um das casas de espetáculo mais importantes da América Latina. A sua construção histórica confunde-se com a trajetória cultural do país.
Morro Dois Irmãos
Uma das vistas mais abrangentes sobre a beleza carioca. O Morro Dois Irmãos tem vista privilegiada para as orlas das praias da Zona Sul carioca. Com uma trilha relativamente fácil, o caminho até o ápice do morro já é uma aventura em si. Ao todo, a trilha dura cerca de 35 minutos, e apesar de possuir alguns trechos mais íngremes, ainda sim, é uma trilha tranquila para fazer. Recomendamos que seja feito com um guia local para deixar a experiência ainda mais autêntica.
Mural das Etnias
Esse mural é uma celebração a cultura hip-hop por meio do grafite e ao mesmo tempo uma homenagem as comunidades originárias brasileiras e internacionais. Idealizada pelo artista paulistano, Eduardo Kobra, o projeto foi inaugurado para as Olimpíadas Rio 2016. Ao todo foram 12 horas diárias de trabalho ao longo de dois meses.
Mirante Dona Marta
Será que o Mirante Dona Marta e a vista mais linda do Rio de Janeiro? Provavelmente! Do alto é possível ver o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Maracanã, a Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas. É possível chegar de carro pelo Cosme Velho, próxima a entrada em direção ao Corcovado. Dentre essa lista esse certamente é o mais visitado, afinal o acesso é bem simples e conhecido.
Confeitaria Colombo
Uma das casas comerciais mais antigas do centro do Rio de Janeiro. A história urbana carioca está diretamente associada a essa confeitaria inaugurada em meados de 1894. Não só acompanhou os processos de crescimento dos grandes centros urbanos como também recebeu eventos políticos importantes, dado a sua validade histórica. Sua arquitetura e decoração clássica mostram o motivo desse ser um dos lugares mais legais para apreciar uma variedade de doces temperados com muita história.
Feira de Antiguidades da Praça XV
Um ótimo lugar para garimpar e pechinchar artigos únicos. Desde de 1970 a feira ocupa um espaço movimentado na Praça XV. Fotografias antigas, um vinil específico e de valor sentimental, uma edição especial de gibi, entre outros, tudo isso pode ser encontrado nessa feira. Vale conferir!
Quinta do Bacalhau
O melhor da tradição culinária portuguesa. A Quinta do Bacalhau é mais um tradicional restaurante carioca. Com uma decoração de beleza única em um prédio tombado, aliada a uma cozinha tradicional e deliciosa, a visita a este restaurante é essencial para quem busca um restaurante alternativo pelo Rio. Sua viagem ficará muito mais saborosa!
Ateliê Marçal Athayde
Após conquistar o prêmio Petrobras de Pintura Jovem em 1983, o artista maranhense Marçal Athayde, se fixa, no ano seguinte, no Rio de Janeiro onde inaugura um ateliê artístico aberto a visitação mediante reserva ou contato. As suas obras exploram as relações tradicionais e urbanas evidentes no contexto carioca. No ateliê é possível verificar alguns protótipos de obras que variam entre esculturas, tinta a óleo em telas grandes, entre outras criações belíssimas do artista.
Bar Bip Bip
O bar Bip Bip atrai um público muito específico, mas sempre vale uma visita para conhecer as histórias que lá são contadas. A pequena entrada, as cadeiras na calçada para não dar a magnitude do lugar. Com uma música tradicional da década de 60, que explora samba, bossa-nova e choro, por lá, consome-se cerveja e muito bolinho de arroz e de bacalhau. Gosta ou quer conhecer mais sobre a música popular brasileira? Esse é o seu lugar!
Leia também:
» 60 passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro e aproveitar a cidade
» Veja as 10 cidades mais bonitas para visitar no Rio de Janeiro
» Mirantes para conhecer na cidade do Rio de Janeiro
» Melhores praias para curtir no estado do Rio de Janeiro
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com