Conhecida mundialmente por suas vistas impressionantes, a cidade do Rio de Janeiro é cheia de mirantes encantadores espalhados por todos os morros que cercam o destino

Destacado como um dos principais destinos do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro é , surpreendentemente, cercada por paisagens de encher os olhos. Em seu entorno, diversos morros e montanhas espalhados proporcionam mirantes impressionantes com vistas inesquecíveis para quem visita a região.

Por isso, confira a lista que preparamos com os principais mirantes para conhecer no Rio:

Leia também:
Lugares para conhecer na cidade do Rio de Janeiro
Guia de Museus na cidade do Rio de Janeiro
Os melhores passeios para fazer no Rio de Janeiro
O que visitar no Parque Nacional da Tijuca

Corcovado

Em primeiro lugar, localizado à 710 m acima do nível do mar, o Morro do Corcovado abriga um dos mais conhecidos monumentos do planeta: a estátua do Cristo Redentor. O mirante é, com toda a certeza, o mais importante ponto turístico da cidade do RJ e está situado no Parque Nacional da Tijuca.

Foto: Rafael Rabello de Barros / Wikimedia Commons

Parque Dois Irmãos

O Parque do Penhasco Dois Irmãos, no Alto Leblon, um local pouco explorado por cariocas e visitantes, é perfeito para curtir o pôr-do-sol. Isso porque oferece trilhas de terra, um pequeno teatro de arena, quadra de futebol e playground. Além disso, com a abertura do parque, os visitantes contam com conforto e segurança, como acesso para carros, policiamento e iluminação.

Pão de Açúcar

Conhecido por ser um dos principais cartões postais da cidade, o Pão de Açúcar possuí 390 m de altura. Para chegar ao topo do penhasco o visitante  precisa pegar um teleférico com 2 paradas. A primeira, no Morro da Urca e a segunda, até o Pão de Açúcar.

Foto: Halley Pacheco de Oliveira / Wikimedia Commons

Pedra da Gávea

Para chegar ao ponto mais alto do Rio de Janeiro é preciso percorrer uma trilha de aproximadamente 2:30 horas, subindo 842 m para chegar ao cume. Mas, o esforço é recompensado com a maravilhosa vista para Ipanema, Lagoa Rodrigo de Freitas, Copacabana, Leme, Botafogo, Corcovado, Pão de Açúcar e Niterói!

 

Vista Chinesa

Com vista para o Corcovado, Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas e as praias da zona sul, o quiosque da Vista Chinesa fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, a 380 m de altitude.

Foto: Halley Pacheco de Oliveira / Wikimedia Commons

Mirante do Sacopã

A subida de cerca de 20 minutos pela trilha do Parque da Catacumba oferece como recompensa o que é, certamente, um dos melhores ângulos do Rio. Por meio de um caminho de terra, sem grandes obstáculos, é possível alcançar o mirante do Sacopã, de onde se tem ampla e bela vista da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Pedra Bonita

A Pedra Bonita, uma formação rochosa de 693 m de altura, tem dois mirantes, um na base e no topo. O da base, onde se encontra a rampa para saltos de asa delta (uma das principais plataformas de salto do país), com vista para São Conrado e suas praias. E o do topo, em frente à Pedra da Gávea (842 m de altura), atingido por percurso a pé em trilha íngreme, com vista completa da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, suas lagoas e praia.

Foto: Caio Basilio / Wikimedia Commons

Mirante da Pedra do Urubu

Além do mirante do Sacopã, o Parque da Catacumba guarda um segundo observatório, chamado Pedra do Urubu. O acesso até ele é feito pela trilha do parque, com duração de cerca de 20 minutos. Embora mais baixo que o Sacopã, o mirante da Pedra do Urubu oferece uma visão também arrebatadora da Lagoa.

Dona Marta

Do alto dos seus 364 m de altura, o local oferece, sem dúvida, uma das mais belas e completas vistas do Rio de Janeiro. O Acesso é feito através de uma trilha que tem o seu início na comunidade de Santa Marta ou de carro. O mirante fica dentro do Parque nacional da Tijuca.

Foto: Rosino / Flickr

Mirante do Pasmado

Apesar de pouco frequentado pelos cariocas, o mirante do Pasmado fica em Botafogo e possui vista para o Morro da Urca e da Baía de Guanabara. O acesso é feito pela ladeira da Rua General Severiano, por cima do Túnel Pasmado.

Pedra do Arpoador

Considerado por muitos o melhor lugar para curtir o pôr-do-sol da cidade, a Pedra do Arpoador oferece uma vista privilegiada a Praia de Copacabana; um olhar para o Leblon nos leva às elevações que cercam a orla oceânica, destacando-se os morros Dois Irmãos com a Pedra da Gávea ao fundo; ao lado, o azul do mar aberto.

Foto: VinnyWiki / Wikimedia Commons

Mirante da Canoas

Por fim, o Mirante das Canoas apresenta uma belíssima vista de São Conrado, os gramados do Gávea Golf Club, a Pedra da Gávea, o Morro Dois Irmãos e a Pedra Bonita (local de decolagem para os praticantes do vôo livre), o mar e as ilhas da praia do Pepino.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Jovem dá a volta na Europa gastando apenas 1 euro por dia

Artigo anterior

Viaje gastando pouco: cidades mais baratas para fazer mochilão

Artigo seguinte

Você pode gostar