Lugares para ir no Rio de Janeiro gastando menos de 10 reais
Prepare-se para conhecer 18 lugares legais para ir no Rio de Janeiro sem gastar muito e descubra como explorar a Cidade Maravilhosa mesmo com orçamento limitado
Procurando opções de passeios baratos para fazer na Cidade Maravilhosa? Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, é possível se divertir na capital fluminense sem estourar o orçamento, seja indo a uma de suas belas praias ou, até, em museus, parques e mirantes que têm entrada gratuita ou ingressos super acessíveis. E é isso que vou te provar nesta lista com 18 lugares para ir no Rio de Janeiro gastando menos de 10 reais.
E não é só o quesito custo baixo que chama a atenção nestes locais. Vou te apresentar museus com acervos impressionantes, áreas verdes lindíssimas, equipamentos culturais apaixonantes e obras que deixam a cidade ainda mais bonita. Vale a pena, inclusive, montar um roteiro com todos eles, uma ótima forma de explorar o Rio de Janeiro sem gastar muito.
Lugares legais para ir no Rio de Janeiro
Orlas da Zona Sul
A Zona Sul do Rio de Janeiro abriga as praias mais espetaculares da cidade, conhecidas mundialmente por sua beleza. Entre elas, estão: Ipanema, Arpoador, Copacabana, Leblon, Vermelha, do Leme, Flamengo, São Conrado, da Urca e Botafogo Bay. As orlas da Zona Sul são bem equipadas e oferecem várias opções de lazer gratuitas, como ciclovias e pistas de caminhadas, por exemplo.
Bondinho de Santa Teresa
Você pode subir ao histórico bairro de Santa Teresa em um passeio de bondinho. O ingresso custa R$ 10 e permite que você conheça pontos importantes do Rio de Janeiro, como os Arcos da Lapa, casarões antigos e ateliês de arte. O bondinho de Santa Tereza liga o bairro à região central da cidade e é gratuito para pessoas acima de 65 anos.
Forte de Copacabana
Com entrada gratuita todas as terças-feiras, o Forte de Copacabana é um dos lugares legais para ir no Rio de Janeiro. Além de ser uma fortificação histórica, o local funciona como um espaço cultural, chamado Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC), que recebe várias exposições.
Vista Chinesa
Um dos principais mirantes da Cidade Maravilhosa, Vista Chinesa é uma construção oriental com mais de 100 anos localizada na Floresta da Tijuca, no Alto da Boa Vista. A partir dele, pode-se contemplar uma paisagem incrível da capital fluminense, com os principais pontos turísticos, como o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Morro Dois Irmãos -, além dos bairros do Leblon e Ipanema.
Pista Cláudio Coutinho
A Pista Cláudio Coutinho é o cenário perfeito para caminhadas: totalmente pavimentada, é cercada pelo mar, de um lado, e pela vegetação do Morro da Urca, do outro. Também conhecida como Caminho do Bem-te-vi e Estrada do Costão, a pista começa no final da Praia Vermelha e tem 1,25 km de extensão.
Parque Lage
Localizado próximo ao Jardim Botânico, o Parque Lage é também uma área verde do Rio de Janeiro que vale a pena conhecer. Ele integra o Parque Nacional da Tijuca e fica aos pés do Morro do Corcovado. A entrada é gratuita e você pode, ainda, conhecer a Escola de Artes Visuais, instalada em um antigo palacete do século XX.
Arcos da Lapa
Os Arcos da Lapa são uma obra arquitetônica do período colonial composta por 42 arcos em estilo romano, atualmente, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro. É quase que obrigatório visitá-los ao passar pela cidade e o melhor é que você não precisa gastar. Além disso, pode conhecer outros pontos históricos do Rio Antigo.
Escadaria Selarón
Fruto de uma restauração feita pelo artista plástico chileno Jorge Selarón, a Escadaria Selarón é um gigantesco mosaico que tornou-se um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro. Localizada entre os bairros da Lapa e de Santa Teresa, a escadaria pode ser visitada gratuitamente.
Mirante Dona Marta
O Mirante Dona Marta é um dos melhores lugares para observar a beleza da Cidade Maravilhosa. Do alto de seus 360 metros de altitude, é possível ver os principais pontos turísticos do Rio, como Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Maracanã, a Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas.
Mural Etnias
Você não paga nada para observar o Mural Etnias e ainda pode tirar belas fotos em frente ao grande painel pintado pelo artista Eduardo Kobra para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Localizado na zona portuária do Rio, o Mural Etnias tem 15 metros de altura e 170 metros de comprimento e retrata, em grafites, cinco rostos humanos, cada um representando o indígena de um continente diferente.
Floresta da Tijuca
A Floresta da Tijuca é uma das maiores florestas urbanas do mundo e uma ótima opção para quem procura por contato com a natureza no Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e lá você encontra pistas para caminhadas ao ar livre, locais para a prática de exercícios, várias trilhas e o Centro de Visitantes do Parque Nacional da Tijuca, que possui uma exposição permanente chamada “Uma Floresta na Metrópole”.
Lagoa Rodrigo de Freitas
Um dos lugares legais para ir no Rio de Janeiro sem gastar muito e ainda aproveitar um visual incrível, a Lagoa Rodrigo de Freitas tem 7 quilômetros de ciclovias, pistas de caminhadas e áreas para fazer piqueniques e admirar o pôr do sol com o Pão de Açúcar no horizonte. E, se você estiver disposto a investir um pouco mais em diversão, pode praticar esportes aquáticos na lagoa.
Instituto Moreira Salles
O Instituto Moreira Salles é um centro cultural riquíssimo. Nele, você pode conhecer os acervos de Fotografia, Música, Literatura e Iconografia, além de conferir várias exposições e assistir a filmes e shows. A entrada é gratuita e você só precisará pagar, apenas, pelo ingresso de alguns filmes.
Quinta da Boa Vista
O Parque Municipal Quinta da Boa Vista é mais uma opção de área verde para visitar no Rio de Janeiro sem gastar muito. Ele fica em uma área com 155 mil m² e é formado por jardins criados pelo paisagista francês Auguste Glaziou. O local tem ótimas opções de lazer para os visitantes, como pedalinho, caiaque e ciclovia.
Museu do Amanhã
Um dos lugares mais visitados do Rio, o Museu do Amanhã foi inaugurado em dezembro de 2015 e discute os desafios que a humanidade terá que enfrentar nas próximas décadas e o que devemos fazer para ajudar o planeta. Às terças-feiras, a entrada é gratuita
MAR
Localizado na zona portuária, o Museu de Arte do Rio (MAR) abriga exposições voltadas para a Cidade Maravilhosa. Inaugurado em 2013, ocupa o antigo palacete de D. João VI e uma construção modernista, onde funciona a Escola do Olhar. Apesar de o ingresso ser R 20, a meia entrada (de R$ 10) é estendida a vários grupos, além dos estudantes e idosos. Além disso, a visita à parte externa vale a pena pelo visual, tanto das construções quanto do mar.
Mosteiro de São Bento
O Mosteiro de São Bento é uma belíssima construção histórica do Rio de Janeiro. Erguido em 1590 por monges vindos da Bahia, o local ainda conserva a tranquilidade e o silêncio, apesar de estar no centro da cidade. A visita, com entrada gratuita, é restrita à Igreja Nossa Senhora de Montserrat, anexa ao Mosteiro.
Real Gabinete Português de Leitura
O Real Gabinete Português de Literatura é uma grandiosa biblioteca que reúne obras de autores famosos, como Luiz Vaz de Camões, Machado de Assis e Camilo Castelo Branco. Localizado em uma construção histórica no centro do Rio, é uma ótima pedida para quem gosta de turismo cultural. Veja mais informações sobre o
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com