Museu da Gente Sergipana, passeio cultural em Aracaju
Muito mais que belas praias e ótima estrutura gastronômica, Aracaju também é palco de diferentes manifestações culturais. O estado realiza diversas festas populares tradicionais durante o ano inteiro e guarda um rico acervo histórico e cultural que fazem parte da história do Nordeste e do Brasil.
O Museu da Gente Sergipana ocupa um imenso casarão histórico construído em 1926 na Av. Ivo do Prado, no centro da cidade. Projetado por Marcello Dantas, o mesmo curador do incrível Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, o espaço também conta com muita criatividade e tecnologia, que tem como maior missão fazer o visitante interagir com a cultura regional.
O complexo abriga uma enorme coleção de obras que celebram a identidade do povo sergipano de forma interativa, com 7 ambientes temáticos divididos em Nossas Feiras (produtos típicos da região), Nossos Falares (expressões utilizadas pelos sergipanos), Nossos Leitos (voltada a fauna e flora do estado), Nossos Pratos (gastronomia local), Nossos Cabras (personagens ilustres da região), Nossa História, Nossas Festas, Nossas Coisinhas, Nossas Roças, Nossas Praças e Nossos trajes. Além disso o museu conta com outros 2 espaços voltados apenas a exposições temporárias.
Leia também:
Lugares para conhecer em Aracaju: o que ver e fazer
Diário de Bordo: roteiro 3, 5 e 7 dias em Aracaju
Orla de Atalaia o principal cartão postal de Aracaju
O que conhecer em Aracaju: Projeto TAMAR, o primeiro oceanário do nordeste
Roteiros culturais e museus para visitar em Aracaju
Logo na entrada os visitantes são orientados a assistir um pequeno vídeo que apresentam lugares e algumas curiosidades do estado e de seu povo. Em seguida guias extremamente simpáticos acompanham os passeios, informando e explicando todos os ambientes do museu.
A primeira parada é um ambiente bem colorido e enfeitado que abriga uma barraquinha produtos típicos da região em exposição. Nessa área um divertido comerciante projetado em uma tela oferece todo tipo de produtos para os turistas, que o respondem através de um microfone se querem ou não levar as mercadorias e vão conhecendo artefatos do estado.
Em uma sala escura um enorme carrossel chama atenção e desperta curiosidades. Ao ser impulsionado, imagens das praças mais famosas de Sergipe começam a ser projetadas ao seu redor, uma ótima maneira de conhecer a arquitetura com influências portuguesas e holandesas.
Uma mesa interativa apresenta a deliciosa gastronomia da região, nela cada visitante pode conhecer os ingredientes utilizados em diferentes pratos como a moqueca de camarão e o doce de jaca.
Em canoas de madeiras os visitantes entram em um túnel com projeções em 360°, que mostram fauna e flora da caatinga, mata atlântica, manguezal, alto sertão e do litoral, todas presentes no estado.
Uma outra sala pouco iluminada guarda as ferramentas lúdicas responsáveis em mostrar objetos representativos da cultura sergipana: uma amarelinha em seu centro e um jogo de memórias gigante ocupando uma parede inteira.
O museu funciona de terça a sexta, das 10h às 16h, e de finais de semana, das 10h às 15h. Não funciona às segundas-feiras, nem em alguns feriados (informe-se pelo telefone 79/3218-1551) e possuí entrada franca. Uma lojinha e um café complementam a atração, que fica na rua Ivo do Prado, 398, na região central de Aracaju, junto à orla do rio Sergipe.
+info:
Av. Ivo Prado, 398 – Centro
Aracaju – SE
www.museudagentesegipana.com.br
Tel: (79) 3218-1551
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com