Inaugurado em 2002, o Projeto TAMAR – Oceanário de Aracaju, é o primeiro oceanário do Nordeste brasileiro e o quinto do Brasil

O complexo está instalado próximo a Região dos Lagos, a poucos metros do mar na orla de Atalaia, na capital sergipana.

Assim como em todo o Brasil, o projeto que é referência na preservação das 5 espécies de tartarugas brasileiras, todas ameaçadas de extinção, trabalha protegendo o ciclo de vida desses animais tanto no mar como em terra.

A missão do TAMAR é recuperar e prolongar a sobrevivência desses animais que vivem à mercê da poluição humana nas praias de todo o mundo. Assim como nas outras sedes, o Oceanário de Aracaju oferece visitas guiadas e explicativas, sendo um dos principais atrativos turísticos de Sergipe.

Todos os dias durante as alimentações nos tanques e aquários, sempre às 10h30 e 16h30, os visitantes também podem acompanhar um pouco da rotina do projeto na companhia de um monitor, enquanto ele alimenta tubarões, tartarugas e outras espécies preservadas pelo projeto.

Projeto TAMAR Aracaju

Foto: Divulgação Projeto TAMAR

Visitação

Dependendo da época da visita, se você tiver sorte, ainda é possível se surpreender com uma soltura de tartarugas adultas já recuperadas que serão reinseridas na natureza, ou também ver a soltura de filhotes em meio ao mar sergipano, um dos principais pontos de desova de tartaruga do Brasil. A experiência emociona crianças e adultos que em pouco tempo fecham um cerco para ver a atração, enquanto as pequenas tartarugas em passos apressados buscam o seu primeiro contato com o mar.

O complexo também reúne diferentes animais aquáticos, são cerca de 70 espécies ao todo, expostas em 18 aquários em um terreno de 1700 m² de área construída. Visto de cima o complexo tem o formato de uma tartaruga gigante. Entre as espécies estão, além das tartarugas marinhas de diferentes raças, arraias, tubarões, moréias e muitos outros peixes de todos os tamanhos, cores e formas. Um verdadeiro ambiente marinho rico em diversidade é reproduzido para orientar a importância da preservação dessas espécies, junto com uma conscientização dos moradores, pescadores e visitantes da região. O projeto TAMAR tem mais de 35 anos, tendo sede em 9 estados espalhados em diferentes pontos do litoral brasileiro. Em 2016 o projeto comemorou a proteção de mais de 25 milhões de filhotes de tartarugas em toda sua história.

Moemo Andrade

Cavalo Marinho. Foto: Moemo Andrade

Projeto TAMAR Aracaju

Tartaruga. Foto: Jennifer Macieira

14671735495_912f6933c3_k

Tubarões. Foto: Divulgação Projeto TAMAR

Projeto TAMAR Aracaju

Arraia. Foto: Bruna Scardelato

Informações

Como chegar:

O Projeto TAMAR – Oceanário de Aracaju está localizado na Região dos Lagos na orla de Atalaia, Avenida Santos Dumont, 1010.

Horários de funcionamento:

Aberto diariamente das 09h às 21h. Em feriados nacionais pode haver mudança nos horários de funcionamento, consulte com antecedeência nos telefones: (79) 3214-3243 / 3214-6126

Projeto TAMAR – Oceanário Aracaju
Avenida Santos Dumont, 1010
Atalaia, Aracaju – SE
Tel: (79) 3214-3243 / 3214-6126
www.tamar.org.br

Leia também:

Cânion do Xingó – Desbravando as belezas do Rio São Francisco
Museu da Gente Sergipana, passeio cultural em Aracajú
Diário de Bordo: roteiro 3, 5 e 7 dias em Aracaju
Conheça as praias mais bonitas do Nordeste
Atrativos Culturais para conhecer em Aracaju

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Museus para visitar em Aracaju

Artigo anterior

Passeios para fazer em Aracaju: conheça o Parque dos Falcões

Artigo seguinte

Você pode gostar