O que fazer em Cusco além de Machu Picchu

06-Dez-2017
Redação | GuiaViajarMelhor.com

América do Sul 06-Dez-2017

Guia completo sobre a cidade peruana de Cusco, o berço do Império Inca

Machu Picchu estampa os cartões postais, a nota de 10 soles peruano e quase todo o centro histórico da charmosa

Anúncio
Cusco, espalhadas nos letreiros das agências de viagens, mercadinhos e até farmácias. Toda a cultura inca também é homenageada em estátuas, grafites e no orgulho do povo peruano que conhece e valoriza bem suas origens.

Não tem como negar, todos viajam para Cusco com segundas intenções: Machu Picchu é o destino peruano mais visitado do mundo e Patrimônio da Humanidade tombado pela UNESCO desde 1983, mas chegando lá todos descobrem um lado ainda pouco divulgado do Peru. A charmosa e multicultural Cusco também conquista quem gosta de história, arquitetura ou noitadas regadas a festas e muito agito noturno. Sem dúvidas, Cusco não pode ser só lugar de passagem, a cidade também merece um tempo maior para ser desbravada com calma, seja na premiada parte gastronômica, que mistura a culinária típica peruana como o ceviche e outros preparos tradicionais, ou pela influência da gastronomia estrangeira que encontrou refúgio no país em restaurantes renomados.

Anúncio

Cusco está entre os três lugares mais visitados do Peru, a cidade é sempre tomada por estrangeiros do mundo todo, formando um lugar multicultural. Alguns viajam direto para Cusco ou Lima, mas a grande parte se concentra quase sempre na cidade cusquenha, outros incluem uma parada no destino enquanto viajam por outros países da América do Sul. É praticamente unânime, Cusco virou ponto de encontro de viajantes que quase sempre estendem a viagem para aproveitar um pouco mais da cidade e a boa localização e estrutura oferecida, sendo ideal para conhecer os interiores próximos e os outros sítios arqueológicos da cidade.

Plaza de Armas, praça central de Cusco. Foto: Gustavo Albano
Na Plaza de Armas se concentra alguns dos melhores restaurantes de Cusco. Foto: Gustavo Albano

O que fazer em Cusco

O próprio centro histórico de Cusco merece horas de caminhada. São várias ruas estreitas calçadas de pedra, cheias de lojas, bistrôs, ateliês, bares e confeitarias. Esses pequenos comércios estão espalhados por todo o centro histórico, ou seja, para qualquer lado que você partir da Plaza de Armas se surpreenderá com esses restaurantes típicos, lojinhas e galerias que vendem roupas, agasalhos e vários artesanatos peruanos.

Mulheres andam com lhamas para serem fotografas por turistas. Foto: Gustavo Albano
Outras montam suas lojinhas na rua mesmo. Foto: Gustavo Albano

Machu Picchu é o sítio arqueológico mais famoso do Peru e uma das 7 Maravilhas do Mundo, mas o Império Inca – o maior da América do Sul – também fez outras construções imortais, seguindo os mesmos preceitos da arquitetura centenária. Essas construções estão por toda parte, Cusco, inclusive também tem ruínas subterrâneas em partes da cidade e oferece outros passeios legais para você fazer durante todo o dia. Além delas, outras construções imponentes estão localizadas dentro do centro histórico e aos arredores, como as ruínas de Saqsaywaman, Qoricancha, Templo do Sol, Puka Pukara, Tambomachay e outros lugares legais para um bate e volta rápido ou um pernoite sem pressa, como o Vale Sagrado dos Incas, a cidade arqueológica de

Anúncio
Ollantaytambo e Pisac.

Ollantaytambo é o único sítio arqueológico inca ainda habitado. Foto: Gustavo Albano
Os tradicionais tuk-tuk peruanos. Foto: Gustavo Albano

Algumas delas, como as ruínas de Saqsaywaman, estão bem próximas do centro histórico onde concentra a maior parte de hotéis, pousadas e hostels. O viajante chega nesses lugares após alguns minutos de caminhada pelas ladeiras da cidade ou pegando um táxi de 5 soles peruanos, os acessos são rápidos partindo do centro para as outras atrações de

Anúncio
Cusco. Pela cidade a história do Peru é vista por toda a parte, na Plaza de Armas sempre acontecem manifestações populares em datas festivas, quando todos se concentram na área principal do centro.

Ruínas de Saqsaywaman, localizadas a apenas 2 km de Cusco. Foto: Gustavo Albano
Ruínas da arquitetura inca de Saqsaywaman. Foto: Gustavo Albano
Detalhes da engenharia inca em Saqsaywaman. Foto: Gustavo Albano
Saqsaywaman era uma fortaleza inca, outro sítio arqueológico próximo de Cusco. Foto: Gustavo Albano

O que fazer em Cusco a noite

Cusco é extremamente turístico e se tornou um lugar global, muitos estrangeiros escolheram a cidade para morar e trabalhar, o que também atraiu muito agito durante as noites e festas diversificas, com várias casas noturnas conhecidas mundialmente!

Anúncio

O Mama África é uma baladinha que fica na Praza de Armas e é um dos mais recomendados no TripAdvisor, bem próximo dali tem o Chango Club, um “boliche” bem tradicional que quase sempre está lotado. Alguns hostels grandes também oferecem programações noturnas com música ao vivo, djs, drinks e cerveja. Os mais conhecidos são o Loki Hostel e o Supertramp Hostel. Esse primeiro conta com um grande salão com djs e música pop e eletrônica com bar, é sempre fica cheio nos fins de semana. O Supertramp faz festas esporádicas. Ambos contam com entrada aberta ao público e não hóspedes.

Entendendo a história de Cusco

Além de todo o mistério que cerca a cultura inca, a cidade histórica tem grandes influências da colonização espanhola. Hoje Cusco vive exatamente a mescla de duas interferências históricas do país, o auge do Império Inca e as consequências da colonização européia. As casas históricas construídas nesse segundo período abusam de pedras e madeira, todas espalhadas pelas ruas e vielas estreitas cheias de casinhas coloniais espanholas.

Anúncio

Idioma: como é se comunicar no Peru

O idioma originário do império inca e cultural nessa parte dos andes é o Quechua, no Peru, os mais velhos ainda falam com fluência os dois idiomas, até mesmo como uma forma de permanecer com a cultura inca. Entretanto, depois do domínio da Espanha em 1533 na cidade de Cusco, o idioma espanhol tomou espaço. A fluência como principal idioma foi crescendo ao passar dos anos. Hoje todos falam espanhol e alguns peruanos falam espanhol e quechua.

Qual é a moeda peruana?

O novo sol peruano veio para estabilizar a economia local e atualmente se assemelha ao real no Brasil. A conversão é de 1 para 1, conforme câmbio simulado em feita em jan/2017. Mesmo sendo equivalentes, o custo de vida no Peru é muito mais baixo, tanto para alimentação, quanto para transporte e hospedagem. Em Cusco você encontra restaurantes simples que oferecem menu completo com sopa, prato principal e uma bebida (normalmente chá), por apenas 7 soles. Uma hospedagem simples em hostels a partir de 20 soles peruano e pousadas a partir de 80 soles.

Anúncio

Épocas para visitar Cusco

Cusco está localizada nos arredores da Cordilheira dos Andes, as estações são demarcadas como nos outros países da América do Sul. Tendo o clima mais acentuado justamente pela altitude e pela proximidade com as cordilheiras andinas.

No verão e na primavera o clima é mais quente durante o dia, mas pela noite as temperaturas costumam cair com força. Durante o outuno e o inverno o dia segue mais agradável e as noites ficam mais frias. Dependendo da época que escolher, leve agasalhos extras. Gostou? Confira outros destintos para conhecer no Perue e em Cusco:

Machu Picchu, a maior atração turística peruana. Foto: Gustavo Albano
Vista do Parque Arqueológico de Ollantaytambo. Foto: Gustavo Albano
Ruas de Cusco, cheias de lojinhas, restaurantes e bistrôs. Foto: Gustavo Albano

Leia também:

» Turismo em Cusco: o que ver e fazer na capital inca
» Trilha de Salkantay a Machu Picchu, um dos trekkings mais belos do Peru
» 7 lugares poucos conhecidos que você precisa visitar no Peru


» Como chegar em Machu Picchu
» Desvendando Machu Picchu

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo