A majestosa cidade inca construída no topo de uma montanha é a principal atração turística do Peru e recebe milhares de turistas todo o ano

Desde que foi descoberta em 1911 pelo historiador americano Hiram Bingham, a impressionante cidade inca de Machu Picchu, que em quéchua significa “montanha velha”, se tornou uma das principais atrações da América Latina.

Cercada de mistérios e curiosidades, a gigantesca cidade inca abriga diversas construções feitas com rochas que foram milimetricamente esculpidas com ferramentas primitivas. A precisão é tão grande que essas pedras eram colocadas umas sobre as outras sem necessidade de argamassa para mantê-las unidas.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Machu Picchu está localizada a 112 quilômetros de Cusco, a 2350 metros acima do nível do mar, e foi declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade. Existem diversas maneiras de chegar em Machu Picchu, podendo ser de carro, trem e até mesmo a pé.

Trem até Águas Calientes

Foto: Flickr – omunene

Essa é sem dúvida a forma mais tradicional de se chegar até Machu Picchu. Existem duas companhias que fazem o trajeto ao vilarejo de Águas Calientes, o vilarejo que fica no pé da montanha que dá acesso até as ruínas: a Peru Rail, que sai de Cusco e a Inca Rail, que sai de Ollantaytambo, um vilarejo que tem possuí outro sítio arqueológico muito famoso no país.

Van até Hidroelétrica + Caminhada até Águas Calientes

Foto: Felipe Gonzalez

Essa é uma opção para quem tem pouco tempo e deseja economizar um pouquinho com o trecho. É possível pegar uma van de Cusco até a Hidrelétrica, uma das entradas de Águas Calientes. Chegando lá, terá apenas que cruzar uma portaria e caminhar na linha do trem. O percurso dura em média 3 horas e segue passando pelas montanhas da região.

Trilha Inca

Foto: Dave Blair

Essa é a trilha que os incas utilizavam para chegar até Machu Picchu saindo de Cusco. O percurso dura 4 dias sendo obrigatório fazê-la com uma agência de turismo. Esse é um dos caminhos mais procurados pelos turistas em Cusco e as vagas são limitadas, indicamos reservar a excursão com pelo menos um ou dois meses de antecedência.

Trilha Salkantay

Foto: Angie Oroz

Esse é o caminho mais longo, são 5 dias e 4 noites seguindo por um trajeto que corta diversas montanhas até o pico nevado de Salkantay, depois de chegar ao pico a rota continua em direção a selva peruana passando por diversos povoados isolados até a cidade de Águas Calientes.

Jungle Trekking

Foto: Flickr – Charity Challenge

Algumas agências oferecem essa opção com o caminho incluindo esportes de aventura no trajeto. O primeiro dia os turistas fazem o trajeto de bicicleta, e os demais andando incluindo passeios opcionais de rafting e tirolesa.

De Águas Calientes até Machu Picchu

Foto: Arne Tiedemann

O pequeno povoado de Águas Calientes também é conhecido como Machu Picchu Pueblo e está localizado na margem da montanha que dá acesso a cidade perdida. De lá é possível pagar um translado até a entrada do sítio arqueológico ou fazer o percurso caminhando.

Leia também:

» A Terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos
» Hotel no Peru oferece quartos transparentes pendurados em montanha
» Linhas de Nazca a atração mais misteriosa do Peru
» Huacachina, um oásis no meio do deserto no Peru
» Atrações imperdíveis pra conhecer na Bolívia

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Cruzeiro amazônico: um hotel flutuante para toda a família

Artigo anterior

Muito além de Machu Picchu: ruínas incas próximas de Cusco

Artigo seguinte

Você pode gostar