O que fazer em Santa Marta? 10 atrações imperdíveis
Não sabe o que fazer em Santa Marta? Essa cidade do Caribe colombiano, apesar de não ser muito conhecida, é um destino incrível da Colômbia
Santa Marta é um destino do Caribe colombiano que, apesar de ainda não ser popular entre os turistas brasileiros, merece entrar nos roteiros de viagem para a Colômbia. A cidade é uma das mais antigas da América do Sul e, além de belas praias, tem lugares históricos impressionantes, principalmente nas montanhas que a cercam. Há muito o que fazer em Santa Marta e vamos te apresentar, aqui, 10 atrações imperdíveis para conhecer lá.
E não para por aí. A cidade tem uma localização privilegiada e serve de base para quem quer explorar o litoral norte colombiano. E mais, é um roteiro alternativo aos destinos mais badalados da região, como Cartagena das Índias e San Andrés, sem deixar a desejar nos quesitos beleza e cultura, só que com um pouco mais de tranquilidade.
O que fazer em Santa Marta: atrações imperdíveis
De tudo que se pode fazer em Santa Marta, destacam-se as belezas naturais para conhecer, seja à beira-mar ou nas montanhas, e o centro histórico charmoso da cidade. À noite, a Plaza de los Novios é o lugar ideal para encontrar agito e deliciosos drinks, nos bares e restaurantes que a cercam. Em seus arredores, cenários impressionantes te aguardam, como a Cidade Perdida, conhecida como Machu Pichu caribenho. Um roteiro e tanto!
El Rodadero
El Rodadero é um bairro nobre de Santa Marta que tem a praia mais popular da cidade. Diferente das praias centrais, um pouco sujas devido à proximidade do porto, a praia de El Rodadero é muito bonita e ótima para banhos. Rodeada por edifícios residenciais, a faixa de areia é bem servida por restaurantes, bares, quiosques e hospedagens. No entanto, por ser uma região mais requintada, os preços costumam ser mais elevados que em outros lugares de Santa Marta.
Mercado Público de Santa Marta
O Mercado Público de Santa Marta é o lugar para experimentar os vários sabores desta região da Colômbia. Nele, você encontrará desde barracas de produtos regionais até restaurantes que servem pratos típicos. Para ter uma experiência ainda melhor, você pode fazer um tour gastronômico no local. Os guias, além de mostrarem todo o espaço, conduzem os turistas em uma viagem deliciosa pela culinária colombiana. O Mercado Público de Santa Marta fica bem no centro histórico e pode ser conhecido junto com outros pontos turísticos da cidade.
Taganga
Taganga é um pequeno vilarejo de pescadores localizado a poucos minutos do centro de Santa Marta. Além de um caminho belíssimo, com vários mirantes para observar as paisagens incríveis, o passeio até Taganga leva a Playa Grande, uma ótima opção para curtir o mar longe do agito. A praia é bastante procurada para a prática de mergulho e tem boa estrutura para receber os turistas, com restaurantes, bares e hostels.
Playa Blanca
Playa Blanca fica na mesma baía que El Rodadero, mas é bem mais tranquila que sua vizinha. Para chegar até ela, é preciso percorrer uma trilha ou fazer uma curta viagem de barco a partir de Rodadero. Belíssima, a praia de águas calmas e cristalinas é perfeita para a prática do mergulho, principalmente o snorkeling.
Quintana de San Pedro Alejandrino
Entre o que fazer em Santa Marta quando o assunto é turismo histórico-cultural, a Quintana de San Pedro Alejandrino é um dos lugares que não pode ficar de fora de nenhum roteiro. O local é uma antiga fazenda e, hoje, abriga o Museu Bolivariano de Arte Contemporânea. Ela é famosa por ter sido o lugar onde Simón Bolívar, o Libertador, morreu em 1830. O terreno é muito bonito e tem um jardim com árvores centenárias. E não é difícil chegar na Quintana de San Pedro Alejandrino, que fica próxima ao Centro Comercial Buenavista.
Reserva El Dorado
Localizada no coração de Sierra Nevada, a Reserva El Dorado é um lugar para observação de pássaros e animais silvestres em meio à uma natureza exuberante. A reserva fica a cerca de 2 mil metros de altitude acima do nível do mar e oferece vista para as montanhas e para o mar caribenho. O pôr do sol a partir de El Dorado é um dos mais bonitos. Para visitar o local, que também funciona como hospedagem, é preciso fazer reserva.
Tayrona
Principal atração de Santa Marta, o Parque Nacional Natural Tayrona é uma reserva natural localizada a 35 km da cidade. Ele tem 15 hectares de muito verde, que podem ser explorados através de várias trilhas. É possível acampar no parque ou se hospedar em um dos chalés distribuídos pela área. Nele, você encontrará algumas das praias mais bonitas da região, mas vá preparado para caminhar bastante entre a mata.
Museo del Oro
Outra atração imperdível de Santa Marta é o Museo del Oro Tairona – Casa de la Aduana. O local tem um acervo com cerca de 565 peças, divididas em salas de exposições temáticas, que tratam das sociedades pré-hispânicas, da extração do ouro e da colonização colombiana. Localizado em uma bela casa colonial restaurada, o museu fala não só da história da cidade, mas também da região que a cerca, incluindo o departamento de Magdalena e a Serra Nevada de Santa Marta.
Minca
Situado a apenas uma hora de Santa Marta, o povoado de Minca é pequeno, mas um lugar bem interessante para conhecer, principalmente a partir de um passeio bate-volta. O principal atrativo do local são as cachoeiras que o cercam. Mas também vale a pena visitá-lo pela beleza natural da área onde está localizado e para experimentar os produtos orgânicos comercializados por seus moradores, que são muito receptivos.
Cidade Perdida
Localizada a uma altitude de 950 a 1.300 metros em meio à natureza intocável, a Cidade Perdida é um conjunto de ruínas do que sobrou do império dos índios Tayrona. A expedição até este importante lugar histórico de Santa Marta, no entanto, requer um pouco de espírito aventureiro e bastante disposição física. Para chegar até a Cidade Perdida é preciso enfrentar um trajeto de 4 a 5 dias totalmente imerso na selva, com acompanhamento de guia credenciado.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com