O que fazer em santiago chile

O que fazer em Santiago: atrações e passeios imperdíveis na capital chilena

10-Nov-2022
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Santiago 10-Nov-2022

Procurando o que fazer em Santiago? A capital do Chile é um lugar incrível para conhecer, repleto de atrações e passeios imperdíveis

Anúncio

Vai viajar para Santiago e quer saber o que fazer na capital do Chile? A cidade conhecida por sua organização e limpeza é também cheia de atrações. Prédios históricos, construções modernas, montes e parques são alguns dos lugares para conhecer por lá. Mas não são os únicos. Ao redor de Santiago existem muitos locais para visitar em passeios imperdíveis, entre cidades charmosas, vinícolas e estações de esqui.

Como você pode perceber, não falta o que fazer em Santiago. E, entre tantas opções, você pode achar difícil montar um roteiro. Mas não se preocupe. Essas dicas são justamente para te ajudar a saber onde ir e o que conhecer por lá. Separamos indicações de tours histórico-culturais, passeios ao ar livre e pequenas viagens nos arredores da capital chilena. E já podemos adiantar, você não terá dificuldade em se locomover por lá, já que a cidade tem um ótimo sistema de transporte público.

Anúncio

O que fazer em Santiago: atrações

Foto: Luis Eduardo Bastias/Pixabay

Você gosta de museus? Em Santiago, há vários. Passeios ao ar livre? Além de parques bem estruturados, a capital do Chile também tem avenidas transformadas em passarelas que são perfeitas para caminhadas. Cercada pela

Anúncio
Cordilheira dos Andes, a cidade também tem vários lugares ótimos para conhecer em seus arredores, como as estações de esqui e vinícolas. Além de destinos próximos ao mar que oferecem paisagens belíssimas, como as cidades de Viña del Mar e Valparaíso.

Centro Histórico

Foto: Simon/Pixabay

Parada obrigatória para quem visita Santiago, o centro histórico reúne muitas atrações da capital chilena e é um prato cheio para quem gosta de cultura. Lá você encontrará museus, praças e edifícios históricos imponentes. Um de seus destaques é a Plaza de Armas, onde estão os prédios mais importantes da cidade: a Catedral Metropolitana de Santiago, o Museu Histórico Nacional, a Municipalidade de Santiago e a agência dos Correios do Chile.

Anúncio

Próximo a ela está o Palácio de La Moneda, a sede da Presidência da República. Você pode visitá-lo de segunda a sexta, em horários específicos, que podem ser consultados no site oficial do governo. Dentro dele, além de observar a bela arquitetura do edifício, você poderá ver várias obras e exposições sobre a história e a cultura do país, no Centro Cultural La Moneda. O local realiza, ainda, oficinas educacionais para crianças, lojas de souvenirs, cafés e restaurantes. Confira a programação no aqui.

Plaza de La Constituición

Foto: Cuidro/Wikimedia Commons

Em frente ao Palácio de La Moneda, a Plaza de La Constituición é mais uma atração para conhecer em Santiago. Nela, acontece a Troca de Guarda – ou Cambio de Guardia, em espanhol -, um dos eventos mais tradicionais do Chile. Realizado desde 1851, em dias alternados, o evento consiste na troca de guarda entre os policiais (carabineros), que fazem a segurança do palácio, acompanhada da Orquestra dos Oficiais, que executa o Hino Nacional e músicas populares de todo o mundo.

Anúncio

Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana

Foto: Carlos Figueroa/Wikimedia Commons

Fora do centro histórico, o Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana é mais um dos lugares para quem gosta de cultura em Santiago. Localizado no antigo Palácio de la Real Aduana, construído em 1805, e tem peças reunidas pelo arquiteto e colecionador Sergio Larraín García-Moreno. O acervo reúne artefatos indígenas de diversas tribos das Américas do Sul e Central, de antes da chegada dos colonizadores, algumas com 10 mil anos. Por isso, é um lugar incrível para entender a formação dos povos indígenas nas Américas antes da invasão europeia.

Anúncio

Igreja de São Francisco de Assis

Edifício mais antigo do Chile, a Igreja de São Francisco de Assis foi construída em 1613 e, atualmente, uma das atrações imperdíveis de Santiago. Fundada pela ordem franciscana, a construção resistiu a quatro terremotos. A única parte que teve de ser reconstruída foi a torre. Ao visitar a igreja, você pode conhecer também o Museu Colonial, que abriga inúmeras relíquias ligadas à igreja desde a época de sua fundação, incluindo vários objetos do antigo convento que funcionava ali.

Paseo Bandera

Foto: Warko/Wikimedia Commons

Antiga Calle Bandera, o Paseo Bandera é, hoje, um passeio público e um dos lugares para visitar em Santiago. O local foi transformado por um escritório de arquitetura que o transformou em um espaço moderno e muito bonito. Por isso, é hoje uma das atrações da cidade. Nele, as pessoas podem descansar em bancos e espreguiçadeiras, alugar bicicletas e, até mesmo, recarregar seus celulares.

Mercado Central

Foto: Almonroth/Wikimedia Commons

Quando se pensa no que fazer em Santiago, o Mercado Central é também uma parada obrigatória para quem visita a capital chilena. Considerado um patrimônio do Chile, o local foi construído em meados do século XIX e eleito o quinto melhor mercado do mundo pela National Geographic. O local abriga muitos restaurantes, onde é possível provar várias delícias da culinária regional.

Anúncio

Cerro Santa Lucía

Foto: Rodrigo Pizarro/Wikimedia Commons

Para quem gosta de passeios ao ar livre, o Cerro Santa Lucía é um dos melhores lugares para conhecer em Santiago. Lá há fontes, árvores nativas e áreas abertas, de onde se tem belas vistas da cidade, com a Cordilheira dos Andes ao fundo. Hoje um parque público, instalado onde a cidade foi fundada, em 1541, a área teve um papel muito importante durante a Reconquista Espanhola. Lá foram construídos castelos e fortes para defender a cidade e, posteriormente, o Observatório Astronômico Nacional, um dos mais importantes do mundo na época.

La Chascona

Foto: Arturo Rinaldi Villegas/Wikimedia Commons

Outra opção do que fazer em Santiago, a visita a uma das casas de Pablo Neruda é um passeio super interessante. La Chascona fica no bairro de Bellavista e foi construída para uma das amantes do poeta chileno, Matilde Urrutia, que depois tornou-se sua esposa. O local recebeu o nome de Chascona, em quéchua, em referência ao cabelo de Matilde, que era bem bagunçado. O local fica aos pés do Cerro San Cristóbal e, quando foi comprado por Neruda, tinha uma vista magnífica da Cordilheira dos Andes. Hoje, a casa é um museu e patrimônio nacional, de arquitetura exótica.

Anúncio

Cerro San Cristóbal

Foto: Stock Snap/Pixabay

Após visitar La Chascona, você pode visitar o Cerro San Cristóbal, que é o segundo ponto mais alto da cidade. Ele está localizado dentro de um dos maiores parques urbanos do mundo, o Parque Metropolitano de Santiago. Você pode subir até o Cumbre, o ponto mais alto, de funicular ou de teleférico, ou usar os dois meios para chegar até lá, intercalando-os. É possível, ainda, acessar o local de carro, de bicicleta ou a pé. Do alto, se tem uma vista impressionante da capital chilena.

Sky Costanera

Foto: Horst Engelmann/Pixabay

Outro mirante imperdível na capital chilena, o Sky Costanera é o mais alto da América Latina e não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Santiago. É um dos melhores lugares para apreciar o pôr do sol e oferece uma vista panorâmica da cidade, incluindo vistas para a Cordilheira dos Andes. E não é por menos. O Sky Costanera tem 300 metros de altura e faz parte de um complexo que abriga um shopping center.

Anúncio

Passeios na capital chilena

Como mencionamos, nos arredores de Santiago também existem ótimas opções do que fazer, incluindo passeios bate e volta imperdíveis. Confira, a seguir:

Vinícolas

Muitos amantes de um bom vinho procuram o Chile para suas férias, e não é por menos. Há excelentes vinícolas por lá e muitas delas podem ser conhecidas a partir de Santiago. São muitas opções, por isso, é essencial você ter a assessoria de uma agência de turismo para conhecer alguns desses lugares. Algumas que se destacam são Concha Y Toro, Undurraga e Santa Rita, além das vinícolas do Vale de Casablanca e do Vale de Colchagua.

Embalse El Yeso

Foto: Karina Albuquerque/Pixabay

Se você quer um passeio ao ar livre, a represa Embalse El Yeso é uma ótima opção. Ela fica na região montanhosa de Cajón del Maipo, a cerca de 70 km de Santiago. A região é belíssima e você pode conhecê-la por conta própria ou com uma agência de turismo.

Anúncio

Estações de Ski

Durante o inverno, as estações de Ski são as atrações mais procuradas por quem viaja para Santiago. Nos arredores da capital chilena, estão as mais famosas do país: Estação Valle Nevado, Estação Farellones, Estação La Parva e Estação El Colorado. Um pouco mais distante, é possível visitar também Portillo, que fica a cerca de 164 km. Nelas, os turistas praticam esqui e snowboard. Algumas estações oferecem também brincadeiras na neve, como tubing, canopy, trenós de bandeja e elétricos, além de passeios de bicicleta de neve e de teleférico.

Valparaíso e Viña del Mar

Foto: Zudidadalt/Pixabay

Agora, se visitar Santiago durante o verão, uma das melhores opções do que fazer por lá é conhecer as cidades litorâneas de Valparaíso e Viña del Mar. Elas ficam a apenas 115 km da capital chilena e podem ser visitadas em conjunto. Em Valparaíso, você encontrará cenários belíssimos, que misturam arte de rua, arquitetura charmosa e belezas naturais. Já em Viña del Mar, os atrativos são as praias de areias branquinhas e mar azul turquesa.

Anúncio

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo