O que fazer em Santiago: descubra os lugares imperdíveis e atrações que você não pode perder em uma viagem à capital chilena

Santiago, capital do Chile, é um dos lugares mais fantásticos do mundo e oferece muitas atrações para aproveitar. Desde a primeira impressão, do alto da janelinha do avião, já é possível se encantar com suas montanhas e a imensa Cordilheira dos Andes

Na cidade e em suas proximidades há uma infinidade de lugares para conhecer e fica até difícil concentrar tudo em um único roteiro. Quais atrações não posso deixar de visitar? Quais lugares são realmente imperdíveis? Essas são perguntas recorrentes de quem visita a capital chilena pela primeira vez. 

Portanto, se você ainda não sabe o que fazer em Santiago, separamos os 15 atrações e pontos turísticos imperdíveis para incluir em seu roteiro.  

O que fazer em Santiago, no Chile

Palácio La Moneda

o que fazer em Santiago atrações

Foto: Miguel hernandez/ Wikimedia Commons

Para quem não sabe o que fazer em Santiago, o imponente Palácio de La Moneda, que possui um papel muito importante história do Chile, é indispensável. 

Construído no século XIX, foi nele, por exemplo, que Pinochet deu o golpe de 1973, marcando o início da ditadura no país. Atualmente, o espaço é utilizado como sede do governo, mas é possível conhecer seu interior por meio de visitas agendadas que ocorrem quatro vezes ao dia.

Também é em frente a este importante edifício que ocorre a cerimônia de troca de guardas, que acontece em dias alterados, às 10 da manhã. Portanto, este é um momento muito aguardado por turistas.

Museu Nacional Belas Artes

Foto: Carlos Reusser Monsalvez/ Wikimedia Commons

Em pleno Parque Florestal, um local bem arborizado e repleto de atividades ao ar livre para praticar, o Museu Nacional Belas Artes conta com um acervo de mais de 5 mil peças que resgatam parte da história chilena em diferentes momentos.

Assim, além da exposição permanente, o local conta com mostras temporárias que vão encantar os entusiastas de arte e cultura. O melhor é que o acesso ao museu, que é uma das atrações para quem não sabe o que fazer em Santiago, é gratuito. 

Plaza de Armas e Catedral

o que fazer em Santiago atrações

Foto: Apincheira/ Wikimedia Commons

Construída no ano de 1800, a Catedral Metropolitana está localizada no centro histórico de Santiago, em plena Plaza de Armas, local conhecido como o coração da cidade e onde se encontram diversos pontos turísticos.

A igreja chama a atenção pelo tamanho, além da riqueza detalhes que embelezam seu interior, como os diversos vitrais, ornamentos, altares e imagens de arte sacra. Quem aprecia arquitetura certamente se encantará com este lugar, que é um dos lugares imperdíveis para quem busca o que fazer em Santiago. 

Mercado Central de Santiago

Foto: Pixabay

Gosta de frutos do mar? Então o Mercado Central de Santiago deve ser incluído em seu roteiro. Bastante tradicional, foi construído em 1872 e oferece peixes, frutos do mar e mariscos, além de concentrar restaurantes e algumas lojas de artesanatos locais.

Assim, é uma boa opção para programar um almoço, especialmente para provar a “centolla”, um caranguejo gigante, além de outros pratos típicos da região.  

Sky Costanera

Foto: Javo Alfaro/ Flickr

Se você deseja aproveitar sua viagem para fazer compras, o Shopping Costanera Center oferece mais de 300 lojas, algumas de marcas mundialmente conhecidas. 

No entanto, por mais que você não goste de shoppings, este é um dos lugares que você precisa conhecer em Santiago, já que no seu 61º andar está o Sky Costanera.

Portanto, considerada uma atração imperdível para quem não sabe o que fazer em Santiago, o local é um mirante e observatório com uma vista a 300 metros de altura.

Lá de cima, é possível ver a Cordilheira dos Andes e suas montanhas geladas, além de ruas, prédios, entre outros detalhes espetaculares e panorâmicos da cidade. Além disso, para quem gosta de boas fotos, esse é um dos melhores ângulos. 

Viña del Mar e Valparaíso

o que fazer em Santiago atrações

Foto: Pixabay

Se você visitar Santiago durante os meses de calor, não pode deixar de programar uma visita às cidades próximas que revelam as belezas do litoral chileno central, Viña del Mar e Valparaíso.

Assim, as duas cidades ficam localizadas a apenas 130 quilômetros de Santiago e são vizinhas, por isso vale a pena visitar as duas de uma vez. Apesar de muito próximas, cada uma delas reserva belezas únicas.

Em Viña del Mar você poderá visitar museus e se encantar com os diversos jardins que ganham ainda mais cor durante a primavera, além de suas belas praias. Já na cidade portuária de Valparaiso, há diversos bares e restaurantes que servem ótima gastronomia, criando um clima boêmio descontraído. Portanto, esta é mais uma opção de atração para quem não sabe o que fazer em Santiago. 

Vinícolas próximas a Santiago

Foto: Michaël Lejeune/ Wikimedia Commons

O Chile possui uma localização privilegiada para o cultivo de uvas: para se ter uma ideia, o país ocupa a quarta posição mundial na produção de vinhos. Por isso, um dos lugares que você precisa conhecer em Santiago, sem dúvida, é uma das diversas vinícolas que se encontram próximas à cidade.

Vale a pena reservar os passeios com antecedência e conhecer lugares que apresentam cada processo da produção dos vinhos. Portanto, uma das vinícolas mais famosas próximas à Santiago para visitar é a Concha Y Toro, que além de belas paisagens e tours, oferece alguns dos melhores rótulos do país. 

Cerro Santa Lucía

Foto: Rodrigo Pizarro/ Wikimedia Commons

Em meio aos movimentos de uma cidade grande como Santiago, está o Cerro Santa Lúcia, um espaço verde e um verdadeiro refúgio urbano. Além de uma área verde com jardins, monumentos e uma atmosfera de muita tranquilidade, o local também reserva em seu topo uma magnífica vista de Santiago.

Portanto, esta é uma boa opção de atração para quem não sabe o que fazer em Santiago em dias ensolarados. 

Patio Bellavista

o que fazer em Santiago atrações

Foto: Robert Cutts/ Wikipedia

Quer curtir a noite de Santiago em um ambiente descolado e repleto de lugares charmosos? O Patio Bellavista é um espaço agradável que reúne diversos bares e restaurantes em uma espécie de point da cidade à céu aberto.

Assim, o centro comercial oferece uma ampla oferta gastronômica, com cardápios de todos os lugares do mundo, além de música ao vivo que deixam a atmosfera ainda mais animada. 

Cerro San Cristóbal

Foto: David Berkowitz/ Wikimedia Commons

Dentro do Parque Metropolitano, onde também estão localizados o Zoológico de Santiago e o Jardim Botânico, também está o Cerro San Cristóbal, um lugar de onde é possível obter uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade.

Para subir até o alto do monte é possível realizar o trajeto a pé, por funicular ou por um teleférico. Chegando ao topo, de 880 metros de altura, ainda há uma capela de Imaculada Conceição, padroeira da cidade. Assim, aqui está uma atração ao ar livre para quem não sabe o que fazer em Santiago.

Museo de La Memoria

Foto: Warko/ Wikimedia Commons

O prédio tem dois andares é dedicado às mais de 30 mil vítimas do regime militar chileno e possui diversas instalações com vídeos, fotos, jornais e itens pessoais que contam em detalhes o período.

Logo na entrada há uma parede com fotos fazendo referência a todos os países que enfrentaram ditadura e um status das investigações atuais sobre mortos, desaparecidos e responsáveis. 

Cajón del Maipo

o que fazer em Santiago atrações

Foto: Pixabay

A cerca de 60 quilômetros de Santiago está outro local de uma beleza incrível e que você, sem dúvida, precisa conhecer em uma visita à capital chilena. O Cajón del Maipo está localizado entre um dos cânions dos Andes, ao meio das montanhas nevadas e próximo ao rio San José de Maipo.

Esta localização privilegiada em meio a um verdadeiro paraíso natural permite que, além de paisagens cênicas, também seja possível realizar esportes na natureza como trekking, alpinismo, pesca esportiva, se aquecer em termas naturais, entre outras possibilidades. 

Casa Museu La Chascona

Foto: Divulgação

O que acha de conhecer uma casa que pertenceu ao célebre poeta Pablo Neruda? Em plena região central de Santiago, a construção em formato de navio foi erguida em 1953 para sua terceira esposa, Matilde Urrutia.

Atualmente, virou um museu que apresenta objetos e coleções do artista, ganhador do Nobel de Literatura de 1971. Móveis da época, objetos de decoração, poesia, arte e história fazem parte do acervo que pode ser prestigiado na visita. 

Estações de esqui

Foto: Pixabay

Não há como falar em Santiago e não mencionar suas atividades na neve. Se você estiver na cidade, especialmente no inverno, não deixe de visitar uma das estações de esqui próximas à cidade.

Com uma ótima estrutura, esses grandes complexos no gelo oferecem muitas atividades aos turistas, como pistas para a prática de esqui e snowboard em diversos níveis de dificuldade, além de aulas para iniciantes nos esportes no gelo.

Para quem vive em uma país tropical como o Brasil e não sabe o que fazer em Santiago, esta é uma das atrações únicas. Entre as estações mais famosas estão a do Valle Nevado, El Colorado e La Parva. 

Museu de Arte Pré-Colombina

o que fazer em Santiago atrações

Foto: Carlos Figueroa/ Wikimedia Commons

Por fim, outro lugar que você precisa conhecer em Santiago é o Museu Chileno de Arte Pré-Colombina, que apresenta parte da história dos primeiros povos que habitaram o Chile e a América, com um acervo incrível de artefatos construídos há milhares de anos.

Além dos objetos, você poderá aprender mais sobre a arte, cultura, costumes e tradições desses povos. Dedique ao menos uma hora para visitar este local, que além de ser muito interessante é uma das atrações para quem não sabe o que fazer em Santiago. 

Leia também:

» O que fazer em Belo Horizonte: 20 atrações e passeios imperdíveis
» Melhor época para ir ao Chile
» Melhores Termas de Budapeste: veja quais conhecer na cidade
» 12 países que aceitam brasileiros para trabalhar

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

O que fazer em Belo Horizonte: 20 atrações e passeios imperdíveis

Artigo anterior

Fenômeno faz golfinhos “brilharem” no escuro em praia da Califórnia

Artigo seguinte

Você pode gostar