Não sabe o que fazer em Belo Horizonte? Selecionamos 20 atrações e passeios imperdíveis para curtir na capital mineira 

Belo Horizonte é um misto de capital urbana e ao mesmo tempo bucólica. Com diversas atrações históricas, como edificações, monumentos e museus, a capital mineira também se revela um dos lugares mais boêmios do Brasil, com uma noite agitada e divertida em diversos barzinhos.

Com muitas opções de atividades a ar livre, belos conjuntos arquitetônicos para admirar, uma excelente gastronomia e um povo hospitaleiro e simpático, há muito o que descobrir em uma viagem para o destino. Mas, afinal, o que fazer em Belo Horizonte? Para que você consiga elaborar um roteiro sem deixar nada escapar, selecionamos 20 atrações e passeios imperdíveis.

Passeios e atrações em Belo Horizonte 

Lagoa da Pampulha

Foto: Daniel Raposo/ Wikimedia Commons

Um dos símbolos de Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha faz parte do conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer na cidade. Ponto indispensável para visitar na capital mineira, a lagoa possui 18 quilômetros de extensão que são muito utilizados por moradores para caminhadas, ciclismo e outras atividades ao ar livre.

Mercado Central de Belo Horizonte

o que fazer em belo horizonte passeios

Foto: Uirá Porã/ Wikimedia Commons

Com mais de 90 anos, o tradicional Mercado Central de Belo Horizonte é um passeio imperdível. São mais de 400 lojas que oferecem inúmeras tradições e especialidades mineiras. Queijos, doces de leite, artesanatos, bebidas e outro produtos regionais são amplamente ofertados: é impossível sair de lá sem levar nada para casa.

Mirante dos Mangabeiras

o que fazer em belo horizonte passeios

Foto: Prefeitura de Belo Horizonte

Muitas pessoas procuram o que fazer em Belo Horizonte para ver a cidade do alto. A cidade não tem esse nome à toa: é lindíssima, ainda mais quando admirada por uma vista panorâmica. É isso que você terá ao visitar o Mirante do Mangabeiras, uma vista emocionante de toda a cidade. Uma dica é visitar o local ao pôr do sol, que deixa o cenário ainda mais bonito.

Praça da Liberdade

Foto: Andrea Fregnan/ Flickr

A Praça da Liberdade não é apenas um símbolo de Belo Horizonte, como teve extrema importância para o passado da cidade, já que era ali que funcionava a suntuosa antiga sede do Governo de Minas Gerais.

Atualmente, seu conjunto arquitetônico reúne edifícios antigos, fontes e belos jardins inspirados do Palácio de Versalhes. Além disso, alguns museus e centros culturais importantes também estão localizados ali, como o CCBB, o Espaço do Conhecimento da UFMG, entre outros.

Igreja São Francisco de Assis

Foto: Edgar Jiménez/ Wikimedia Commons

Também conhecida como Igreja da Pampulha, a obra icônica projetada por Oscar Niemeyer, com belíssimos painéis de Cândido Portinari e rodeada por um jardim de Burle Marx, é uma verdadeiro tesouro brasileiro. Além de todo seu valor histórico e artístico, a igreja, datada de 1943, é perfeita para quem ama fotografar, por seu formato inovador.

Feirinha hippie

o que fazer em belo horizonte passeios

Foto: Divulgação

Se você ama artesanato e está procurando o que fazer em Belo Horizonte para encontrar produtos regionais,  deve programar uma visita a esta, que é considerada a maior feirinha do segmento do Brasil. Realizada todos os domingos, das 7 às 14 horas, na Avenida Afonso Pena, reúne mais de 1800 expositores que oferecem uma grande variedade de artesanatos, como móveis rústicos, cestos, tapetes, cortinas. brinquedos, instrumentos musicais, entre outros.

Museu de Ciências Naturais

Foto: Sapiens Turismo Pedagógico

O Museu de Ciências Naturais pertence à PUC Minas e abriga atualmente diversas pesquisas e coleções científicas. Seu incrível acervo apresenta mais de 130 mil exemplares de fauna, flora, além de esqueletos de dinossauros e até mesmo a ossada de uma baleia cachalote. Portanto, se você está em dúvida sobre o que fazer em Belo Horizonte com crianças, este é um passeio muito interessante e educativo.

Memorial Minas Gerais

Foto: Cmasi/ Wikimedia Commons

Erguido em 1897, o prédio que hoje é sede Memorial Minas Gerais abrigava antes a Secretaria do Estado. Atualmente, o museu apresenta de forma bastante tecnológica, as mudanças na cultura e tradições mineiras desde o século 18 até os dias de hoje. Portanto, a visita é muito interessante para se contextualizar historicamente antes de visitar outras atrações pela cidade.

Estádio do Mineirão

Foto: Rodrigo Lima/Portal da Copa

Símbolo do futebol brasileiro, o Estádio do Mineirão foi construído em 1965. Portanto, com capacidade para mais de 60 mil pessoas e diversos setores, quem quiser visitar o espaço pode realizar um tour turístico que inclui exposições e ainda o Museu Brasileiro do Futebol (MBF), que expõe diversos artefatos sobre o universo do esporte.

Palácio das Artes

Em dúvida sobre o que fazer em Belo Horizonte a noite? Para quem ama arte o cultura, o Palácio das Artes é um dos passeios imperdíveis na cidade. Inaugurado em 1971, o espaço, que também foi projetado por Oscar Niemeyer, oferece diversas opções de espetáculos com em uma extensa programação. Portanto, durante o ano, shows, peças teatrais, palestras, congressos, espetáculos de dança, entre outros eventos são realizados ali.

Centro Cultural Banco do Brasil

o que fazer em belo horizonte passeios

Foto: Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil é um espaço de arte e exposições e um dos passeios que que você deve fazer em Belo Horizonte. Assim, com mais de 1200 metros quadrados de área, mantém uma programação regular de mostras – vale a pena conferir o calendário em sua passagem pela cidade. Além disso, recebe shows, peças teatrais, entre muitas outras.

Parque das Mangabeiras

Procurando o que fazer em Belo Horizonte para relaxar em meio a natureza? O Parque das Mangabeiras, localizado próximo a da Serra do Curral, foi projetado por Burle Marx e possui uma imensa área repleta de nascentes, trilhas ecológicas, espaços para a prática de esportes e muito mais.

Museu de Artes e Ofícios

Foto: Divulgação

O Museu de Artes e Ofícios é mais um dos passeios interessantes para fazer em Belo Horizonte pois resgata a história dos antigos ofícios no estado entre os séculos XVIII a XX. Assim, o espaço reúne um acervo com mais de 2 mil utensílios utilizados na transformação da indústria de Minas Gerais, como ferramentas, maquinário, equipamentos, entre outros.

Parque Américo Reneé Giannetti

Foto: Divulgação

Não sabe o que fazer em Belo Horizonte para visitar um espacinho verde bem no meio da cidade? Vale a pena programar uma visita ao parque Parque Renné Giannetti. No local, programe uma caminhada para se encantar com a arquitetura local, passeando por jardins, coreto e outros lugares charmosos. Barquinhos também podem ser alugados para dar uma volta no lago.  

Casa Kubitschek

Foto: Sudhertzen/ Wikimedia Commons

Vale a pena combinar uma visita ao Museu Casa Kubitschek quando for conhecer o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, já que as atrações são próximas.

Trata-se da antiga residência de verão do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. Projetada em 1943 por Oscar Niemeyer, atualmente a casa abriga um museu que conta a história do importante político brasileiro.

Zoológico de Belo Horizonte

o que fazer em belo horizonte passeios

Foto: Divulgação

O Zoológico de Belo Horizonte fica ao lado do Jardim Botânico da cidade, ou seja, dá para combinar os dois passeios no mesmo dia. O zoológico está situado em uma grande área e conta com mais de 900 espécies de animais do Brasil e do mundo. Além disso, abriga o primeiro borboletário público da América do Sul.

Espaço do Conhecimento UFMG

Foto: Divulgação

O Espaço do Conhecimento, como o próprio nome indica, é voltado para proporcionar acesso a várias áreas da ciência. Além de exposições que conta a trajetória dos homens pelo planeta Terra, há ainda um planetário e um observatório astronômico para quem quiser saber mais sobre o universo.

Praça Sete de Setembro

Foto: Divulgação

A Praça Sete é uma das mais conhecidas da cidade e já foi palco de diversas manifestações e momentos importantes da história. Seu grande símbolo é o famoso obelisco feito de granito, que ocupa sua parte central.

O monumento é uma obra de 1924 e possui sete metros de altura. Além disso, localizada em uma das zonas mais movimentadas de Belo Horizonte, a praça é rodeada por bares e lanchonetes.

Aquário do Rio São Francisco

Um passeio diferente e muito interessante para fazer em Belo Horizonte é o  o Aquário Bacia do Rio São Francisco que, apesar de fazer parte do Zoológico da cidade, merece um destaque à parte. Assim, o local abriga mais de 20 recintos que reproduzem o ambiente do Velho Chico, apresentando mais de 60 espécies de peixes que ocupam suas águas.

Parque Guanabara

o que fazer em belo horizonte passeios

Foto: Divulgação

Visitar o Parque Guanabara é como voltar no tempo, aos parques de diversões do passado. Com diversos brinquedos, o espaço, que fica próximo à Lagoa da Pampulha, é uma opção para famílias com crianças que visitam a cidade. Portanto, são diversas opções de atrações, como roda-gigante, barco-vicking, entre outras. 

Leia também:

» Boleto Turístico de Cusco: tudo o que você precisa saber
» 7 bate volta para fazer saindo de Santiago, no Chile
» O que fazer em Salvador: 31 atrações imperdíveis no destino
» O que fazer em Porto de Galinhas: 16 atrações e passeios imperdíveis no destino

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

La Casa Azul: Museu Frida Kahlo, no México, disponibiliza visita virtual

Artigo anterior

O que fazer em Santiago: 15 atrações e pontos turísticos para visitar

Artigo seguinte

Você pode gostar