Não sabe o que fazer em Porto de Galinhas? Confira 16 atrações turísticas imperdíveis e conheça os principais pontos turísticos do litoral sul de Pernambuco

A famosa praia de Porto de Galinhas faz parte do município de Ipojuca e encanta turistas com sua beleza natural exuberante.

Localizada no litoral sul do estado, Porto de Galinhas é cercada por praias paradisíacas, que são cercadas por uma imensa barreira de corais, que na maré baixa, forma piscinas naturais.

Além disso, o destino está próxima de outras atrações imperdíveis que valem um bate volta, como a Praia dos Carneiros e Maragogi, em Alagoas. Se você está planejando viajar e quer descobrir o que fazer em Porto de Galinhas, confira essa lista com 16 atrações imperdíveis.

16 atrações para conhecer em Porto de Galinhas

Piscinas naturais de Porto de Galinhas

Foto: Divulgação MTUR

Certamente um dos cartões postais mais famosos do Brasil, as piscinas naturais são a principal atração turística de Porto de Galinhas. Localizadas a poucos metros da faixa de areia, as piscinas são formadas por corais que emergem durante a maré baixa. 

Para chegar até lá, os visitantes precisam fazer um excitante passeio de jangada com duração de 10 min. 

Praia da Vila

Atrações turísticas de Porto de Galinhas.

Atrações turísticas de Porto de Galinhas. Foto: Wikimedia Commons

A Praia da Vila é a mais movimentada e mais estruturada do destino. É aqui que saem as famosas jangadas em direção às piscinas naturais e onde está concentrado a grande maioria de restaurantes e bares de Porto de Galinhas.

Maracaípe

Foto: Otávio Nogueira

Muito procurada por surfistas, a Praia de Maracaípe possui ondas perfeitas para praticantes do esporte e eventualmente é palco de importantes campeonatos de surf.

Cercada por um maravilhoso coqueiral, a praia tem poucos quilômetros de extensão e áreas onde o mar é mais calmo.

Pontal de Maracaípe

Foto: Klíssia Gouveia / Wikimedia Commons

Ponto onde acontece o encontro das águas do rio e do mar, o Pontal de Maracaípe é um dos locais mais tranquilos próximos de Porto de Galinhas. 

A região também oferece um passeio de jangada, com parada para observar os calos-marinhos e os cenários formados pelo manguezal.

Projeto Hippocampus 

Foto: Divulgação

Fora do circuito praias e natureza, Porto de Galinhas também possui passeio educativos que são bem interessantes! O Projeto Hippocampus é um centro ambiental que pesquisa e protege as espécies de cavalos-marinhos que vivem na região.

O Projeto Hippocampus fica no centro da vila de Porto de Galinhas, na Rua da Esperança, 700. O escritório abre de terça a sexta das 9h às 12h50 e das 14h30 às 16h50.

Centro de Porto de Galinhas

Foto: Divulgação / Ministério do Turismo

O centrinho tem ótimas opções de restaurantes, bares e algumas lojinhas. É um passeio gostoso para ir a noite, após curtir a praia.

O local é todo enfeitado com as famosas galinhas da cidade e concentra a vida noturna do destino.

Praia do Cupe

Foto: Vi Neves / Wikimedia Commons

A Praia do Cupe possui sua faixa de areia cercada por coqueirais, hotéis de luxo e resorts.

Apesar de possuir o mar violento e atrair muitos surfistas, existe uma área com corais espalhados onde o mar fica mais calmo e aparecem pequenas piscinas naturais na área conhecida como Pontal do Cupe.

Praia de Serrambi 

Foto: Divulgação

A Praia de Serrambi tem águas claras, mornas e calmas. Durante a maré baixa, as piscinas se formam frente à beira, possibilitando alcançá las à nado. Para chegar, é preciso pegar a estrada de Porto de Galinhas a Serrambi e, ao chegar ao centrinho, entrar no condomínio Ponta de Serrambi.

Ateliê Gilberto Carcará

Foto: Divulgação

O mais famoso escultor da cidade tem como marca registrada diversas galinhas entalhadas em tronco de coqueiro. O olindense Carcará encontrou em seu trabalho uma forma de representar o destino utilizando matéria prima da região.

O trabalho de Carcará pode ser visto em toda Porto de Galinhas, mas bem em frente a feira de artesanato (ao lado do centro de informações turísticas) é possível ver algumas de suas galinhas que homenageiam grandes personalidades.

Praia dos Carneiros

Atrações turísticas de Porto de Galinhas.

Foto: ckturistando / Wikimedia Commons

A praia é a mais famosa do município vizinho, Tamandaré. Com clima deserto e pouca estrutura de hotéis e restaurante, a praia tem cenários paradisíacos e ficou famosa por sua pequena e charmosa igreja erguida à beira mar.

O local pode ser conhecido em um passeio clássico oferecido nas agências de turismo de Porto de Galinhas. Nele, os visitantes fazem um divertido passeio de barco com diversas paradas em outras atrações do município.

Mergulho

Foto: Ventura / Wikimedia Commons

Porto de Galinhas é considerado um dos melhores locais para a prática de mergulho de batismo. O motivo são suas águas extremamente transparentes que possibilitam uma visão nítida dos corais e animais que nele vivem.

Diversas escolas de mergulho e agências de turismo oferecem o passeio. O mergulho leva em média 30 minutos e pode ser feito em diferentes pontos da Praia de Porto de Galinhas.

Praia de Muro Alto

Atrações turísticas de Porto de Galinhas.

Foto: Cleferson Comarela / Wikimedia Commons

Perfeita para crianças, a Praia de Muro Alto tem esse nome por abrigar um enorme banco de corais que forma uma gigantesca piscina natural durante a maré baixa. Essa é uma as praias mais populares de Porto de Galinhas e o local é rodeado por inúmeras pousadas e hotéis de charme.

Praia de Calhetas

Foto: Beto Quissak / Wikimedia Commons

A Praia de Galheta já serviu de refúgio para aventureiros e hippies que buscavam sossego em sua pequena vila de pescadores. 

Sem dúvidas uma das mais belas praias do estado do Pernambuco, a incrível Praia de Calheta está localizada no município de Cabo de Santo Agostinho. Além de curtir a pequena faixa de areia e seus restaurantes rústicos, os turistas podem experimentar a tirolesa instalada no topo de um morro, que segue em direção ao mar.

Passeio de buggy

Foto: Divulgação MTUR

O passeio de buggy é um dos mais procurados em Porto de Galinhas. Nele, visitantes percorrem 16 km de praias em Porto de Galinhas, conhecendo o melhor do litoral sul pernambucano. Praias como Muro Alto, Cupe e Maracaípe estão na rota.

Bate volta em Maragogi

Foto: Wikimedia Commons

O destino mais famoso do estado de Alagoas está a apenas 100 km de Porto de Galinhas, podendo ser uma ótima opção de bate volta em 1 ou 2 dias. O trajeto dura em média duas horas e garante aos turistas a chance de conhecer uma das praias mais famosas do Brasil.

Bate volta Recife x Olinda

Foto: Prefeitura de Olinda / Wikimedia Commons

Distante apenas 60 km de distância de Ipojuca, a capital pernambucana e sua vizinha, Olinda, são uma ótima opção de bate volta saindo de Ipojuca. Agências de turismo oferecem um tour panorâmico para conhecer alguns dos principais atrativos das cidades, mas também é possível fazer o translado em ônibus de viagens, público, táxis e aplicativos de viagem compartilhada como Uber.

Leia também:

» Melhor época para conhecer Porto de Galinhas
» Passeios para fazer em Porto de Galinhas
» Roteiro por Maragogi, Tamandaré e Porto de Galinhas na mesma viagem
» Praia de Calhetas, uma outra opção para quem está em Porto de Galinhas

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Argentina proíbe todos os voos domésticos e internacionais até 1° de setembro

Artigo anterior

Boleto Turístico de Cusco: tudo o que você precisa saber

Artigo seguinte

Você pode gostar