Não sabe o que fazer em Salvador? Confira 31 atrações turísticas imperdíveis e conheça os principais pontos turísticos da capital baiana

Considerada Patrimônio Mundial, a capital da Bahia é reconhecida mundialmente por sua cultura, gastronomia, arquitetura, música e por suas belas praias. Salvador é repleta de atrações turísticas para todos os perfis de viajante e um dos destinos mais visitados do Brasil.

Descubra  o conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Salvador, relaxe nas praias urbanas da cidade, confira museus, monumentos importantes e curta a noite divertida da capital baiana.

Se você está indo para Salvador, mas não sabe o que conhecer, confira essa lista com 31 atrações imperdíveis do destino!

31 atrações para conhecer em Salvador

Pelourinho

Atrações Turísticas de Salvador

Atrações imperdíveis de Salvador. Foto: Débora Araújo / Flickr

Patrimônio da Humanidade desde 1985, o Pelourinho reúne casarões e igrejas do século 17 e 18 com fachadas coloridas, que abrigam ateliês, lojas, museus, centros culturais, bares, restaurantes e pousadas.

Popularmente conhecido como “Pelô” é a parte mais conhecida de todo o centro histórico de Salvador, que ainda engloba os bairros: Pilar, Sé e Santo Antônio Além do Carmo.

Elevador Lacerda

Atrações imperdíveis de Salvador

Atrações imperdíveis de Salvador. Foto: Shutterstock

O Elevador Lacerda é um sistema de transporte público da cidade de Salvador, que interliga a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta, à Praça Cayru, no bairro do Comércio.

O elevador possui duas torres com quatro cabines e 73,5 metros de altura. Cada cabine tem capacidade total para 128 pessoas e a viagem dura 22 segundos.

Mercado Modelo

Atrações imperdíveis de Salvador

Atrações imperdíveis de Salvador. Foto: Webysther / Wikimedia Commons

Uma ótima opção para quem deseja fazer compras e levar lembrancinhas de Salvador para parentes e amigos, o Mercado Modelo é um ponto tradicional de turistas que buscam locais para fazer compras. 

Instalado em um prédio de 1861 que serviu como Casa da Alfândega, o espaço abriga centenas de boxes que vendem de fitinhas do Bonfim a roupas e artigos para casa.

Solar do Unhão

Atrações imperdíveis de Salvador

Atrações imperdíveis de Salvador. Foto: Divulgação

Certamente um dos mais belos conjuntos arquitetônicos às margens da Baía de Todos-os-Santos, o Solar do Unhão abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia, reunindo mais de duas mil obras de pintores brasileiros como Di Cavalcanti, Portinari e Tarcila do Amaral.

Além do museu, os visitantes também podem aproveitar o restaurante instalado dentro do casarão e uma pequena praia com águas claras e calmas.

Rio Vermelho

Atrações Turísticas de Salvador

Atrações imperdíveis de Salvador. Foto: Clarissa Pacheco / Flickr

Inspiração para os romances de Jorge Amado, o Rio Vermelho é um dos bairros mais badalados de Salvador e possui uma cena cultural fortíssima. O bairro está repleto de ótimos bares, restaurantes e hotéis de todas as categorias. 

No mês de fevereiro o bairro é palco da famosa Festa de Iemanjá, uma das mais tradicionais da Bahia.

O bairro do Rio Vermelho também é conhecido por sua agitada vida noturna. Um dos locais mais frequentados por jovens e grupos de amigos é o antigo Mercado do Rio Vermelho, também conhecido como Ceasinha, uma área com diversos boxes que foram transformados em bares, lanchonetes e comedorias.

Farol da Barra 

Atrações imperdíveis de Salvador

Atrações imperdíveis de Salvador. Foto: RTookapic / Pexels

Um dos cartões postais mais famosos e bonitos de Salvador, o Farol da Barra fica em uma localização privilegiada, num dos melhores bairros da cidade, em uma praia com mar em tom de azul, considerada uma das mais populares entre turistas e moradores. 

Para chegar ao topo do farol, o visitante precisa encarar 82 degraus, para ter uma vista ainda mais bonita da Baía de Todos os Santos.

Praia da Barra

Principais pontos turísticos de Salvador

Atrações imperdíveis de Salvador. Foto: e_saopaulo / Flickr

A Praia da Barra fica entre os Forte de São Diogo e o Forte de Santa Maria. São aproximadamente 600 metros de faixa de areia com águas calmas e límpidas. 

Em 2007 ela foi considerada a 3ª melhor praia do mundo pelo site do jornal europeu “The Guardian”.

Praia do Porto da Barra

Principais pontos turísticos de Salvador

Foto: Patrick G / Flickr

Uma das praias mais populares de Salvador, a Praia do Porto da Barra está próximo ao centro da cidade e por isso está sempre muito movimentada. Sua orla é repleta de ótimas opções de bares e restaurantes que agitam o bairro no período diurno e noturno.

A Praia do Porto da Barra é perfeita para família com crianças, pois suas águas são sempre calmas e claras.

Forte Santa Maria

Foto: Paul R. Burley / Wikimedia Commons

Tombado pelo Iphan, em 1938 o Forte de Santa Maria, no Porto da Barra, foi construído a partir de 1614, e sua fachada ainda exibe o emblema do Império do Brasil. 

O Forte de Santa Maria fica ao lado da Praia do Porto da Barra e abriga atualmente o espaço Pierre Verger da Fotografia.

Basílica do Senhor do Bonfim

Foto: Foto: Roberto Abreu

Conhecida pela fé dos católicos no padroeiro da cidade, a igreja é um dos maiores ícones do estado e chama atenção por suas dimensões e pela posição de destaque em foi que instalada, na Sagrada Colina.

Fundação Casa de Jorge Amado 

Foto: Wikimedia Commons

Criado em 1986, a Fundação Casa de Jorge Amado ocupa um casarão bem em frente ao Largo do Pelourinho. 

O local conta com as obras traduzidas em 49 idiomas e foram publicadas em mais de 60 países, para que sua obra jamais fosse perdida. Funciona de Segunda à Sexta de 10h até às 18h, sendo os sábados de 10h até às 16h.

Praia de Itapuã

Foto: Portal da Copa/ME

Imortalizada por Caetano Veloso e Vinícius de Moraes, a Praia de Itapuã é um dos pontos turísticos imperdíveis de Salvador. Além do Farol, a praia tem águas verdes, pedras, coqueiros, piscinas naturais e areias claras.

O bairro de Itapuã fica no leste de Salvador, quase saindo da capital baiana e no limite com a cidade vizinha de Lauro de Freitas.

Praia de Stella Maris 

Atrações Turísticas de Salvador

Foto: Marvin Kennedy / Wikimedia Commons

Considerada uma das praias mais bonitas de Salvador, Stella Maris possui boas ondas para a prática do surf, mas também tem trechos protegidos por pedras que formam piscinas naturais na maré baixa, atraindo famílias com crianças. 

Cercada por resorts e casas de veraneio, a praia tem clima tranquilo, areia fofa e poucos ambulantes.

Forte São Marcelo 

Atrações Turísticas de Salvador

Foto: Portal da Copa/ME

Situado na Baía de Todos os Santos, o Forte São Marcelo, também conhecido como Forte do Mar, foi construído nos séculos 17 e 18 sobre um banco de arrecifes a cerca de 300 metros da costa. Hoje, o local um centro cultural com exposições de objetos históricos encontrados na capital baiana.

Casa do Carnaval da Bahia

Foto: Divulgação

Localizada no Pelourinho, ao lado da Catedral Basílica, a Casa do Carnaval é um projeto do artista, designer e cenógrafo Gringo Cardia. O espaço funciona como museu e seu grande diferencial é a interatividade entregue aos visitantes por meio de diversos recursos multimídia.

MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia) 

Principais pontos turísticos de Salvador

Foto: Robson Mendes / AGECOM

considerado o principal espaço para a arte contemporânea do Estado e um dos mais importantes do país, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) fica no Solar do Unhão e oferece exposições de artistas visuais consagrados do Brasil e no exterior.

Morro do Cristo 

Principais pontos turísticos de Salvador

Foto: Divulgação

Bem ao lado da Praia da Barra, o Morro do Cristo é um ótimo local para observar os cenários maravilhosos do litoral de Salvador. O morro possui uma bela escultura do Cristo Redentor em sua parte mais alta e aos finais de semana recebe muitos grupos de amigos que utilizam a área verde para praticar atividades ao ar livre e piqueniques.

Praia de Ondina

Principais pontos turísticos de Salvador

Principais pontos turísticos de Salvador. Foto: Divulgação

Apesar de pequena, a Praia de Ondina é bem popular entre os moradores da cidade. Sua faixa de areia possui muitas pedras que formam pequenas piscinas naturais durante a maré baixa e sua orla está sempre muito movimentada.

Praia do Buracão

Atrações Turísticas de Salvador

Atrações Turísticas de Salvador. Foto: via Tripadvisor

O acesso a esta praia fica em uma rua residencial do bairro do Rio Vermelho. A praia tem clima tranquilo, mas possui mar agitado e correnteza forte.

Essa é uma opção indicada para quem busca um local com menos movimentação de pessoas. Vale lembrar que não existem restaurantes ou bares na faixa de areia, apenas comerciantes ambulantes que passam com certa frequência próximo à entrada da praia.

Igreja e Convento de São Francisco 

Principais pontos turísticos de Salvador

Principais pontos turísticos de Salvador. Foto: Ana Claudia Shcad / Wikimedia Commons

Com interior totalmente coberto de ouro, a majestosa Igreja e Convento de São Francisco são importantes edificações históricas da cidade de Salvador. Seus interiores são ricos em detalhes. 

O teto da igreja possui ilustrações com passagens da vida de cristo e as mobílias são todas de época e a imensa quantidade de ouro e de detalhes fazem com que este seja considerado o principal representante do barroco da Bahia.

Palácio Rio Branco

Atrações Turísticas de Salvador

Atrações Turísticas de Salvador. Foto: Webysther / Wikimedia Commons

Antiga sede do Governo do Estado abriga o Memorial dos Governadores onde é possível encontrar insígnias, espadas, chaves de cidades, diplomas, cartas, punhais, cristais, louças, livros, medalhas, fotos e objetos pessoais como cinzeiros, abridores de cartas e canetas dessas personalidades, todos doados por moradores da cidade.

O Palácio Rio Branco também possui uma as vistas mais bonitas de Salvador para a Baía de Todos os Santos, o Forte de São Marcelo e a Cidade Baixa.

Praça da Sé 

Principais pontos turísticos de Salvador

Principais pontos turísticos de Salvador. Foto: Larissa Paschoal / Flickr

O Bairro da Sé é o mais antigo e o mais central de Salvador. A praça surgiu em 1930, quando a Igreja da Sé e um quarteirão inteiro de casarões dos séculos XVII e XIX, ocupados pelo comércio, foram demolidos para implantação da linha de bonde elétrico.

A Praça também abriga monumentos e construções importantes da cidade como o Palácio Arquiepiscopal e o Memorial das Baianas.

Praia do Flamengo 

Atrações Turísticas de Salvador

Atrações Turísticas de Salvador. Foto: Foto: Márcio Filho / Flickr

Localizada em um bairro mais afastado de Salvador, a Praia do Flamengo compõe a lista das belíssimas praias urbanas da capital baiana.

Com faixa de areia extensa, a Praia do Flamengo é o tipo de praia para todos os gostos. e você for daqueles que gosta de ficar mais em paz na hora de curtir um sol, a praia possui alguns trechos sem muita movimentação, mas se você curte agitação, existe um lado da praia que há movimentação e barracas com estruturas como massagem, espaço infantil, lojas, duchas e cardápios bem variados.

Lagoa do Abaeté 

Principais pontos turísticos de Salvador

Principais pontos turísticos de Salvador. Foto: Portal da Copa/ME

Rodeada por dunas de areia branca, a Lagoa do Abaeté está situada na área de proteção ambiental Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, no bairro de Itapuã, em Salvador.

Ponta do Humaitá

Atrações Turísticas de Salvador

Atrações Turísticas de Salvador. Foto: Junior nit / Wikimedia Commons

Escondida na península de Itapagipe, na Cidade Baixa, a Ponta do Humaitá é um ótimo local para observar as belezas da Baía de Todos os Santos. O local reúne um pequeno farol, um convento e uma charmosa igrejinha, e é considerado um dos melhores locais par aproveitar o pôr do sol.

Arena Fonte Nova

Principais pontos turísticos de Salvador

Principais pontos turísticos de Salvador. Foto: David Campbell / Wikimedia Commons

Com capacidade para 50 mil pessoas, o estádio foi um dos primeiros a serem inaugurados no país para receber a Copa do Mundo de 2014. Se você for apaixonado por futebol, não deixe de conferir o tour oferecido pelo local, com visita guiada pelo estádio e curiosidades. O passeio acontece diariamente e dura 1h15.

Museu Afro-Brasileiro da UFBA

Atrações Turísticas de Salvador

Atrações Turísticas de Salvador. Foto: Divulgação

O Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia é um dos poucos no país a tratar exclusivamente das culturas africanas e está instalado no edifício da primeira escola de Medicina do Brasil, que hoje é propriedade da Universidade Federal da Bahia.

Praça da Cruz Caída 

Principais pontos turísticos de Salvador

Principais pontos turísticos de Salvador. Foto: gegeben / Wikimedia Commons

A praça está localizada no centro antigo da cidade ao lado do Museu da Misericórdia. O espaço é o dono de uma das vistas mais bonitas da cidade, principalmente no pôr do sol. Em seu centro existe uma enorme escultura conhecida como Monumento da Cruz Caída que homenageia o desaparecimento da antiga Igreja da Sé.

Museu da Misericórdia

Atrações Turísticas de Salvador

Atrações Turísticas de Salvador. Foto: Santa Casa da Bahia

Museu da Misericórdia Instalado em um imponente palacete do século XVII, o Museu da Misericórdia é um dos mais importantes espaços culturais da Bahia e possui em seu acervo obras que contam um pouco da história do estado e do país.

O espaço possui acervo com quase 3 mil peças catalogadas, contextualizando uma narrativa histórica de quase 500 anos.

Catedral Basílica de Salvador

Principais pontos turísticos de Salvador

Principais pontos turísticos de Salvador. Foto: WorldCat / Wikimedia Commons

Construída em 1657, a igreja levou 18 anos para ser erguida e hoje é uma das mais importantes construções sacras do Brasil Colonial. A igreja possui obras de grande valor, com telas de diversos pintores, móveis em jacarandá e diversos objetos sacras em ouro e prata.

Ilha de Itaparica

Atrações Turísticas de Salvador

Atrações Turísticas de Salvador. Foto: Fspbrito / Wikimedia Commons

A maior ilha da Baía de Todos os Santos abriga os municípios de Itaparica, parte histórica da ilha com algumas construções coloniais em ruas de paralelepípedo, e Vera Cruz, onde estão as praias mais frequentadas. A melhor forma de chegar no local é embarcando no ferry boat que sai do Terminal de São Joaquim e chega a Bom Despacho, em Itaparica. 

Leia também:

» 7 hotéis e pousadas bem localizadas para você ficar em Salvador
» Praias para conhecer em Salvador e arredores
» Bahia: veja 9 fotos das melhores praias de Salvador e entornos
» Melhor época para conhecer Salvador

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Melhores Termas de Budapeste: veja quais conhecer na cidade

Artigo anterior

La Casa Azul: Museu Frida Kahlo, no México, disponibiliza visita virtual

Artigo seguinte

Você pode gostar