ONU revela projeto de "cidades flutuantes" para o futuro
Chamada de OCEANIX City, as construções ajudariam as regiões afetadas por conta das mudanças climáticas
Um dos maiores riscos gerados pelo aquecimento global é o aumento do nível do mar. Esse problema poderá afetar diversas cidades próximas ao litoral, como Nova York, Tóquio, Veneza e Amsterdã. O assunto vem sendo discutido a anos e já existem diversos estudos voltados à solução desse problema.
O escritório de arquitetura BIG, localizado nos Estados Unidos, acaba de apresentar uma solução à ONU. Trata-se de um projeto grandioso apelidado de “Oceanix City”, ou Cidades Flutuantes, um conjunto de pequenas ilhas que podem acomodar até 1.650 pessoas.
O projeto consiste basicamente no agrupamento de aldeias flutuantes, formando um arquipélago totalmente sustentável, com capacidade para produzir sua própria comida, energia e água potável.
“Estamos prontos para o diálogo sobre as Cidades Flutuantes Sustentáveis para assegurar que este setor seja mobilizado com bons resultados e para o benefício de todas as pessoas”, disse Maimunah Mohd Sharif, diretor executivo da ONU-Habitat e subsecretário-geral da ONU, em um comunicado enviado por email para o portal IFLScience.
As ilhas flutuantes também serão à prova de inundação e fora projetadas para resistir outras catástrofes naturais, como mega tempestades e furacões de nível 5. Além disso, elas também poderão ser desatadas e rebocadas para um local mais seguro no caso de outras mudanças climáticas.
» 7 ecovilas brasileiras para conhecer, aprender e descansar
» Aéreas vão fiscalizar com mais rigor tamanho das bagagens de mão
» Assento para viajar em pé nos aviões pode estar mais próximo da realidade
» Artista japonês viaja por todo o país e usa rota do GPS para pedir namorada em casamento
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com