A partir de maio as malas que ultrapassarem as medidas determinadas deverão ser despachadas e estarão sujeitas à cobrança 

Quem tem uma viagem de avião marcada para os próximos dias deve se atentar ao tamanho da sua bagagem de mão. A partir desta quarta-feira (10) a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) inicia uma campanha de orientação e fiscalização de bagagens de mão fora das especificações exigidas.

Quatro aeroportos pelo país iniciam hoje a verificação – Juscelino Kubitscheck (Brasília), Afonso Pena (Curitiba), Viracopos (Campinas) e Aluízio Alves (Natal) – que se estenderá a outros 12 aeroportos nacionais durante as próximas semanas (confira o calendário abaixo).

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

A princípio, a ação terá como objetivo apenas orientar os passageiros que embarcarem nesses terminais. A partir de maio, no entanto, quem apresentar bagagens de mão diferentes do tamanho exigido terá que despachá-las e arcar com os valores cobrados para este serviço. De acordo com a associação, a medida é uma solução para melhorar o fluxo de passageiros e evitar atrasos nos aeroportos, além de aumentar a oferta de passagens com valores promocionais.

Como será a fiscalização?

As medidas máximas que as malas devem ter foram implementadas pela ABEAR e valem nas quatro companhias aéreas brasileiras (Latam, Avianca, Azul e Gol). Para conferir o tamanho da bagagem de cada passageiro, a associação contratou uma empresa terceirizada que vai monitorar visualmente o tamanho de cada bagagem em uma área antes do raio-X. Se aparentarem estar fora do padrão, será utilizado um gabarito para verificar as medidas.

Como informamos acima, a princípio a fiscalização terá caráter educativo e de orientação. Porém, a partir de maio, as malas que ultrapassarem as medidas deverão ser despachadas e estarão sujeitas à cobrança.

Quais as dimensões da bagagem de mão?

Cada passageiro pode levar gratuitamente em cada embarque uma bagagem com até 10 quilos e dentro das medidas estipuladas: a mala não deve ultrapassar os 55 centímetros de altura, os 35 centímetros de largura e os 25 centímetros de profundidade.

Foto: Divulgação/Abear

Além da bagagem de mãos os passageiros também podem incluir mais um item pessoal como sacola de compras, bolsa ou notebook. Neste caso, o amanho máximo é de 45 cm de largura, 20 cm de profundidade e 35 cm de altura.

Calendário da ação nos aeroportos

Cada aeroporto participante da campanha educativa da Abear começará a fiscalização em diferentes datas. Confira abaixo o calendário:

10 de abril

  • Juscelino Kubitschek (Brasília)
  • Afonso Pena (Curitiba)
  • Viracopos (Campinas)
  • Aluízio Alves (Natal)

17 de abril

  • Confins (Belo Horizonte)
  • Pinto Martins (Fortaleza)
  • Guararapes Gilberto Freyre (Recife)
  • Luís Eduardo Magalhães (Salvador)
  • Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém)

24 de abril

  • Santa Genoveva (Goiânia)
  • Salgado Filho (Porto Alegre)
  • Congonhas (São Paulo)
  • Internacional de São Paulo (Guarulhos)
  • Galeão (Rio de Janeiro)
  • Santos Dumont (Rio de Janeiro)

» Quais os documentos necessários para viajar de avião com crianças?
» Guia de praias indicadas para crianças no Brasil
» Viagens para fazer no Brasil com crianças
» Paris com crianças: quais passeios fazer e onde ir?

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


São Paulo: mirante do Edifício Martinelli vai reabrir com restaurantes, lojas e cafés

Artigo anterior

Assento para viajar em pé nos aviões pode estar mais próximo da realidade

Artigo seguinte

Você pode gostar