melhores parques em curitiba

Parques em Curitiba: confira os melhores locais para passear ao ar livre na capital curitibana

09-Nov-2021
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Brasil 09-Nov-2021

Melhores parques de Curitiba: a capital do estado do Paraná contém diversas áreas verdes super fotogênicas e perfeitas para fazer um passeio ao livre, confira as opções!

Anúncio

Cheia de áreas verdes, Curitiba é uma cidade convidativa para fazer longas caminhadas nos parques e bosques que cercam a cidade.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Curitiba, ao destino possui 17 milhões de metros quadrados de parques e praças. Se você está buscando um local para fazer um piquenique, fazer uma caminhada ou dar um rolê de bike, confira os melhores parques em Curitiba para passear com a família e amigos.

Melhores parques de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

Foto: Vitor Mendes Stafusa / Unsplash

Principal cartão postal da cidade, o Jardim Botânico de Curitiba é um local imperdível. Inaugurado em 1991, o parque chama atenção com seus jardins inspirados no estilo francês e sua enorme estufa, que abriga diversas espécies de plantas da Mata Atlântica.

Anúncio

A estufa principal possui três abóbodas do estilo Art Noveau, detalhes que foram inpirados no Palácio de Cristal de Londres. A estufa é totalmente climatizada e de seu interior é possível ter uma vista fascinante do jardim.

O espaço também conta com o Museu Botânico Municipal, um espaço de estudo e pesquisa que abriga 400 mil exemplares da fauna brasileira, lagos, quadras e um velódromo.

Outra atração que não pode ficar de fora do seu roteiro em Curitiba e que faz parte do parque é o belo Jardim das Sensações. Nele o visitante pode ter a incrível experiência de caminhar com os olhos vendados, enquanto percorre o caminho descaços, sentindo o suave perfurme das flores e ouvindo o som do vento e de cascatas!

Parque Tanguá

Foto: Ricardo Salvatierra / Unsplash

Outro parque imperdível de Curitiba é o Parque Tanguá. A atração foi construída em um antigo complexo de pedreiras e possui um mirante com uma das vistas mais bonitas de Curitiba, considerado por muitos o melhor local para conferir o pôr-do-sol da cidade.

Anúncio

A área impressiona com seu enorme jardim em estilo francês e um imenso espelho d’água em frente a uma bela estrutura com vista para a cachoeira artificial que desaguá no lago localizado na parte inferior do parque. Este é tmame um ótimo local para quem deseja se exercitar e fazer uma corrida. O Parque Tanguá tem estacionamento, banheiros e lanchonete, e funciona diariamente das 8h às 18h.

Parque Barigui

Foto: João Leal Junior / Divulgação

O Parque Barigui é um dos mais movimentados e maiores da cidade. Lá você encontrará diversas áreas com equipamentos de ginástica, quadras poliesportivas, ciclovia, pistas para corrida, churrasqueiras, quiosques e restaurante.

Anúncio

O Barigui ocupa 140 hectares do território de quatro bairros e fica aberto ininterruptamente, todos os dias do ano.

Aos finais de semana o parque recebe turistas e moradores que estendem suas cangas e passam a tarde ao redor do lago principal onde é possível avistar as simpáticas capivaras que vivem na área.

Outra opção para visitar durante o seu passeio no Parque Barigui é o Museu do Automóvel, um espaço que conta com 150 carros antigos no seu acervo.

Parque Tingui

Foto: Faestorilio / Wikimedia Commons

Localizado às margens do rio Barigui, o parque de mesmo nome possui uma bela área verde que contém lagos, ciclovia, parque e uma incrível réplica da igreja ucraniana de São Miguel Arcanjo no Memorial Ucraniano.

Anúncio

O nome do Parque é uma homenagem aos índios tinguis que habitavam a região por época de sua colonização pelos portugueses. Uma estátua representando o cacique Tindiquera, da tribo Tingui, está colocada na entrada do Parque.

Este é um ótimo ponto para conhecer um pouco mais da história da cidade e conhecer algumas curiosidades dos povos ucranianos que migraram para o estado.

Bosque Alemão

Foto: Unsplash

Localizado no bairro Jardim Schaffer, o Bosque Alemão é uma área que homenageia a cultura e as tradições dos imigrantes alemães que foram para o estado.

Uma das atrações mais interessantes é a Torre dos Filósofos do Bosque Alemão, com um mirante em madeira, de quase 20m de altura, de onde se tem uma vista panorâmica de Curitiba.

Anúncio

O Bosque Alemão é uma das atrações que fazem parte do trajeto percorrido pela Linha Turismo.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo