4 passeios culturais para fazer em São Paulo

30-Abr-2019
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Cidade de São Paulo 30-Abr-2019

Separamos os principais centros culturais da capital paulista que merecem ser explorados com atenção em uma visita ao destino

Anúncio

A cidade de São Paulo oferece muitos passeios e lugares que valem a pena conhecer, entre eles os centros culturais. Muitas pessoas pensam que visitar museus e galerias pode sair um pouco caro, mas na capital paulista é totalmente o contrário. As atrações culturais são gratuitas e abertas ao público em geral, por isso recebem inúmeros visitantes ao longo dos dias.

Escolhemos os principais roteiros culturais em São Paulo pensando em localização e facilidade de acesso, à partir do centro da cidade. Então com um perto do outro, você pode fechar essa lista em apenas um dia.

Passeios culturais em São Paulo

Itaú Cultural

Foto: Divulgação

Outro roteiro cultural em São Paulo é o Itaú Cultural. Também localizado na Avenida Paulista, o prédio conta com exposições gratuitas, sendo que a principal é para interessados na história do Brasil.

Anúncio

A exposição permanente do prédio se chama Coleção Brasiliana, Espaço Olavo e Setubal, reúne mais de mil itens que contam a história do país. Lá é um ótimo lugar para aprender coisas novas, já que a disposição do acervo é em ordem cronológica, desde o descobrimento do Brasil até o surgimento das primeiras revistas e obras produzidas.

Dentro dessa linha do tempo é possível encontrar pinturas, gravuras, moedas antigas e manuscritos originais. Além de ter um espaço bem grande separado para a fauna, flora e para a história do índios brasileiros.

As outras exposições não são permanentes, mas tendem a ser mais interativas, contando muitas vezes com a participação do visitante. Todas disponibilizam mecanismos como e TV e fones de ouvido, que juntos explicam um pouco mais do que está sendo exposto.

Como o prédio é muito grande, também conta com teatro, apresentações musicais, audiovisuais e literárias. No entanto, para quem quiser explorar ainda mais essas atrações, é preciso consultar as informações do

Anúncio
site.

IMS – Instituto Moreira Salles

Foto: Divulgação

O Instituto Moreira Salles está localizado perto do metrô Consolação, na Avenida Paulista, e traz as melhores galerias para quem ama fotografia. O local é palco de eventos, oficinas e principalmente de exposições. Além de oferecer salas de cinemas, com programações mensais e uma biblioteca aberta ao público.

Anúncio

É considerado um dos principais centros culturais da cidade de São Paulo, porque suas galerias estão sempre mudando, ou seja, o conteúdo e as programações não param. Caso você ame esse tipo de ambiente, precisa saber que as salas também estão carregadas de temáticas históricas, que acompanham a trajetória do fotógrafo.

O prédio conta com mais um diferencial: é muito bem localizado e traz uma vista panorâmica belíssima da Avenida Paulista. Por isso, acaba atraindo pessoas para o lugar, que possui também um espaço para trabalho e lazer.

MIS – Museu da Imagem e do Som

Foto: Divulgação

Outro espaço cultural que não poderia faltar na nossa lista de dicas é o MIS- Museu da Imagem e do Som. Conhecido como o museu mais pop de São Paulo, não possui um acervo fixo, por isso sempre traz coisas novas para seus visitantes.

Anúncio

Não é chamado de Imagem e Som à toa, o museu traz em sua maioria exposições que disponibilizam sons para contracenar com o que é mostrado visualmente, resultando em uma sensação sensorial muito mais lúdica para quem está ali.

Outro ponto positivo é que muitas das exibições contam com a participação dos visitantes, ou seja, é possível tocar e mexer nas obras sem medo, quebrando a concepção padrão que as pessoas têm de museus.

O local é gratuito e normalmente suas exposições mais elaboradas tem um grande período de duração, além ser beneficiado por estar próximo à Avenida Paulista. Por isso, esse lugar faz parte do nosso roteiro cultural em São Paulo.

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Foto: Divulgação

O Museu de Artes de São Paulo, conhecido como MASP, é uma das atrações culturais mais conhecidas de toda América Latina e não pode faltar na sua lista de visitação. Atualmente, o acervo conta com mais de oito mil peças, sendo elas de artistas nacionais e internacionais. Nomes de peso como Di Cavalcanti e Picasso circulam os corredores do edifício.

Anúncio

O MASP está localizado no centro da Avenida Paulista e de terças feiras é um passeio gratuito, nos demais dias da semana o preço é R$ 15. Na hora de entrar geralmente não há fila, mas quando o museu abre as portas para uma exposição inédita talvez seja preciso esperar um pouco.

O prédio conta com um acervo fixo de obras, mas todo ano recebe exposições diferentes para atrair o público. Além disso, trabalha com uma política de intercâmbio com outros museus, por isso, não importa quantas vezes você visite o lugar, sua experiência nunca vai ser a mesma.

As galerias disponíveis não abrigam somente pintura, há também esculturas e fotografias. Sendo que, ao variar nas exposições, o MASP traz diferentes tipos de arte, como costura, colagem e outros estilos artísticos, na tentativa de expandir a concepção de Arte de seus visitantes.

Leia também:

Anúncio

» Turistando em São Paulo: lugares para conhecer com entrada gratuita
» Veja as principais atrações para conhecer no centro de São Paulo
» Guia de Museus na cidade de São Paulo
» 70 passeios gratuitos para fazer em São Paulo

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo