Pirenópolis, história e atrações naturais no interior de Goiás
A apenas 133 km de Brasília encontra-se Pirenópolis, uma pequena cidade histórica que chama atenção pelo seu conjunto arquitetônico com casas coloniais, igrejas, ruas e becos de pedra super conservados. A cidade foi um dos primeiros municípios do estado do Goiás e foi tombado como conjunto urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Pirenópolis é abraçada pela serra que deu origem ao seu nome, com montanhas cobertas pela raríssima vegetação de cerrado rupestre. Os principais atrativos da região são as belezas naturais, como mirantes, reservas, formações rochosas, nascente, cachoeiras e as belas paisagens que complementam a região.
Cm um ótima infraestrutura para turistas, a cidade sempre possui um movimento constante aos finais de semana. Mas a cidade fica lotada, durante as comemorações da Festa do Divino, considerada uma das manifestações folclóricas mais bonitas do Brasil, o Festival Gastronômico de Pirenópolis, o festival Canto da Primavera, o Piri Jazz Festival e a Flipiri a festa literária de Pirenópolis.
Atrativos da cidade:
Parque da Serra dos Pireneus
As trilhas em meio cerrado de altitude, com formações rochosas datadas de 2 bilhões de anos, o Pico dos Pireneus com 1.385 mts de altitude é o ponto mais alto da região, onde encontramos o mirante da Capelinha com vista panorâmica de rara beleza. Como divisor de águas continental o parque possui grande quantidade de nascentes que abastecem duas das principais bacias hidrográficas do Brasil, alguns riachos possui piscinas naturais com águas cristalinas para banho. A sua rica diversidade vegetal nos contempla com várias espécies endêmicas.
Cachoeira do Dragão
Formada por 8 cachoeiras, sendo a maior com uma queda de 73 metros, a Cachoeira do Dragão possui 4,5 km de trilhas, passando por campos úmidos, cerrados e campos rupestres. A cachoeira fica a 40 km de distância da cidade.
Cachoeira do Abade
Com 22 metros de altura, essa incrível cachoeira é um paraíso para amantes do rapel. A cachoeira forma um paredão fechado pela mata, sua queda termina em um enorme poço com águas verdes. Essa maravilha fica a apenas 17km da cidade. O local também conta com uma ótima infraestrutura com banheiros, locais para laches, lojinhas e estacionamento.
Cachoeira das Araras
Localizada no Rio Dois Irmãos, à 18 km o centro histórico, a Cachoeira das Araras é indicada para todas as idades. A cachoeira também conta com um lago para pesca, alojamentos, acampamentos, ranchos e um restaurante, sendo uma ótima opção para quem deseja um lugar tranquilo, para visitar com as crianças.
Fazenda Babilônia
Fundada pelo comendador Joaquim Alves de Oliveira no final do século XVIII, a fazenda Babilônia possui construção original e um pequeno museu com objetos do século XIX. A fazenda também possuí uma capela construída pelos escravos da época e abriga em seu interior a imagem do escultor Veiga Vale, maior escultor sacro do centro-oeste. O passeio fica ainda mais completo com a degustação do delicioso café colonial, servido em uma verdadeira cozinha rural com mais de 40 itens elaborados na própria fazenda.
Museu das Cavalhadas
Exposição permanente sobre a Cavalhada de Pirenópolis com peças, fotos, vestuários, máscaras e objetos usados no evento.
Cidade de Pedra
O maior complexo de formações rochosas quartzíticas ruiniformes do Brasil. São cerca de 500 ha onde predomina o puro cerrado rupestre, vegetação sobre rocha típica com alto grau de endemismo. São rochas sedimentares do período pré-cambriano de cerca de 1 milhão de anos que estão entre as mais velhas do continente.
Cachoeira da Usina Velha
Complexo de 3 quedas altas e diversas corredeiras e poços para banho. É a mais próxima da cidade de Pirenópolis, ficando apenas a 3,5 km do centro. Caminhada de 400 metros do estacionamento. É possível o acesso próximo de ônibus com caminhada alternativa de 800 metros. Terreno pedregoso, porém com com diversas áreas rasas para banho.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Igreja colonial construída em 1728 com grossas paredes em taipa-de-pilão. Considerada a maior e mais antiga igreja de Goiás e também o mais antigo monumento tombado do centro oeste.
Planeje sua viagem:
Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje:
Leia também:
30 roteiros para quem gosta de aventura
Jovem dá a volta na Europa gastando apenas 1 euro por dia
Os melhores passeios para fazer em Angra dos Reis
Viajando o mundo como voluntário: uma viagem para o bem
Destinos exóticos para visitar no Brasil
Fotos: Francisco Aragão, Márcia Procopo, Aduarte, Fábio Malaguti, Alessandra Fratus, Alberto Ruy Oliveira Afonso
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com