PPS na Irlanda: o que é, para que serve e como tirar o seu
O Personal Public Service, também chamado de PPS, é um dos documentos mais importantes para estudantes brasileiros que desejam trabalhar na Irlanda
Se comparado ao Brasil, o PPS é basicamente o nosso CPF, tendo a mesma equivalência. Trata-se de um número de referência do cidadão que dá acesso aos serviços de assistência social e outros benefícios, como emissão da carteira de motorista, número de registro para conseguir trabalho, abrir uma conta em um banco irlandês, entre outros.
O PPS – Personal Public Service, é um documento obrigatório para qualquer estrangeiro que queira estabelecer uma vida no país, inclusive para estudantes que contrataram intercâmbio na modalidade trabalho e estudo na Irlanda, já que esse tem um período mínimo de permanência e um visto diferente (Stamp 2). Esse documento também é fundamental para quem deseja trabalhar legalmente na Irlanda ou registrar uma empresa no país.
Algumas agências oferecem assessoria completa ao intercambista que quer trabalhar em programas no estilo “
Entenda a seguir como funciona o documento e descubra como agendar o PPS e legalizar sua documentação no país:
Como tirar o PPS da Irlanda?
Para tirar o seu PPS é necessário acessar o MyWelfare e criar um cadastro. Após a confirmação, você receberá um login e uma senha para acessar funções privadas deste site.
Vcê também poderá solicitar seu PPS no Department of Social Protection. Cada destino irlandês conta com o seu próprio departamento. É possível visitar o site oficial e obter todas as informações e endereços para solicitar o PPS. Mas, para facilitar, também indicamos os lugares para tirar o seu PPS a seguir:
Vale lembrar também que a solicitação do PPS não pode ser feita antes de você chegar na Irlanda, visto que a requisição deve ser feita pessoalmente pela pessoa interessada na criação do documento. Ninguém poderá fazer isso por você.
Quem pode fazer o PPS?
Basicamente, desde 2014 só podem tirar o PPS as pessoas que se enquadrarem em algum desses casos:
- Estudantes que tiverem um emprego formal na Irlanda. Neste caso os empregados que possuem uma oferta de trabalho no país, comprova o contrato por uma carta do empregador que se responsabiliza pelo estrangeiro;
- Pessoas que desejam tirar a carteira de habilitação irlandesa ou transferir a sua documentação já existente no Brasil, também podem solicitar o PPS;
- Pessoas que possuem comprovante de residência oficial no país, responsáveis pela sua própria conta de luz ou água da casa onde mora.
Depois de obter o PPS, o solicitante terá alguns benefícios e compromissos que comprovam o vínculo dele no país, conforme o tempo de permanência indicado no visto de estudante ou renovação do curso. Com o PPS em mãos, os intercambistas podem:
- Ter um trabalho formal em uma empresa no país;
- Ter uma identidade estudantil;
- Adquirir passe de viagem gratuito;
- Possibilidade de alugar um apartamento ou residência;
- Usufruir dos benefícios da assistência social irlandesa;
- Tirar uma carteira de motorista;
- Alterar a carteira de motorista;
- Tornar-se titular da conta de água do local onde pretende morar;
- Acessar serviços de saúde pública;
- Conseguir subsídios para moradia;
- Empreender no país (abrir uma empresa);
- Pagar os impostos para o governo irlandês;
Outras dicas sobre intercâmbio na Irlanda
- Qual é o custo de vida na Irlanda?
- Escolas certificadas para estudar na Irlanda
- 9 motivos para fazer intercâmbio na Irlanda
- Intercâmbio na Irlanda com trabalho e estudo
- Como tirar o IRP: visto de estudante na Irlanda
- Como tirar o Leap Card: cartão de transporte na Irlanda
Leia também:
» 9 motivos para fazer intercâmbio na Irlanda
» Roteiro de 15 dias no Reino Unido: 5 cidades escolhidas a dedo
» Ilhas de Aran na Irlanda, a calmaria sedutora de um lugar isolado
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com