Qual a melhor época para viajar para a Europa?
Vai viajar para a Europa e quer saber qual é a melhor época para conhecer os destinos do continente? Confira nossas dicas e saiba como é cada época na Europa
A Europa é o continente que mais recebe turistas no mundo e os brasileiros não são exceção à regra. Destinos como Lisboa, Porto, Paris, Madrid e Roma estão entre os mais procurados por turistas que partem do Brasil. E não é por menos. O Velho Continente tem muitos atrativos, sejam culturais, históricos ou naturais. Isso faz com que viajar para a outra ponta do Oceano Atlântico seja um programa para qualquer estação.
Porém, para escolher a melhor época para viajar para a Europa é preciso saber o que se espera da viagem. Afinal, o que você pretende ver e fazer por lá tem relação direta com o clima. Por exemplo, se a sua ideia é curtir os dias de sol na Costa Almafitana, não adiantará viajar para lá no inverno. Do mesmo modo que o viajante que quer ver neve não deve programar sua ida à Europa nos meses quentes.
Mas não se preocupe. Neste post você encontrará tudo o que precisa saber sobre as estações do ano e o clima no continente. Assim, poderá programar sua viagem à Europa escolhendo a melhor época de acordo com seus objetivos.
Qual o mês que mais chove na Europa?
Janeiro costuma ser o mês que mais chove na Europa, mas o período chuvoso vai de outubro a março, justamente durante o inverno. Nesse período, os dias são mais curtos no continente e há mais possibilidade de chuvas em vários destinos europeus. É válido dizer, no entanto, que em muitos lugares a neve predomina também neste período, sobretudo em dezembro.
Quando chove menos na Europa?
O verão é a época do ano em que menos chove na Europa, principalmente a partir de julho. A estação, que vai até setembro, é seca e tem temperaturas elevadas, inclusive nos países mais frios. Por isso, esta época do ano é considerada a alta temporada nos destinos europeus. No entanto, uma desvantagem de viajar no verão são os preços salgados em praticamente todos os lugares turísticos. O clima, o alto fluxo de turistas e as férias escolares encarecem tudo por lá.
Como é cada época do ano na Europa
Verão
Alta temporada no Velho Continente, o verão é quando a vida transborda pelas cidades europeias, já que é época de férias escolares e quando o frio finalmente dá uma trégua. Durante os meses de julho a setembro, os restaurantes e bares bombam, os parques ficam cada vez mais verdes e lotados, assim como os pontos turísticos.
Porém, se você não gosta de muvuca, não planeje uma viagem para as cidades mais visitadas da Europa, como Roma, Barcelona ou Londres. Tudo estará lotado a todo tempo nesta época do ano. Mas isso não quer dizer que não será possível aproveitar a viagem. Os pontos turísticos são muito bem estruturados e preparados para o grande fluxo de turistas na alta temporada, no entanto, prepare-se para as filas.
O verão europeu também é quando a maioria dos grandes eventos de música acontecem, como o Lovebox na Inglaterra, o Electrobeach Music Festival na França e o Open Beatz Festival na Alemanha. Pequenos festivais de verão aparecem em várias cidades europeias. Ruas são fechadas e abarrotadas de food trucks e palcos são montados em praças públicas para receberem os mais diferenciados estilos de música.
Outro ponto muito importante a ser considerado ao
Outono
No outono, o fluxo de turistas ainda é grande na Europa, mas já não é tão intenso quanto nos meses anteriores. Ótima época para viajar, se você não se dá bem com temperaturas extremas. Nos meses de setembro e outubro até meados de novembro, o calor começa a dar uma trégua, mas o frio congelante do inverno ainda não deu as caras.
Fazer os famosos walking tours pelos pontos turísticos famosos das cidades europeias possui um charme a mais com as folhas das árvores ganhando aquela coloração alaranjada, fazendo com que o turista se sinta dentro de uma comédia romântica de Hollywood. O ambiente atrai principalmente casais pela atmosfera romântica que o outono traz.
Mas engana-se quem pensa que junto com o verão a animação também deixa o continente. Os festivais continuam, outubro é o mês das festas europeias mais famosas internacionalmente. Na Alemanha temos o famosíssimo Oktoberfest, que ocorre do final de setembro até o começo de outubro. Na Espanha temos o Festival de Pilares em Saragoça e o Festival Medieval em Alcalá de Henares, um dos maiores festivais históricos do país. Nessa época, os preços diminuem um pouco, mas ainda sofrem com a alta do turismo.
Inverno
O inverno é a baixa temporada na Europa. Junto com as temperaturas, os preços e o fluxo de turistas caem drasticamente. Os turistas brasileiros costumam procurar destinos europeus nesta época do ano justamente pela possibilidade de ver neve. Mas a verdade é que não estamos acostumados com tamanho frio que, em alguns lugares, pode chegar a -20ºC no auge da estação.
Porém, o inverno tem seus atrativos como qualquer outra estação. As temperaturas baixas nesta época do ano são ótimas para programas indoor, como museus e galerias. E o que a Europa tem de sobra são lugares assim. Aproveite para apreciar as obras de arte dos mais aclamados artistas da história. Dizem que é necessário mais de um mês para ver todas as peças de um dos maiores acervos do mundo, o Museu do Louvre, em Paris.
Para os esportistas e aqueles que sonham em ver neve uma vez na vida, as estações de esqui são mais que perfeitas nessa época do ano na Europa. A região dos Alpes, que abrange parte da França, Suíça e Itália, convida a todos aqueles que desejam se aventurar em seus picos nevados.
Mas um dos atrativos mais diferenciados para os turistas vindos de um país tropical, como o Brasil, são os Mercados de Natal, sem dúvidas. No final de novembro e em dezembro, as ruas de cidades – como Viena, na Áustria – se transformam em cenários mágicos. O turista se sente como se estivesse no universo de Quebra Nozes, cercado por árvores iluminadas, decoração típica natalina e barracas que vendem artesanato e enchem o ar com o aroma de castanha, batatas ao forno, fruta confeitada, pão temperado e vinho quente.
Primavera
Nos meses de março a junho, o calor começa a voltar às cidades europeias. Porém, os preços ainda não subiram e as temperaturas não estão altas o suficiente para derreter a neve nos pontos mais altos. Por isso, a primavera é a época perfeita para qualquer tipo de viagem à Europa.
Com os climas amenos de meia estação, passeios ao ar livre como walking tours podem ser realizados, assim como atividades indoor sem o desconforto do calor ou frio intensos. A paisagem durante a primavera também é uma das mais lindas e românticas. Os parques e ruas se enchem de cor com o desabrochar das flores. Com a volta do calor, os festivais também começam a aparecer. Em abril e maio, por exemplo, é quando acontecem o Springfest em Stuttgart, na Alemanha, e o Primavera Sound Festival em Barcelona, na Espanha.
Os preços ainda estão baixos nessa época do ano, mas cuidado com as datas que escolher para viajar para a Europa. Em abril, há o feriado da Páscoa e a Semana Santa, em que a maioria das escolas e universidades entram em recesso. Por causa desse curto período de folga dos estudantes, os preços das viagens e hospedagens tendem a subir um pouco nessa semana.
» Roteiro de trem na Europa: 10 dias por Barcelona, Madri e sul da Espanha
» Aplicativo ajuda viajantes a criar roteiros personalizados na Europa
» 100 cidades para visitar na Europa
» Conheça 7 rotas turísticas para você fazer de trem na Europa
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com