Viagem de trem na Europa: confira 7 dos melhores roteiros de trem para fazer um passeio inesquecível quando estiver no continente europeu

Depois de separarmos 10 passeios de trem para fazer no Brasil, agora é a vez da Europa. Um dos lugares mais visitados do mundo, a Europa está na lista de desejos de todo mundo.

Uma das melhores maneiras de viajar pelo continente é através dos trens que interligam as diversas regiões da Europa. Além de ver diversas paisagens, o turista tem total autonomia para conhecer cidades diferentes que não costumam ser tão exploradas em roteiros mais convencionais.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Conheça algumas rotas turísticas de trem que você precisa fazer quando estiver na Europa.

Viagens de trem na Europa: melhores passeios de trem no continente europeu

Gloggnitz – Semmering (Áustria)

Se você tiver medo de altura é melhor nem olhar pela janela. O trem que faz a linha de Gloggnitz a Semmering, leva apenas 45 minutos, mas o seu caminho possui paisagens de tirar o fôlego.

Boa parte do percurso é feita no alto dos penhascos dessa região austríaca. A aventura de andar nesses trilhos sai por apenas 7 euros. Se você deseja curtir essa viagem de uma maneira diferente sugerimos ir entre os meses de dezembro à março, quando os penhascos estão cobertos de neve.

Está planejando conhecer a Áustria? Faça sua viagem ao exterior com o consórcio de serviços da Embracon.

Passeio de trem imperdível na Europa

Roteiros de trem imperdíveis para fazer na Europa. Foto: Divulgação

Oslo – Bergen (Noruega)

A estrada de ferro de Bergen atinge 1222 metros de altitude em alguns pontos do percurso e passa por uma das paisagens mais belas da Noruega.

Durante o caminho existem diversas estâncias de ski, o que faz com que a linha seja bastante movimentada tanto por turistas, quanto por habitantes locais. A passagem custa em média 30 euros e o percurso completo dura 7 horas.

roteiro

Passeio de trem na Europa. Viajando pela Noruega. Foto: Divulgação

Paris – Nice (França)

O famoso trem de alta velocidade francês, tem uma rota que dura apenas 5 h 30, 4 horas a mais do percurso se comparado com uma viagem do mesmo percurso feito e avião.

A diferença é que durante a viagem de trem o turista consegue acompanhar de pertinho os melhores visuais que a França tem para oferecer. O bilhete custa em média 70 euros.

Europa

Roteiros de trem na Europa. Viajando entre Paris x Nice. Foto: Divulgação

Madrid – Oviedo ou Rota das Astúrias (Espanha)

Montanhas, campos verdejantes e o mar são apenas uma das paisagens que você poderá curtir fazendo esse percurso pelo norte da Espanha.

O melhor desse passeio de trem na Europa é que as cidades também  reservam muitas surpresas para quem quiser fazer uma parada durante a viagem de trem.

Além da viagem, você pode aproveitar para degustar a exótica culinária local, que tem como iguaria principal o ouriço. Esse roteiro pode ser feito em qualquer época do ano. Vale lembrar que no verão (de junho a outubro) é alta temporada por lá e os preços sobem um pouco. O bilhete custa em média 30 euros e o percurso leva cerca de 5 h.

trem

Roteiros de trem na Espanha: circuito integra natureza e gastronomia. Foto: Divulgação

Rota Floresta Negra (Alemanha)

A rota de Konstanz a Offenburg é uma das mais conhecidas e uma das viagens de trem mais bonitas da Europa.

Durante a viagem o comboio passa por diversas florestas de pinheiros, túneis e uma parte de mata bem densa, onde os galhos são mais escuros (um dos motivos que nomeou a rota).

A rota foi utilizada como cenário para as histórias encantadas dos famosos irmãos Grimm. A viagem custa em média 21 euros e o seu percurso dura cerca de 2h30.

Europa

Passeio de trem cruza a natureza exuberante da Floresta Negra, na Alemanha. Foto: Wikimedia Commons

Glaciar Express (Suiça)

A Suíça é um país famosos por suas rotas de trem. O país possui diversas rotas para você conhecer a Suíça de uma maneira diferente e certamente você irá se apaixonar por uma delas!

A mais famosa e longa dessas rotas é a Glacier Express. Um trem com janelas que possibilitam vista panorâmica do trajeto entre Zermatt x St. Moritz, passando por Davos.

O trem ainda possui vagões com vista panorâmica para quem deseja curtir o visual de uma outra maneira, mas claro gastando um pouquinho a mais. Para embarcar nessa maravilhosa viagem de trem na Europa o viajante precisa desembolsar 123 euros pelo bilhete e a viagem e dura em média 8 horas.

Passeio

Glaciar Express oferece um dos passeios de trem mais bonitos da Europa. Foto: Divulgação

Rota Cinque Terre (Itália)

A região italiana de Cinque Terre é um dos lugares mais românticos do mundo e sem sombra de dúvidas precisa ser incluído no seu roteiro.

A viagem de trem passa beirando uma zona banhada pelo Mar Mediterrâneo e percorre pelas famosas vilas de Riomaggiore, Manarola,Corniglia, Vernazza e Monterosso.

A linha La Spenzia – Gênova é a que percorre esse paraíso. O bilhete dessa viagem de trem na Itália custa aproximadamente 12 euros e são 30 minutos de beleza.

Viagem de trem na Europa

Roteiro de trem na Itália. Foto: Wikimedia Commons

» Costa Amalfitana o destino mais romântico da Itália
» Viaje pelo mundo dos Irmãos Grimm na Rota dos Contos de Fadas
» Descubra a Rota Romântica na Alemanha
» Rota das Lavandas, descubra a beleza de Provence na França
» Caminho de Santiago de Compostela leva peregrinos a uma viagem de fé e aventura

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Melhores cidades para curtir o inverno no Brasil

Artigo anterior

Conheça os melhores pontos de mergulho no Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar