Rota dos Rios: viagem de barco Belém x Santarém x Manaus

02-Mar-2017
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Amazonas 02-Mar-2017

Rota dos Rios: conheça os segredos e paisagens da maior floresta tropical do mundo! Viagem de barco na amazônia entre Belém x Manaus

Anúncio

Muito utilizado na região norte do país, os meios de transportes fluviais interligam as principais cidades e capitais da Amazônia.

As viagens são feitas em um ou mais dias dependendo do destino, a rota clássica Belém x Manaus dura ao todo 6 dias e está se tornando uma rota popular por aguçar a curiosidade de viajantes e mochileiros que procuram um turismo de vivência e desejam explorar a Floresta Amazônica de uma outra maneira – essa é certamente uma ótica diferente, vivenciando o transporte que é rotina desses nativos.

O barulho incômodo do motor passa desapercebido depois de algumas horas navegando. As viagens que ligam as duas principais capitais da região norte, Belém e Manaus, são aconselháveis para viajantes curiosos sem frescura, pois não há conforto, durante os dias o viajante dorme em um aglomerado de redes a bordo de barcos regionais. Entretanto, pode ser também uma viagem marcante para os viajantes que gostam de vivências mais profundas como essa.

Anúncio

Nesse “boat trip” o que conta são as experiências, entender o rotina dos povos ribeirinhos que precisam desse meio de transporte e conhecer os marinheiros e nativos que vivem percorrendo os rios e igarapés da Amazônia. Aqui o que manda é se deliciar com os inúmeros relatos de moradores, mochileiros e viajantes que passam por esse pedaço exótico do Brasil.

Rota dos Rios: viajando entre Belém x Manaus

Ao entrar na floresta nos deparamos com a grandiosidade dos elementos e vidas presentes na Amazônia. A amplitude dos rios que se perdem de vista quando olhamos para o horizonte, as milhares de espécies convivendo em harmonia junto a imponência da mata selvagem que engole um extenso território que corresponde a 6 estados brasileiros, percorrendo também outros 4 países. Tudo isso nos mostra o quanto somos insignificantes perante a exuberância da natureza presente em toda floresta.

Anúncio

Os raios de sol invadem uma boa parte do navio bem cedinho, o café servido nas embarcações são bem simples, geralmente é oferecido um misto quente acompanhado com um copo de café com leite.

Para passar o tempo esteja acompanhado de um bom livro e observe as mudanças dos cenários amazônicos que vão se transformando ao decorrer da viagem. São manguezais, campos alagados, povoados à beira rio, serras e enormes territórios de mata fechada que passam lentamente ao lado do convés, onde os passageiros armam suas redes.

Contemplar e imortalizar com fotografias o nascer e pôr do sol e o interminável céu povoado por inúmeras estrelas, são recordações inesquecíveis dessa vivência única na Floresta Amazônica.

As acomodações em rede formam um aglomerado curioso. Foto: Gustavo Albano
Navegando pelos rios da Amazônia. Foto: Luan Carvalho

Belém x Santarém x Manaus

A trip pode ser iniciada de duas formas: uma partindo de Belém (6 dias) ou de Manaus (5 dias), essa com um dia a menos, pois os barcos seguem no fluxo dos rios. Esses transportes são bem comuns em toda a região norte e o roteiro pode ser configurado de outra forma, conforme a sua disponibilidade e intenção. Entretanto, o visitante que tiver mais tempo também pode esticar uns dias a mais em Alter do Chão para aproveitar os destinos de praia ou uma das outras capitais se a ideia for curtir as cidades

Anúncio

A viagem de barco na Amazônia também passa por outros lugares bem interessantes que certamente podem ser uma boa para quem tem um período maior para explorar a Rota, como Monte Alegre, cidade cheia de cachoeiras que lembra um pedaço do cerrado em solo Amazônico, Parintins, conhecida pelas manifestações populares e pelo festival que leva o nome da cidade, Óbidos, cidade ribeirinha lendária das guerreiras amazonas, Breves, entre outras.

Essa é a Valeska, uma chilena e estava indo visitar a filha que mora em Alter do Chão. Foto: Gustavo Albano
A Maria do Carmo estava viajando para ir no médico com a família. Foto: Gustavo Albano
Paisagens da viagem de barco na Amazônia. Casa ribeirinha cercada por um imenso açaizero. Foto: Gustavo Albano
Viagem de barco entre Belém e Manaus. Navegando pelos rios você observa a rotina dos moradores da floresta. Foto: Gustavo Albano
Viagem de barco na Amazônia: Algumas crianças se aproximam do barco em pequenas canoas. Foto: Gustavo Albano

Rota dos Rios: cidades

O clima em Belém é totalmente cosmopolita, arranhas céus disputam territórios com construções históricas. A maior feira a céu aberto da América Latina adiciona cores e aromas com os produtos típicos da floresta, que estampam as fachadas das centenas de lojinhas que formam o complexo Ver-o-Peso, além da noite agitada regada de carimbó e muita música boa.

Anúncio

Manaus é mundialmente conhecida como a capital da Floresta Amazônica, é de lá que saem muitos passeios para explorar o lado mais selvagem da Amazônia, onde o visitante navega pelos rios em barcos tradicionais de madeira, podendo também se hospedar em hotéis de selva em áreas de mata densa e visitar reservas naturais. Pela cidade, além do famoso Teatro Amazonas, vários restaurantes e chefs renomados oferecem um circuito gastronômico que mistura o regional com o moderno.

Se você pretende passar mais tempo pela região recomendamos uma parada no município de Santarém para descobrir as belas praias de água doce da vila de Alter do Chão, de lá também é possível caminhar na Floresta Nacional do Tapajós (FLONA) e observar uma mata primária com árvores milenares.

Essa viagem é uma oportunidade de descobrir uma outra realidade do Brasil. Se você gosta de boas histórias, cultura raiz e de quebra é um amante da natureza, não deixe de conferir a Rota dos Rios.

Anúncio

Opção de Hospedagem pela Rota

Local Hostel – Manaus
R. Dona Libânia, 215 – Centro, Manaus
Tel.: (92) 3213 9159
www.localhostel.com.br

Dom Preguiça Hostel – Alter do Chão
Travessa Antônio Alves, Nº492 Alter do Chão
93 3016-0139
www.donpreguicahostel.com.br

Galeria Hostel – Belém
Rua Cônego Jerônimo Pimentel, 61 – Belém
Tel.: (91) 3038 3272
www.galeriahostelbelem.com

» Alter do Chão, o lado mais tropical da Floresta Amazônica
» Dica de Destino – Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), no Pará
» Melhor época para visitar a Amazônia, Manaus e entornos
» Como o turismo de base comunitária pode transformar a Amazônia
» Praias de água doce encantam turistas na região norte

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo