Roteiro de 10 dias no Peru
Seja na costa do pacífico, na densa e inóspita Floresta Amazônica ou na Cordilheira dos Andes, o Peru certamente irá encantar você com as paisagens, história e seu povo hospitaleiro
Terra de encantos, mistérios e histórias de civilizações andinas, o Peru atraí aventureiros e curiosos que buscam se deparar com as impressionantes heranças deixadas pelo império inca. Quem visita o país tem a oportunidade de vivenciar e compreender os costumes da região sagrada dos incas, desfrutar uma gastronomia conhecida mundialmente por sua criatividade e irá conhecer algumas das paisagens mais imponentes da América do Sul.
A quantidade de atrações espalhadas pelo país é gigantesca e dificilmente você conseguirá conhecer tudo em apenas uma viagem. Além do grande símbolo e principal cartão de visitas do Peru, Machu Picchu, o país oferece outras dezenas de ruínas incas com história de mais de 2000 anos e muito mais!
Quem deseja emergir nos cenários naturais que envolvem o Peru, podem optar pelos Trekkings na região de Huaraz e
Tá achando que acabou? o litoral peruano também reserva ótimas surpresas. Os destinos de praia estão cada vez mais procurados por surfistas que visitam destinos interessantes da costa peruana, como Mancora e Lobitos, dois locais estratégicos de hospedagens para quem quer aproveitar melhor as ondas da região.
Roteiro no Peru
A maioria dos brasileiros e turistas que decidem conhecer o Peru chegam pelo Aeroporto Internacional de Jorge Chávez, em Lima ou o pelo Aeroporto Internacional Alejandro Velazco Astete, em Cusco. Ambas as cidades possuem uma ótima infraestrutura para turistas e estão todas interligadas por rodovias e voos diretos, sendo assim um ótimo ponto de partida para realizar um
Nesse roteiro colocamos como prioridade três pontos muito explorado pelos turistas que planejam visitar esse país incrível: história, natureza e gastronomia. A rota passa por Lima, Cusco, Machu Picchu, Pisac, Ollantaytambo, Arequipa e Puno, na região do Lago Titicaca. Leve em consideração que esse roteiro também pode ser adaptado, dependendo do ponto de partida da sua viagem.
Lima é a maior cidade do Peru e conta com história e geografia bem peculiar. A cidade foi erguida à beira do Oceano Pacífico e abriga inúmeros atrações para variados perfis de viajantes, como sítios arqueológicos, praias, praças, parques e restaurantes, que proporcionam uma culinária fantástica, ponto forte que precisa ser explorado durante o passeio na capital. Essa diversidade e criatividade gastronômica concedeu a cidade o título de capital gastronômica da América.
A cidade também serve como ponto de partida para viajar por diversos destinos do Peru. Em 2 dias é possível fazer um city tour e conhecer pontos interessantes como a Plaza de Armas, a Catedral da cidade, o Parque del Amor e os bairros de Miraflores e San Isidro, que abriga o imponente templo pré-inca de Huaca Hullamarca, em meio as construções modernas da metrópole.
O próximo destino do roteiro é a cidade de Cusco, para isso é preciso pegar um voo ou um ônibus até a capital dos incas. Diversas empresas oferecem ambas as opções, com duração média de 22 hrs de viagem via terrestre e 1hr30 min em trechos aéreos. É na região de Cusco que estão algumas das ruínas mais importantes do país, então reserve pelo menos 5
Em Cusco separe o primeiro dia apenas para caminhar pelas ruas e becos estreitos do centro da cidade e do bairro de San Blas, o melhor lugar para comprar regalos, recuerdos e artesanías. Durante a caminhada não deixe de conferir as inúmeras galerias, igrejas e museus espalhados pela cidade, com destaque ao Museu de Arte Popular e o Museu Inka, uma das galerias mais completas do país, que abriga um rico acervo de peças da época Inca, objetos culturais e quadros da época colonial.
No segundo dia faça um tour pelas ruínas dentro e próximas da cidade. Em apenas poucos quilômetros de Cusco já é possível conhecer ruínas imponentes que ajudam a compreender um pouco mais da história e os costumes incas, como Puka Pukara, Tambomachay, Q´enqo, Saqsayhuamán e Moray.
No terceiro aproveite para conhecer o cenário mágico do Valle Sagrado, região onde os incas encontraram terra fértil necessária para a produção de alimentos e para a pesquisa de climas e microclimas para a domesticação desses nutrientes, ou seja, laboratórios agrícolas a céu aberto. O indicado é aproveitar o dia inteiro nesse trecho, que é considerado um dos mais belos do país. O caminho passa por Pisac, Chinchero, Urubamba e Ollantaytambo, a única cidade da era inca no Peru ainda habitada, considerada uma obra monumental da arquitetura peruana.
Após pernoitar em Ollantaytambo, chegou a hora de embarcar no trem que segue até a cidade deÁguas Calientes, conhecida também como Machu Picchu Pueblo. A viagem desde Ollantaytambo dura em média 1h:40 min percorrendo aproximadamente 95 km.
A disponibilidade de horários é bem variada, há trens partindo de manhã, tarde e noite. Para evitar contratempos, garanta as passagens de ida e volta o quanto antes. Compre as passagens assim que chegar à cidade ou antecipadamente via internet nos sites oficiais de cada empresa.
Localizado à apenas 8 km de Machu Picchu, o povoado de Águas Calientes é o ponto final – e também ponto de início – para quem deseja conhecer à cidade antiga dos Incas, Machu Picchu. Ao chegar no destino, o aconselhável é deixar as mochilas no hotel e fazer um tour pelo pequeno povoado deixando o segundo dia exclusivamente para explorar a cidade perdida dos incas.
Não deixe de visitar a Plaza Manco Capac para tirar aquela foto clássica com a placa “Bienvenidos a Machupicchu”, os relaxantes banhos termais e o Museu de Sitio Manuel Chávez Vallón, onde você terá a chance de ver joias, ferramentas, espelhos e agulhas produzidas pelos povos pré-colombianos.
O próximo destino do roteiro é a cidade de Puno, um dos principais municípios que fazem parte do Lago Titicaca, localizado em meio aos Andes, na fronteira do Peru com a Bolívia. Segundo lendas andinas, as águas do Lago Titicaca deram origem à própria civilização inca e até hoje é possível observar costumes e culturas herdadas a séculos no dia-a-dia dos povos que habitam as águas da lagoa mais alta do mundo.
Em apenas 1 dia é possível conhecer as principais atrações dessa parte do roteiro: as ilhas flutuantes de Uros e Taquile, que foram feitas inteiramente de totora, uma espécie de junco que cresce no lago, e o sítio arqueológico de Sillustani.
De Puno pegue um ônibus para a charmosa cidade de Arequipa. O segundo maior município do Peru encontra-se em uma região de paisagens desérticas e rodeada de gigantesco vulcões, que podem ser observado em praticamente todos os lados da cidade. Reserve 2 dias para conhecer as encantadoras construções do centro histórico, considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, graças as suas construções maravilhosas à base de silhar, pedra de origem vulcânica com coloração branca.
Outra atração imperdível de Arequipa é o Canyon de Colca, um dos maiores cânions do país, com 4160 metros de altura. O local recebe muitos visitantes que buscam observar o voo dos condores dos andes, aves de dimensões gigantescas, que chegam a ultrapassar os três metros entre uma asa e outra.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com