Tapeçarias de Rafael retornam ao Vaticano após 400 anos
Em homenagem aos 500 anos da morte de Rafael, 12 tapeçarias produzidas pelo gênio renascentista ficarão expostas na Capela Sistina, no Vaticano, até o dia 23 de fevereiro
Quem tiver a chance de visitar a Capela Sistina, no Vaticano, até o dia 23 de fevereiro, poderá se encantar com 12 belas tapeçarias produzidas pelo gênio renascentista Rafael Sanzio (1483-1520). Isso porque, de forma inédita e após 400 anos, as peças retornaram ao local.
Os tapetes, produzidos pelo artista em Bruxelas, representam as vidas de São Pedro e São Paulo e foram encomendadas pelo papa Leão X (1475-1521). Na época, elas ficaram expostas na Capela Sistina por algumas semanas. Em 1983 e em 2010 algumas dessas tapeçarias chegaram a voltar em algumas exposições ao Vaticano, mas elas não eram colocadas contemporaneamente ali desde o século 16.
O retorno das peças à Capela Sistina, mesmo que provisoriamente, tem um motivo: homenagear o aniversário de 500 anos da morte de Rafael. O artista faleceu em 6 de abril de 1520, em Roma, aos 36 anos, quando finalizava alguns trabalhos para o papa Júlio III. Nos Museus do Vaticano, onde também se encontra a Capela Sistina, a galeria “Stanze di Rafaello” apresenta diversos afrescos produzidos pelo italiano.
Leia também:
» Por dentro dos Museus do Vaticano e da Capela Sistina
» Roma: barreira de proteção será construída em torno da Fontana di Trevi
» Itália oferece R$3.100 mensais a quem ocupar vilarejos vazios
» Onde ficar em Roma: melhores bairros para se hospedar
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com