Onde ficar em Roma? Descubra quais os melhores bairros para se hospedar na capital italiana de acordo com suas preferências

Se você está planejando viajar para a Itália pela primeira vez e ainda não sabe quais os melhores bairros para se hospedar em Roma, esse texto vai ajudar a decidir. Escolher um local na incrível capital romana não é uma tarefa das mais fáceis, já que a cidade é dividida em 22 “rioni”, ou seja, os bairros romanos.

E há opções de hotéis para ficar em Roma de vários estilos: dos mais econômicos aos mais luxuosos, dos mais modernos aos mais tranquilos. Tudo vai depender das suas preferências e do lado de Roma que você deseja conhecer. Uma coisa é certa: você vai se apaixonar por cada pedacinho da cidade. 

Antes de começar, vale lembrar que a agência Elmocar, com sede em Roma, é especializada em receber brasileiros na Itália, oferecendo transfers e passeios em uma frota moderna de carros e com motoristas que falam português. Eles também elaboram roteiros personalizados, contemplando os melhores tours pelo país.

Dica para economizar com hospedagem em Roma

Antes de indicar os melhores bairros para se hospedar em Roma, é interessante saber como economizar na hora de reservar seu hotel. A plataforma de reservas online Booking oferece milhares de opções de hospedagem na capital italiana, com diversas ofertas. Veja hotéis para se hospedar em Roma clicando aqui.

Além disso, a plataforma Airbnb também permite pesquisar residências, apartamentos e quartos em Roma, uma opção que muitas vezes sai mais barato que as hospedagens convencionais. A boa notícia é que você pode ganhar um código de desconto para sua primeira reserva clicando aqui

Agora que você já sabe como economizar com a hospedagem em Roma, é a hora para descobrir quais bairros e regiões da cidade eterna combinam mais com você. 

Melhores bairros para se hospedar em Roma

Bairro perto do Coliseu para se hospedar em Roma: Monti 

Onde se hospedar em Roma

Melhores bairros para se hospedar em Roma. Foto: Divulgação The Inn at the Roman Forum

Monti é um dos bairros mais descolados de Roma. Não é à toa que foi escolhido por Woody Allen como pano de fundo para seu longa Para Roma com Amor. Repleto de ruazinhas charmosas, bares e restaurantes, ele ainda não foi totalmente descoberto pelo turismo de massa e apresenta uma atmosfera descontraída. A melhor parte é que ele fica a poucos passos do Coliseu, do Fórum Romano e da Piazza Venezia e também a apenas uma parada de metrô da Estação Termini. 

Uma opção de hotel em Monti, um melhores bairros para se hospedar em Roma, é o The Inn at the Roman Forum, um hotel de luxo com acomodações confortáveis e um rooftop que permite uma visão panorâmica do Coliseu, já que fica bem pertinho dele. Já quem prefere uma opção mais econômica o B&B Colosseo Panoramic Rooms pode ser uma confortável – e igualmente bem localizada – opção. 

Outras opções para se hospedar em Monti:

Bairro perto do Vaticano para se hospedar em Roma: Prati

Para quem deseja ficar bem perto do Vaticano, Prati é um distrito de Roma dividido pelo rio e pelo próprio Vaticano. O bairro é grande, portanto, é importante escolher um hotel próximo às atrações do menor país independente do mundo, como a Basílica de São Pedro. 

Apesar de estar um pouco longe das demais atrações de Roma, o bairro é muito tranquilo, especialmente durante a noite, onde não há movimento ou barulho. Há duas estações de metrô no bairro, Ottaviano e Lepanto, para quem quiser se deslocar para outras zonas da cidade. Prati está também a Via Cola Rienzo, uma rua de lojas bem famosa na capital italiana.

O CdR Guest House é uma acomodação confortável, com boas suítes e um ótimo café da manhã, localizada a apenas 600 metros do Castelo de Sant’Angelo. Já o Bella Roma Luxury Accommodation é outra opção econômica e agradável no bairro e fica a apenas 10 minutos a pé da Basílica de São Pedro. 

Outras opções para se hospedar em Prati:

Bairro perto de tudo para se hospedar em Roma: Centro histórico 

O Centro Histórico ou “Centro Storico” é o bairro mais central de Roma, ou seja, o mais próximo de todas as principais atrações, como o Panteão, a Piazza Navona e a Fontana di Trevi. É neste local, um dos melhores bairros para se hospedar em Roma, que você conseguirá fazer tudo a pé, em uma pequena caminhada será possível se deslumbrar com as belas atrações da Cidade Eterna. 

No entanto, existem algumas desvantagens: uma delas é o preço, um pouco mais salgado que nas demais regiões da cidade. Outra é que ele é bastante cheio, portanto se você busca paz e tranquilidade talvez não seja a melhor opção. No mais, é uma experiência incrível.  

Para quem prefere uma hospedagem sofisticada, o hotel 5 estrelas Raphael – Relais & Châteaux fica extremamente bem localizado, possui suítes luxuosas e um rooftop com uma vista incrível para a cidade. Já o Baldassini Suites oferece uma opção com valores mais acessíveis para quem deseja conforto e uma localização bem próxima às principais atrações centrais romanas. 

Outras opções para se hospedar no Centro Histórico:

Bairro charmoso para se hospedar em Roma: Trastevere

onde se hospedar em Roma

Onde ficar em Roma – Trastevere. Foto: Divulgação Tree Charme

Se você procura um bairro charmoso e boêmio para se hospedar em Roma, o Trastevere é o lugar ideal. Vibrante e animado, ele está localizado ao longo do rio Tibre e atualmente é um dos mais queridinhos lugares para quem deseja curtir a noite na cidade. Basta uma caminhada despretensiosa por suas ruas de paralelepípedos para ver diversos restaurantes, galerias de arte e barzinhos animados. 

Um ponto negativo é que ele não possui uma linha de metrô, mas o acesso a outras regiões de Roma pode ser realizado por linhas de ônibus ou trem – se você gosta de caminhar algumas atrações podem ser acessadas a pé. O Trastevere costuma ser bastante procurado, a dica é realizar uma reserva com antecedência para garantir sua hospedagem por lá.

O Landlord in Trastevere é uma opção bastante econômica, limpa e confortável para quem quer economizar e curtir o bairro mais descolado de Roma. Já o Tree Charme, às margens do rio Tibre, oferece uma linda vista e um ambiente tranquilo com um ótimo café da manhã.

Outras opções para se hospedar no Trastevere:

Bairro barato para se hospedar em Roma: Termini 

Onde ficar em Roma – Termini. Foto: Divulgação The Guardiam Termini

Muita gente torce o nariz para Termini, o bairro mais próximo da maior estação de trens da Itália e a poucos minutos do centro histórico e de algumas das principais atrações de Roma. Para quem busca um bairro barato para se hospedar em Roma, ele entrega várias opções ao turista.

Algumas ruas não são tão bonitas e outras podem ser um pouco tumultuadas, mas nada que faça não valer a pena uma hospedagem econômica. A dica é escolher hotéis que fiquem próximos à estação. Certamente este é um dos melhores bairros para se hospedar em Roma para quem deseja hotéis baratos.

Com uma ótima localização, bom atendimento e conforto, o Suite Deal é uma opção de hotel acessível para se hospedar em Roma. Assim também é o The Guardiam Termini, que oferece um excelente custo-benefício para quem deseja economizar na capital italiana. 

Outras opções para se hospedar em Termini:

Bairro luxuoso para se hospedar em Roma: Ludovisi

Onde ficar em Roma – Ludovisi. Foto: Divulgação Hotel Eden – Dorchester Collection

Para quem busca hotéis luxuosos em um bairro sofisticado em Roma, uma opção é bairro Ludovisi, local onde está localizada uma das ruas mais importantes e famosas de Roma, a Via Veneto.  A região conta com vários hotéis exclusivos, assim como restaurantes, bares e lugares para fazer compras. A área costuma ser bastante tranquila e agradável, perfeita para quem deseja certa exclusividade. Caso seja necessário, há uma estação de metrô, a Barberini. 

O Hotel Eden – Dorchester Collection fica bem próximo à Via Veneto e ao parque Villa Borghese e entrega luxo e sofisticação em suas suítes, assim como um restaurante premiado com uma estrela Michelin. Outra opção suntuosa é o Baglioni Hotel Regina, que fica localizado em plena Via Veneto e conta com uma decoração em estilo Art Deco, além de um saguão elegante revestido em mármore.

Outras opções para se hospedar em Ludovisi:

Serviço de transfer em Roma

Gostou da seleção dos melhores bairros para se hospedar em Roma? A Elmocar, com sede em Roma, é uma agência especializada em receber brasileiros na Itália, fornecendo todo o suporte antes e durante a viagem. A empresa também disponibiliza uma equipe que fala português e uma frota moderna de carros, realizando os melhores tours e roteiros por todo o país. Eles realizam, inclusive, passeios para outros destinos italianos partindo de Roma, como a bela região da Toscana, Milão, Veneza e a incrível Costa Amalfitana. Para agendar seu passeio basta entrar em contato clicando aqui.

Elmocar
Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com

» Lugares para conhecer em Roma
» Roteiro: 2, 3 ou 4 dias em Roma
» Compras em Roma: melhores lojas e ruas para fazer compras
» 6 passeios bate e volta partindo de Roma

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva?

Artigo anterior

Porque você deveria fazer uma conexão no Panamá antes de chegar nos Estados Unidos

Artigo seguinte

Você pode gostar