Trem com cúpula de vidro faz viagem entre as paisagens mais lindas do Canadá
Quem planeja uma viagem ao Canadá não pode deixar de fora do roteiro passear nesse trem com cúpula de vidro que revela cenários incríveis
Uma viagem ao Canadá sempre rende experiências incríveis, seja em suas cidades bem estruturadas ou em meio à natureza exuberante do país. E um dos passeios imperdíveis para fazer por lá revela as paisagens mais lindas, entre montanhas rochosas, densas florestas e lagos belíssimos a bordo de um trem luxuoso. Estamos falando da viagem no trem com cúpula de vidro Rocky Mountaineer.
Há quatro roteiros que levam os turistas a diferentes regiões canadenses. Os trens circulam lentamente para que os viajantes possam apreciar, com tranquilidade, a vista. E, além das paredes e tetos de vidro, possuem uma área de observação ao ar livre. Para completar, o serviço de bordo é cinco estrelas e inclui refeições com pratos típicos da costa oeste do Canadá, desde o salmão do rio Fraser até os vinhos de Okanagan.
Trem com cúpula de vidro
A Rocky Mountaineer é a empresa que administra os roteiros no trem com cúpula de vidro no Canadá. E, desde agosto de 2021, também tem viagens desse tipo na região montanhosa do norte dos
A bordo dos trens da Rocky Mountaineer, os turistas conseguem ver florestas, lagos de águas cristalinas, animais silvestres em seus habitats e montanhas majestosas. Os roteiros pela costa oeste do Canadá revelam, ainda, pontos turísticos importantes do país, como rio Fraser, Pyramid Falls e o Monte Robson.
Viagem de trem no Canadá
A principal rota do trem com cúpula de vidro da Rocky Mountaineer percorre as montanhas rochosas do Canadá. Mas ela não é a única. A companhia realiza outros três roteiros pela região, com diferentes cenários que agradam aos mais variados perfis de viajantes. Em comum, as viagens de trem oferecem vistas incríveis e permitem que os turistas conheçam as belezas naturais do país. Confira, a seguir, as quatro opções de roteiros:
- Vancouver a Lake Louise
Quem escolhe fazer este roteiro passa pelos famosos túneis espirais do Canadá, percorre uma região repleta de montanhas e cânions e vê lagos belíssimos. Entre os lugares para ver a bordo do túnel com cúpula de vidro nesse itinerário estão o lago de Shuswap, em Kamloops, e Castle Mountain, uma cadeia de montanhas que parece um castelo, localizada entre Banff e Lake Louise.
- Vancouver a Jaspe
O roteiro de Vancouver a Jaspe começa em direção a Kamloops. Em um primeiro momento, os viajantes deixam a floresta tropical e seguem por uma paisagem desértica. Depois, chegam a Kamloops, onde o verde volta a ser predominante, juntamente com o azul das águas de seu rio Fraser, através do Hell’s Gate. Em seguida, avistam as magníficas Pyramid Falls. Por fim, o trem percorre um trecho mais alto e passa a sensação de estar voando sobre as montanhas, graças ao teto em forma de cúpula de vidro.
- Vancouver a Jasper, passando por Whistler e Quesnel
Esta é uma rota alternativa para quem quer ir de Vancouver a Jaspe, mas apreciando outros cenários. Intitulado jornada da floresta tropical à corrida do ouro, esse roteiro mostra a natureza do Canadá em sua forma mais selvagem. Ao percorrê-lo, os turistas veem a Montanha Whistler, lagos e cânions escondidos na paisagem e o imponente Monte Robson, o pico mais alto dessa região do país.
- Moab a Denver
Diferente dos outros roteiros, em que o verde prevalece na paisagem, a rota de Moab a Denver é repleta por cânions e desertos. Não por menos, é chamada “viagem às rochas vermelhas”. Nela, os turistas conhecem as grandes formações rochosas e desfiladeiros existentes entre Moab, Utah e Denver. Além disso, avistam as áreas desérticas dessa região e lugares com natureza intocada. Entre os destaques deste roteiro estão Ruby Canyon, Mount Logan e a travessia da Divisão Continental das Américas.
Como fazer esta viagem de trem no Canadá
Para fazer qualquer um desses roteiros a bordo do trem com cúpula de vidro Rocky Mountaineer, deve seguir, prioritariamente, para Vancouver. A cidade serve como base para três rotas e facilita o acesso para quem escolher fazer o trecho de Moab a Denver. Além disso, tem o segundo maior aeroporto do Canadá.
No entanto, não há voos diretos do Brasil para Vancouver. Ou seja, para viajar para lá, é necessário fazer, ao menos, uma conexão. Neste caso, confira onde será feita a conexão e quais os documentos exigidos também pelo local para o ingresso de turistas. Por exemplo, caso seja nos Estados Unidos, você precisará obter o visto de trânsito para o país, além do visto canadense.
Por falar nisso, há duas situações relacionadas ao visto para ingressar no Canadá. A primeira é o visto de turismo, que pode ser solicitado, inclusive, de forma online. A segunda é a Autorização Eletrônica de Viagem (ETA), concedida a viajantes brasileiros que já têm visto de turismo válido para os Estados Unidos ou para quem já teve um visto canadense nos últimos 10 anos. Outra exigência é o ciclo vacinal contra a covid-19 completo.
Os turistas também devem preencher um formulário online do governo canadense. O ArriveCan é um portal que coleta informações obrigatórias de pessoas que desejam ingressar no Canadá. O preenchimento deve ser feito dentro das 72 horas que antecedem a chegada ao país.
Entre as informações solicitadas estão dados pessoais e de contato, detalhes da viagem, quadro de vacinas e se há sintomas de covid-19. Ao final, o sistema dá um comprovante que deve ser apresentado tanto no check-in quanto no departamento de imigração canadense. É necessário, ainda, ter passaporte com validade de pelo menos seis meses após a data final da viagem.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com