Trem turístico Rio-Minas deve começar a funcionar em dezembro deste ano
O projeto inicial do trem turístico Rio-Minas previa um trajeto de 168 km, porém por falta de verbas, o percurso terá 37 km. A rota, que deve começar a funcionar em dezembro deste ano, vai ligar as cidades de Três Rios, no Rio de Janeiro, a Chiador, em Minas Gerais
O Rio-Minas, primeiro trem turístico interestadual do Sudeste do Brasil, tem previsão para começar a funcionar em dezembro deste ano. O projeto foi viabilizado por meio de doações recebidas pela Amigos do Trem, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que idealizou a iniciativa em 2015.
A operação do trem turístico será feita pela concessionária Ferrovia Centro-Atlântica, com a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O percurso terá 37 quilômetros, ligando as cidades de Três Rios, no Rio de Janeiro, e Chiador, em Minas Gerais. No momento, os vagões que farão a viagem estão passando por reformas.
Em um vídeo divulgado recentemente nas redes sociais, a presidente da Amigos do Trem, Cyntia Nascimento, solicitou que as prefeituras contribuíssem com o projeto. Ela destacou que a ideia do trem é dinamizar o turismo na região, trazer visitantes de dentro e de fora do país e fortalecer a economia.
“É importante o apoio institucional, mas precisamos de recursos financeiros. Não temos dinheiro federal, estadual ou municipal, muito menos emendas parlamentares. Contamos com nossos recursos e de voluntários. Precisamos que todos se sensibilizem e colaborem, pois é um projeto que merece e vai mudar a região”, disse.
Em nota, a Oscip ressaltou a viabilidade econômica do projeto, e disse que o trem turístico Rio-Minas trará uma proposta inovadora de “valorização da cultura, dos aspectos sociais, desenvolvimento sustentável, aumento dos postos de trabalho, geração de renda, aumento da economia, valorização do Turismo, entre outros”.
Cyntia conta que a motivação maior para o início do serviço veio da concessão do Certificado Operacional Específico (COE), documento fundamental para que o Rio-Minas entre em funcionamento. “Estávamos esperando a certificação desde 2017, daí nosso entusiasmo. São muitos anos batalhando sem recursos públicos”.
Ela esclarece também que a Amigos do Trem aguarda o sinal verde da Ferrovia Centro-Atlântica, concessionária da ferrovia, e da Agência Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), “que se prontificou a validar o COE em tempo célere para que o projeto seja iniciado”.
Projeto inicial
O projeto inicial do Trem Turístico Rio-Minas previa a revitalização de 168 quilômetros de trilhos entre Três Rios (RJ) e Cataguases, na Zona da Mata mineira, passando por oito municípios. Mas, devido à falta de investimentos e condições atuais das linhas férreas, teve que ser reduzido.
De acordo com Cyntia, o trecho ferroviário entre Três Rios e Sapucaia (MG), que passa por Chiador (MG), será usado, por enquanto, em conjunto com a VLI/Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Esta é a concessionária do ramal que também ficou responsável pela recuperação da via, incluindo trilhos, dormentes e outros aspectos.
A estação de Chiador, a mais antiga de Minas Gerais, inaugurada em 1869 pelo imperador Dom Pedro II (1825–1891), terá seu espaço restaurado com recursos da Eletrobras Furnas, no valor de R$ 9,5 milhões. O imóvel histórico, que pertencia à extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e agora é de propriedade da União, está sob a guarda do município.
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