Turkish Airlines assina pacto global para uso de combustível sustentável de aviação
Utilizando combustível sustentável de aviação em algumas rotas, a Turkish Airlines aderiu ao pacto global para a redução das emissões de carbono
Desde o início de 2022, a Turkish Airlines tem posto em prática ações em torno do uso de combustível sustentável de avião. Primeiramente, inaugurou uma rota entre o aeroporto de Istambul e o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, com este tipo de combustível. Depois, ampliou a operação para voos de Paris, Oslo, Gotemburgo, Copenhague, Londres e Estocolmo por um dia por semana.
Agora, assinou a Declaração Global SAF (Sustainable Aviation Fuel), que tem como intuito incentivar a redução das emissões de carbono na aviação. O documento representa a colaboração entre parceiros dos setores da aviação, da engenharia aeroespacial e da produção de combustível. O objetivo, a longo prazo, é descarbonizar completamente o combustível dos aviões.
Ações da Turkish Airlines
Além de assinar o compromisso global, a Turkish Airlines anunciou que aumentará o uso do combustível sustentável de aviação em suas operações. A companhia aérea, no entanto, informou que as medidas serão feitas gradativamente, observando a viabilidade técnica, regulatória, de segurança e financeira.
“Reduzindo significativamente suas emissões com a inclusão de aeronaves de nova geração em sua frota, otimizações operacionais e aplicações de economia de combustível de alto nível, a Turkish Airlines continuará seu apoio e investimento para combustíveis de aviação sustentáveis”, disse o Diretor de Investimentos e Tecnologia da Turkish Airlines, Levent Konukçu, em nota.
Assim como outras companhias aéreas, a Turkish Airlines estuda ampliar as frequências e destinos atendidos com aeronaves que utilizam o combustível sustentável. Nesse sentido, a companhia aérea também investe na pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis, através da cooperação com universidades. O objetivo é reduzir o uso de combustível fóssil na aviação.
Um deles é o Bio-Jet Fuel Project, um projeto baseado em microalgas (MICRO-JET) que está sendo realizado com a Universidade de Boğaziçi e apoiado pela TUBITAK (Instituição de Pesquisa Científica e Tecnológica de Türkiye). Após sua conclusão, a ideia é usar este biocombustível nos voos da Turkish Airlines, produzido pela primeira biorrefinaria integrada de carbono negativo da
Atualmente, a companhia aérea turca atua em 127 países, atendendo 328 destinos, sendo 278 internacionais e 50 domésticos. No Brasil, a Turkish Airlines opera voos para a Turquia a partir de São Paulo e da capital paulista para Buenos Aires, na Argentina, quatro vezes na semana. Nosso país, ainda, faz parte dos planos de expansão da empresa dos destinos de escala, ao lado de Quênia, Zâmbia, Moçambique, Indonésia, Coréia do Sul, Vietnã, Bangladesh, Nepal, Argentina, Panamá, Colômbia, México, Arábia Saudita e Bahrein.
Combustível sustentável de aviação
De maneira simplificada, o combustível sustentável de aviação (SAF) designa toda forma de combustível feito a partir de fontes sustentáveis e renováveis. Ou seja, é uma alternativa mais limpa e ecologicamente correta para a operação de aviões em todo o mundo. As fontes – ou matérias-primas – desses combustíveis podem ser “biológicas” – como algas – ou “sintéticas”, a partir de gases encontrados no ar, como o CO2.
O combustível sustentável de aviação reduz em até 87% as emissões de gases de efeito estufa em comparação com o querosene tradicional, utilizado atualmente na maior parte das aeronaves. Segundo um estudo da Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos (Environmental Protection Agency), o dióxido de carbono gerado a partir dos combustíveis fósseis é responsável por 65% da emissão de gases de efeito estufa.
Por isso, há um esforço para que o combustível de avião sustentável seja implementado nas companhias aéreas ao redor do mundo. E, ao aderir à Declaração Global da SAF, a Turkish Airlines confirmou seu compromisso com a nova tecnologia. O Diretor Comercial da Airbus International, Christian Scherer, avaliou positivamente o ingresso da companhia aérea. De acordo com ele, a Turkish demonstrou seu compromisso com a jornada em direção a aeronaves de emissão zero.
Já a Diretora de Tecnologia da Rolls-Royce, Grazia Vittadini, que também integra o grupo, ressaltou a importância da adoção de combustíveis de aviação sustentáveis. Segundo ela, “a companhia aérea também deu um sinal claro de que a Turkish está totalmente por trás do impulso e da colaboração necessários para uma transição bem-sucedida para um futuro mais sustentável para a aviação global”.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com