Campos de lavanda, vinícolas, praias paradisíacas, sítios arqueológicos e muito mais. Conheça diferentes tipos de passeios na Turquia

Na hora de planejar o seu roteiro por terras turcas, muitas preciosidades pouco exploradas pelos turistas estrangeiros podem ficar de fora da sua viagem. Descubra a Turquia fazendo passeios que vão muito além dos voos de balão, dos bazares e das mesquitas (e que também são imperdíveis). Neste guia vamos apresentar alguns lugares fora do comum e que merecem ser explorados na Turquia.

Além das imponentes mesquitas de Istambul e das belezas naturais e únicas da Capadócia, a Turquia entrega ao turista algumas das mais belas e exóticas paisagens do planeta, além de uma riqueza histórica imensurável. Mas o que faz o país ainda mais especial é a grande diversidade de atrações que costumam agradar a todos os tipos de viajantes.

De belíssimas praias do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro à lugares com neve, do antigo ao contemporâneo, de florestas a edificações históricas e uma infinidade de descobertas desse país localizado em dois continentes: a Ásia e a Europa.

Por isso, pedimos algumas dicas para as especialistas em viagens na Turquia, Simone Karaatli e Andy Sevinc, que há 10 anos oferecem receptivo em português e concierge para turistas brasileiros. Os lugares indicados, mostram a Turquia que só os turcos e moradores conhecem.

As brasileiras são responsáveis pela Kleos Turquia, empresa certificada e pioneira em realizar tours pelo país em idioma português, oferecendo os mais diversos serviços de forma personalizada.

Lugares diferentes para conhecer na Turquia 

Campos de Lavanda 

Foto: Pixabay

Charmosos campos de lavanda em incríveis tons lilás, paisagens exuberantes e atmosfera romântica. Esta poderia ser a descrição perfeita da encantadora Provence, no sul da França, mas estamos falando de uma região tão bela quanto – e na Turquia. Um passeio inesperado para realizar no país é conhecer um dos campos de lavanda localizados na região de Isparta, do sudoeste da Turquia, que concentra cerca de três mil hectares da planta.

Além de visitar os campos, se deslumbrar com sua beleza e tirar belas fotografias, é possível também adquirir produtos à base de lavanda, como óleos essenciais, sabonetes, colônias, entre outros cosméticos turcos. Uma dica é visitar os campos ao pôr do sol, quando os tons de lilás ficam ainda mais bonitos com a luz. Este é mais um dos lugares diferentes para conhecer na sua viagem!

Dalyan

Passeios na Turquia: 12 lugares diferentes para você conhecer na sua viagem

Foto: Pixabay

A cidade de Dalyan é mais uma opção de lugar diferente para conhecer na sua viagem para a Turquia. Com uma paisagem única, que conecta o Mar Mediterrâneo a um enorme lago, o município ainda guarda uma importante área de preservação ambiental.

Suas praias são tranquilas e por ali uma espécie de tartaruga que se encontra sob risco de extinção costuma desovar. Ainda há lugares onde é possível tomar “banhos de lama” que, de acordo com os locais, possui propriedades revigorantes, rejuvenescedoras e até mesmo terapêuticas.

Vinícolas nas regiões da Trácia, Anatólia e Egeu

Foto: Pixabay

Os apaixonados por bons vinhos também encontrarão seu espaço na Turquia. Para se ter uma ideia, o país é considerado o berço da cultura da bebida e ocupa atualmente a 5ª posição entre os maiores produtores de uvas no mundo.  Nas regiões de Mármara e Trácia, na Anatólia Central e na costa do Mar Egeu é onde está concentrada a maior parte dos produtores.

Portanto, vale a pena programar um tour para explorar o enoturismo na Turquia, que permite visitar os vinhedos, conhecer o processo de produção das bebidas e, claro, realizar a degustação de bons rótulos harmonizados com a fabulosa gastronomia turca.

Alaçati 

Passeios na Turquia: 12 lugares diferentes para você conhecer na sua viagem

Foto: Irfan Parlar/ Wikimedia Commons

Ruelas estreitas, casinhas brancas, muitas flores e cores contrastando com um mar calmo de águas azuis. Se você imediatamente pensou nas paisagens da Grécia, não está totalmente errado, uma vez que a charmosa vila Alaçati, na província de Izmir, oferece paisagens típicas do Mediterrâneo e arquitetura grega. Para se ter uma ideia, do outro lado do Mar Mediterraneo está a cidade de Atenas, capital da Grécia.

Hotéis-boutique, lojinhas, cafés e restaurantes verdadeiramente acolhedores são convidativos para uma caminhada despretensiosa pelo vilarejo, que revela uma beleza a cada esquina. Sem dúvidas, este é mais um dos lugares diferentes para conhecer na Turquia e deveria entrar em seu roteiro.

Gobekli Tepe 

Passeios na Turquia: 12 lugares diferentes para você conhecer na sua viagem

Foto: Teomancimit/ Wikimedia Commons

Que tal voltar no tempo em um passeio ao templo mais antigo do mundo? Pois essa é mais uma possibilidade para incluir em um roteiro pouco explorado por brasileiros na Turquia. O conjunto arquitetônico de Göbekli Tepe, localizado na província de Sanliurfa, no sudeste do país, é considerado o primeiro templo do mundo. Segundo especialistas, sua construção é estimada em cerca de 12 mil anos, uma época onde o homem ainda não tinha domínio de métodos de construção sofisticados, mas já criava estruturas formidáveis e bem detalhadas.

O templo é formado por grandes blocos de pedras posicionados em círculos e sustentados por enormes pilares enfeitados por estátuas de animais. Outro mistério que circunda o templo é que, segundo arqueólogos, a região de Göbekli Tepe pode guardar resquícios do Jardim do Éden, local onde, segundo a bíblia cristã, Adão e Eva viveram.

Kaçkar

Foto: Tadeáš Gregor/ Wikimedia Commons

Se você possui uma alma aventureira, a Turquia também entrega muitos passeios que envolvem emoção, aventura e, claro, paisagens sempre deslumbrantes. Uma delas é Kaçkar, uma das maiores montanhas do país, com mais de 3.900 metros de altitude.

O destino, localizado ao leste do Mar Negro, oferece uma série de trilhas, esportes de aventuras e cenários deslumbrantes, repletos de florestas e lagos fabulosos. Já pode incluir esse lugar diferente em sua lista para conhecer na sua viagem à Turquia!

Bursa

Passeios na Turquia: 12 lugares diferentes para você conhecer na sua viagem

Foto: HALUK COMERTEL/ Wikimedia Commons

Bursa, localizada a noroeste da Turquia, na região de Mármara, é uma das mais populosas cidades do país. No entanto, turistas brasileiros não costumam programar roteiros nessa região, que também oferece diversas belezas e muita história. Por se tratar de uma grande cidade, há diversas opções de restaurantes bacanas para conhecer, lojas turcas famosas, além de imponentes e belas mesquitas.

No entanto, um dos seus grandes destaques é Uludag, uma montanha que, durante o inverno, se transforma em uma estação de esqui propícia para praticar diversas atividades na neve. Para quem deseja aproveitar um cenário diferente ou praticar esportes no gelo, é uma ótima dica de lugar para conhecer na Turquia.

Bolu

Passeios na Turquia: 12 lugares diferentes para você conhecer na sua viagem

Foto: Pixabay

Uma cidade charmosa e com uma localização muito propícia para ser visitada por estar entre Istambul e Ancara, é Bolu. Repleta de lagos, rios e florestas, é ideal para os apaixonados por passeios ao ar livre e muita natureza. A cerca de 40 quilômetros dali, no alto das Montanhas Köroğlu e cercado por florestas, está o Centro de Esqui Kartalkaya. O ideal é visitá-lo entre os meses de dezembro a maio, quando possibilita a prática de esportes na neve.  Há diversas opções de hospedagem e entretenimento no complexo.

Praias de Patara e Kaputas 

Passeios na Turquia: 12 lugares diferentes para você conhecer na sua viagem

Foto: Pixabay

Localizada na costa sul da Turquia, banhada pelo Mar Mediterrâneo e cercada por suntuosas montanhas, a província de Antália reserva algumas das belas praias da região conhecida como “Riviera Turca”. São mais de 200 praias com águas em tons azulados e areia branquinha, valendo destacar Patara, na cidade de Kaş, considerada a mais longa do país, com 12 quilômetros de faixa de areia.

A poucos metros da praia, incríveis ruínas de uma cidade romana apresentam estruturas históricas, como uma antiga arena e um belíssimo e imponente arco. Vale a pena também conhecer Kaputas, também em Kaş, um pequeno paraíso cercado por falésias, que abriga uma das águas mais turquesas do país. A cidade de Kaş é bem charmosa, repleta de cafés e restaurantes à beira-mar.

Praia das Borboletas 

Passeios na Turquia: 12 lugares diferentes para você conhecer na sua viagem

Foto: Butterfly Valley/ Wikimedia Commons

Uma praia com areia branquinha, imponentes falésias, águas cristalinas e diversas borboletas coloridas enfeitando naturalmente a paisagem. Esse visual que mais parece ter saído de um livro de contos de fadas pode ser encontrado na Praia das Borboletas, ou “Butterfly Valley”, localizada na pequena vila de Faralya. Sãos mais de 100 espécies de pequenas borboletas que habitam o local, proporcionando uma atmosfera quase mágica.

Não espere encontrar grandes resorts na Praia das Borboletas, as estruturas são rústicas e, no lugar do luxo, a natureza impera de forma magnífica. O acesso à Praia das Borboletas é realizado por meio de barcos que partem de Oludeniz, ao sudoeste do país.

Pamukkale

Passeios na Turquia: 12 lugares diferentes para você conhecer na sua viagem

Foto: Antoine Taveneaux/ Wikimedia Commons

Embora seja um lugar conhecido e uma grande atração turca, muitos turistas brasileiros ainda deixam passar uma visita por Pamukkale, na região central da Turquia, um dos lugares mais incríveis do mundo. O significado de Pamukkale já diz muito sobre o lugar: significa “Castelo de Algodão”, fazendo jus ao cenário todo branco, que parece coberto por neve, localizado nas montanhas, a cerca de 200 metros de altura.

No entanto, esse visual é causado por formações calcárias que se formaram em meio ao local, criando piscinas termais em um incrível tom de azul. É possível se banhar nas piscinas, chamadas “travertines”, e relaxar em meio a suas águas naturalmente aquecidas, que podem chegar a 33º.

Simena

Passeios na Turquia: 12 lugares diferentes para você conhecer na sua viagem

Foto: Tanya Dedyukhina/ Wikimedia Commons

Considerada por muitos um dos lugares mais bonitos da Turquia, a antiga Simena fica localizada na ilha de Kekova, banhada pelo Mediterrâneo e próxima à cidade de Kaş. Repleta de casinhas de pedra branca, ruas de paralelepípedo e árvores, a cidade ainda abriga as ruínas de um castelo da época das Cruzadas, parcialmente submersas pelo mar.  A cidade pode ser considerada um verdadeiro museu a céu aberto e, portanto, é mais um dos lugares diferentes para você conhecer na sua viagem pela Turquia.

Ilha de Akdamar 

Foto: Pixabay

A ilha de Akdamar é outro local diferente e ainda pouco explorado por turistas que visitam a Turquia. A ilha fica localizada a leste do país, é cercada por um lago com águas incrivelmente azuis e ainda oferece muita história. Uma de suas atrações é a Catedral de Santa Cruz, um templo armênio construído no século X, que agora funciona como museu. Por ser repleta de montanhas a ilha oferece vistas panorâmicas incríveis. Seu acesso é realizado por barcos que partem de um pequeno porto a cerca de 40km da cidade de Van.

+Info
Kleos Turquia
Yukari Mah. Fatıh Cadd. No 71 – Uchisar/ Cappadocia / Turquia
Tel.: +90 (384) 219 2047/ +90 (549) 861 0050 (português)
E-mail: [email protected]
Site: https://kleostourism.com/

Leia também:

» Coronavírus na Turquia: viagens, fronteiras e reabertura do país
» Turquia: golfinhos dão show no Canal de Bósforo durante quarentena
» Brasileiros na Turquia contam sobre a situação do coronavírus no país
» Como vai funcionar o passeio de balão na Capadócia nas viagens pós-pandemia?

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Turismo em Istambul: passeios na Turquia para ir com guias brasileiros

Artigo anterior

Turismo na Capadócia: roteiros que vão além do tradicional passeio de balão

Artigo seguinte

Você pode gostar