O cenário do turismo mudou globalmente diante da pandemia: saiba como estão os protocolos de segurança para quem deseja visitar a Turquia 

A Turquia está entre os destinos mais cobiçados por turistas brasileiros. Para se ter uma ideia, quase 79 mil brasileiros viajaram para a Turquia em 2018 – um aumento de 58,16% em relação ao ano anterior. No entanto, em 2020, o cenário mudou: muitos brasileiros que pensavam em viajar ao país tiveram seus planos interrompidos pelos avanços do coronavírus no mundo.

Mas, afinal, como o governo turco está administrando a questão da pandemia no país? E quando será possível voltar a pensar em viajar para conhecer os fabulosos destinos turcos novamente?

Na prática, brasileiros não estão impedidos de visitar o país. Isso porque o governo turco suspendeu, no início de junho, as restrições para a entrada de estrangeiros no país. De acordo com as regras atuais, os brasileiros podem entrar em território turco independente do país de origem. Além disso, não há obrigação de quarentena em locais designados pelo governo.

No entanto, para garantir a segurança de turistas que chegam ao destino, foram instaurados alguns protocolos de segurança. Para entender melhor como tudo isso funciona e como ficará o turismo pós-pandemia, falamos com Simone Karaatli e Andy Sevinc, empresárias da agência Kleos Turquia.

A empresa é certificada e especializada em receber brasileiros no país, oferecendo serviços de concierge e os mais diversos tours para explorar as belezas da Turquia, tudo isso há mais de 10 anos.

Como estão as viagens para a Turquia na pandemia

Turismo na Turquia: conheça os protocolos de segurança adotados durante pandemia

Foto: Unsplash

Apesar da confirmação de um grande número de casos do coronavírus, a Turquia foi rápida com ações para controlar os avanços da doença. No início de março o governo decretou o lockdown nas grandes cidades turcas, solicitando o fechamento de escolas, restaurantes e atrações turísticas – e o não comprimento dessas determinações poderia gerar até mesmo multas.

Atualmente, o país começou sua reabertura e, embora ainda de forma lenta e controlada, e sempre com muito cuidado, as atrações foram reabertas. Ainda assim, a utilização de máscaras, o reforço das medidas sanitárias, entre outras normas de segurança, estão sendo aplicadas.

Para a retomada do turismo no país, alguns protocolos de segurança foram criados, assim como uma série de medidas que visam garantir a segurança de visitantes. O “Certificado de Turismo Seguro” foi lançado pelo governo como uma forma de instaurar uma série de ações preventivas em relação ao vírus. Assim, hotéis, restaurantes, meios de transporte, entre outros serviços relacionados a turismo, tiveram que se adequar às novas exigências para serem contemplados com o selo.

Voos do Brasil para a Turquia durante pandemia

Turismo na Turquia: conheça os protocolos de segurança adotados durante pandemia

Foto: Unsplash

Como dissemos anteriormente, não há impedimento para que os brasileiros visitem a Turquia a turismo. Aliás, vale lembrar que para entrar na Turquia como turista e com permanência de até 90 dias, não é necessário visto, apenas um passaporte com validade de no mínimo seis meses.

Desde 25 de outubro a Turkish Airlines retomou as operações entre Istambul e São Paulo, com três voos semanais. As operações estavam suspensas desde março devido à pandemia.

Ao chegar na Turquia, nos aeroportos de Antália, Bodrum, Dalaman, Izmir e Istambul, e outras províncias que atraem turistas, os visitantes que desembarcarem terão sua temperatura corporal verificada logo na chegada.

No portal do consulado brasileiro em Istambul, há a informação de que o governo turco continua avaliando com cuidado a evolução da pandemia e não descarta a imposição de novas restrições no futuro.

Como estão as viagens para a Turquia na pandemia?

Turismo na Turquia: conheça os protocolos de segurança adotados durante pandemia

Foto: Unsplash

Para acompanhar todas os protocolos de segurança na Turquia, algumas agências e receptivos já se adequaram a esta nova realidade, como é o caso da Kleos Turquia. Com uma frota de veículos própria, a empresa está seguindo todas as exigências do governo e já possui a certificação de segurança.

“Nossos veículos estão sendo higienizados a cada uso, disponibilizamos itens de higiene para nossos clientes no momento da chegada. Nossos funcionários foram treinados e estão cumprindo todas as normas exigidas pelo Ministério do Turismo na Turquia”, explicou a brasileira Andy Sevinc.

Além disso, a empresa possui uma longa parceria com a maioria dos fornecedores e hotéis em toda a Turquia e verificam sempre se as empresas e propriedades estão adequadas para receber os turistas.

“A equipe da Kleos Turquia avalia todos os detalhes, como a acomodação, o café da manhã, a manutenção, entre outros pontos”, afirmou a especialista.

A situação atual é delicada e exige uma preocupação extra com a saúde e a segurança dos turistas, mas ainda assim é importante garantir o conforto, a qualidade no atendimento e a diversão dos visitantes.

Viagens dentro da Turquia: voos domésticos no país 

Turismo na Turquia: conheça os protocolos de segurança adotados durante pandemia

Foto: Unsplash

Para viagens realizadas dentro do país, há outros cuidados a serem tomados. No caso de voos domésticos, por exemplo, ou para acessar qualquer forma de transporte público, é necessário a emissão do código HES (Hayat Eve Sığar). Este é um código pessoal implementado pelo governo turco para evitar a presença de passageiros que testaram positivo para a COVID-19 circulando pelas regiões do país.

Portanto, é necessário incluir o código antes de comprar qualquer bilhete aéreo ou rodoviário no país. O código HES deve ser solicitado via SMS, a partir de um número local. Basta enviar uma mensagem de texto para o número 2023 incluindo, entre espaços, as letras “HES”, o número do seu passaporte, seu ano de nascimento e o número de dias de viagem acrescidos de sete dias. O passo a passo  completo pode ser consultado no site do Itamaraty clicando aqui.

Leia também:

» Coronavírus na Turquia: viagens, fronteiras e reabertura do país
» Turquia: golfinhos dão show no Canal de Bósforo durante quarentena
» Brasileiros na Turquia contam sobre a situação do coronavírus no país
» Como vai funcionar o passeio de balão na Capadócia nas viagens pós-pandemia?

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Turismo na Capadócia: roteiros que vão além do tradicional passeio de balão

Artigo anterior

15 perfis no Instagram para quem ama viajar de carro pelo mundo

Artigo seguinte

Você pode gostar