Passeio de balão na Capadócia: como está acontecendo após a reabertura do turismo na Turquia? Conversamos com brasileiras empresárias setor no país para entender melhor quais serão as principais mudanças  

É praticamente impossível falar em viagens para a Turquia e não lembrar instantaneamente do incrível passeio de balão na Capadócia. As famosas imagens que circulam pela internet que mostram o cenário colorido contrastando com as formações rochosas da região, se tornaram verdadeiros cartões-postais do país. E não é para menos: o visual panorâmico, geralmente realizado à luz da alvorada, é talvez uma das paisagens mais impressionantes do planeta.

No entanto, esses passeios, como muitas outras atrações turísticas ao redor do mundo, também foram impactados em meio ao cenário causado pelo novo coronavírus. Logo no início dos primeiros casos identificados no país, em meados de março, os tradicionais voos foram interrompidos. Agora, com protocolos de segurança anunciados pelo governo turco e com uma retomada gradual das atrações turísticas no país, o passeios de balão retornaram em 23 de agosto. 

Para entender melhor o que mudou durante o passeio de balão na Capadócia, falamos com especialistas que vivem na Turquia e trabalham com turismo no país. As brasileiras Simone Karaatli e Andy Sevinc atuam há 10 anos oferecendo tours, serviço de receptivo e concierge em português. Juntas a uma equipe de outros especialistas, as profissionais lideram a Kleos Turquia, agência com certificação e pioneira em receber brasileiros no país, oferecendo uma série de serviços personalizados.

Como funciona o passeio de balão na Capadócia?

Como vai funcionar o passeio de balão na Capadócia nas viagens pós-pandemia?

Passeio de balão na Capadócia. Foto: Pixabay

Antes de mais nada, é importante entender como o passeio de balão na Capadócia funciona, assim podemos compreender melhor o que mudará daqui para a frente. Os voos sempre são realizados pela manhã, ao nascer do sol. Quando ocorrem muitos dias de cancelamento, é possível que algumas saídas sejam autorizadas no período da tarde.

Os voos costumam durar de 60 a 90 minutos e, no passeio tradicional, antes da pandemia, costumavam transportar até 28 pessoas. No caso dos pacotes oferecidos pela Kleos Turquia, há diversas opções disponíveis para realizar o passeio, desde as mais básicas até as que incluem experiências diferenciadas para quem deseja celebrar uma ocasião especial. 

Outro ponto importante: para quem tem um pouco de medo para realizar o passeio de balão na Capadócia, é preciso saber que este tour é bem seguro. O governo turco faz uma rígida fiscalização nas empresas que operam os balões, estabelecendo várias regras de segurança. Os balonistas precisam de uma habilitação específica e são muito experientes. Além disso, quando a velocidade do vento não está adequada, os passeios são prontamente cancelados. 

O que mudou no passeio de balão na Capadócia com a reabertura do turismo na Turquia

Como vai funcionar o passeio de balão na Capadócia nas viagens pós-pandemia?

Passeio de balão na Capadócia. Foto: Pixabay

Os voos retornaram em 23 de agosto e as principais mudanças no passeio de balão na Capadócia estão relacionadas com protocolos de higiene e segurança. O número de turistas em cada balão diminuiu para evitar aglomerações, portanto, será permitido de 16 a 20 pessoas em cada um deles. 

Além disso, há outros cuidados, como reforço na higienização dos balões antes de todo o embarque e o uso obrigatório de máscaras. Por enquanto, o café da manhã tradicionalmente servido antes do passeio está suspenso. O brinde realizado após o voo continuará, mas utilizando copos descartáveis. 

As agências que realizam os passeios também estão se adequando ao novo normal. A Kleos Turquia, por exemplo, já possui a certificação segura e seus motoristas realizaram o treinamento determinado pelo governo turco. 

Simone Karaatli e Andy Sevinc explicaram que a empresa possui parceria com a maioria dos fornecedores e hotéis em toda a Turquia há mais de 10 anos. No entanto, ainda assim, toda a equipe inspeciona as acomodações dos hotéis para avaliar se estão adequadas, principalmente na Capadócia, onde as hospedagens são, geralmente, construções autênticas instaladas dentro de cavernas, típicas dessa região da Turquia.

Por outro lado, por se tratar de um destino onde há muita oferta de passeios ao ar livre, a Capadócia acaba se tornando uma boa opção de viagem para quem deseja conhecer a Turquia na retomada do turismo no país.

As possibilidades de explorar as paisagens ao ar livre na região são muitas, além de atividades, como passeios a cavalo, quadriciclo e trilhas por lugares remotos e repletos de história que podem ser visitados mantendo o distanciamento social. 

Como está a situação da Turquia em relação ao coronavírus

Como vai funcionar o passeio de balão na Capadócia nas viagens pós-pandemia?

Passeio de balão na Capadócia. Foto: Pixabay

Atualmente, o país começou sua reabertura e  algumas atrações turísticas reabriram nesta primeira etapa, embora seja de forma lenta e controlada, e com alguns cuidados, como a obrigação da utilização de máscara em espaços fechados, reforço de higiene, entre outras.  

Para a retomada do turismo no país, os protocolos de segurança foram determinados pelo próprio governo turco, assim como uma série de medidas para garantir a segurança dos visitantes. O “Certificado de Turismo Seguro” foi lançado pelo governo como uma forma de instaurar uma série de medidas preventivas em relação ao vírus. 

Além disso, existem iniciativas no sentido de implementar um pacote de seguro de saúde para casos de COVID-19, onde turistas estrangeiros poderão realizar tratamento em casos detectados da doença. Essas medidas são adotadas com prioridade, pois a Turquia valoriza e incentiva o turismo no país.

Brasileiros não estão impedidos de visitarem a Turquia e não há necessidade de quarentena ao desembarcar. No entanto, ainda não há voos diretos partindo do Brasil para a Turquia, sendo necessário realizar uma escala em algum outro país.  

+Info
Kleos Turquia
Yukari Mah. Fatıh Cadd. No 71 – Uchisar/ Cappadocia / Turquia
Tel.: +90 (384) 219 2047/ +90 (549) 861 0050 (português)
E-mail: [email protected]
Site: https://kleostourism.com/

Leia também:

» 12 estradas no Brasil para quem ama viajar de carro
» 10 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio
» O que é preciso ter para alugar um carro? Documentação e outras dicas
» Aluguel de carros: o que é necessário saber antes da locação

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Viagem de carro: 15 roteiros completos em estradas cênicas pelo Brasil

Artigo anterior

Nova montanha-russa em Orlando terá mais de 45 metros de altura e velocidade de até 112 km/h

Artigo seguinte

Você pode gostar