Alugar um carro é um processo simples e oferece diversos benefícios para os turistas que buscam maior autonomia durante uma viagem. Conheça as vantagens e saiba o que precisa ter para alugar um carro

Alugar um carro pode ser menos burocrático e mais econômico do que você pode imaginar, ainda mais para quem viaja em família ou em pequenos grupos de amigos. Dependendo da quantidade de passageiros, alugar um carro pode ser mais barato do que contratar serviços de transfer, ônibus de viagem ou táxi.

Ter a liberdade de ir para onde quiser e ficar o tempo que desejar em cada lugar, além de aproveitar sua viagem com mais autonomia e liberdade, podem ser fatores decisivos na hora de curtir ao máximo um roteiro diferente durante as suas férias.

Quem já viajou através de agências de viagem e excursões sabe, muitas vezes queremos fazer um roteiro diferente do que estava previsto ou mesmo ficar um tempo a mais naquele restaurante, naquela praia específica ou em um passeio que é mais a “nossa cara”. Nessas horas, depender da escolha do guia ou do grupo, pode gerar um certo incômodo.

Também vale lembrar, o jeito de viajar mudou e após meses respeitando o distanciamento social, os turistas estão ansiosos para retomarem suas viagens. Os roteiros de curta distância e com poucas pessoas, que podem ser realizados de carro, são as principais apostas para este momento de retomada do turismo doméstico.

Mas, afinal de contas, o que é preciso ter para alugar um carro e desfrutar dessa liberdade? O que poucos sabem, é que este processo de alugar um carro é simples e nada burocrático. Em poucos minutos você consegue fazer o seu cadastro, escolher o melhor veículo para sua viagem e retirá-lo em diversos lugares do Brasil e exterior. Para evitar problemas com o veículo ou qualquer transtorno durante a sua viagem, o mais recomendado é escolher empresas sérias e já consolidadas para este tipo de serviço.

Vantagens em alugar um carro

Saiba o que é preciso ter para alugar um carro. Foto: Samuele Errico Piccarini / Unsplash

A cultura de alugar um carro ainda é fraca no Brasil, quando comparada a de outros países ao redor do mundo. Isso ocorre, pois a maioria das pessoas acha que todo esse processo é caro, burocrático e para poucos. Para desmistificar essas crenças, é importante entender na prática como funciona alugar um carro. As vantagens disso são diversas e aqui apresentamos algumas delas:

  • Autonomia e liberdade no seu roteiro

Para aqueles que gostam de planejar os seus roteiros de viagem, o aluguel de carro se mostra uma excelente alternativa para personalizar suas férias conforme o seu gosto, sem a necessidade de depende de ônibus ou outros meios de transporte. Ter a liberdade na hora de escolher os seus passeios é um grande diferencial, ainda mais quando a viagem ocorre com outros turistas. Afinal de contas, ninguém merece viajar com pressa ou dependendo de outras pessoas.

Além do motorista ter a liberdade em decidir quando e para onde ir, ele pode organizar seu roteiro de uma maneira mais livre. Com isso, não há aquele risco em descer em um ponto distante do que precisava ou chegar em um destino e ainda pegar um táxi. Quando estamos de férias, todo o tempo se torna precioso para aproveitarmos ao máximo.

  • Escolha o carro conforme o seu roteiro

Se você tem um único automóvel, deve saber que ele não é o ideal para todos os tipos de estradas e viagens. Contudo, ao alugar um carro, é possível decidir exatamente o modelo que se adequa ao roteiro planejado, seja ele um SUV, um carro 4×4 ou sedan, por exemplo. É praticamente como ter uma grande garagem à sua disposição e a escolha pode ser adaptada conforme a sua necessidade naquela viagem específica.

  • Sem burocracia e custos extras

Sabe aquela dor de cabeça em ter que se preocupar com o emplacamento, a revisão e a manutenção do automóvel? Este é o tipo de problema que quem aluga um carro não enfrenta, visto que esses aspectos são de total responsabilidade da locadora.

 Além disso, você já retira o automóvel com o tanque cheio (mas é bom destacar que o veículo deve ser devolvido da mesma maneira). Assim você não corre o risco de “ficar na mão” e se preocupa apenas com o mais importante: seus dias de descanso.

  • Flexibilidade na hora de devolver o carro

Foi-se o tempo em que o cliente precisava devolver o automóvel alugado exatamente na mesma unidade onde retirou. Atualmente, os motoristas podem facilmente alugar um carro em uma cidade e devolver em outra. Isso é perfeito para os apaixonados por roteiros integrados e road trips que mesclam mais de um destino na mesma viagem.

Desta maneira, o cliente pode ficar despreocupado quanto à devolução do automóvel e aproveitar dessa flexibilidade oferecida pela locadora. Mas, atenção: apenas as grandes redes de locação oferecem esse tipo de serviço, como, por exemplo, a Localiza, a maior da América do Sul, com mais de 500 lojas espalhadas pelo Brasil.

Para contar com essa facilidade e garantir que o custo esteja dentro do orçamento programado para a viagem, o turista pode ver como a cobrança do serviço é feita através do FAQ da Localiza.

  • Economia: alugar um carro pode ser mais barato

Um dos principais atrativos ao alugar um carro é a economia proporcionada. Durante uma viagem, seja a lazer ou a trabalho, pode ser que o viajante seja obrigado a utilizar um táxi para alguma urgência. Dependendo da origem e destino, o valor de uma única corrida de táxi pode ter um custo superior ao de uma diária de aluguel de carro!

Em algumas cidades, essa prática tem um custo tão alto que é utilizado somente em casos estritamente necessários, se tornando um custo extra que poderia muito bem ser poupado. Com um automóvel disponível para você, esse custo é menor e o cliente não precisa se preocupar com os gastos extras e inesperados.

  • Aluguel de carro mensal

Esta também é a oportunidades para os motoristas que estão interessados em conquistar uma renda extra, apesar de não ter seu próprio automóvel. Muitos deles optam por alugar um carro para trabalhar em aplicativos de transporte como o Uber, 99, BlaBlaCar e outros, pois percebem que os valores são mais acessíveis para quem deseja trabalhar neste mercado. Por meio da locação mensal, os motoristas podem atuar em aplicativos de transporte pela cidade e garantir uma fonte de renda adicional.

Assim você poderá trabalhar com um carro novo sempre que desejar e não precisa se preocupar com licenciamento, IPVA, gastos com seguro e outros custos extras que um carro próprio exige.

Requisitos para alugar um carro 

Saiba a documentação e requisitos para alugar um carro. Foto: Randy Zhang / Unsplash

É pensando nessa autonomia e na liberdade dos turistas que empresas como a  Localiza trabalham. A rede, com quase 50 anos de atuação, vem possibilitando que motoristas encontrem a melhor oportunidade de aluguel de carro para todas as necessidades, seja para roteiros de lazer ou viagens corporativas.

Ao alugar um automóvel pela primeira vez, muitos motoristas ficam com receio, visto que, quando se trata de viagem, a última coisa que eles desejam é ter dor de cabeça e preocupações. Portanto, confira abaixo um passo a passo para que você possa alugar seu veículo de maneira simples e sem grandes dificuldades:

  • Entre no site da locadora de carros;

  • Selecione as cidades onde irá retirar e devolver o automóvel;

  • Escolha a data e o horário da retirada e devolução;

  • Selecione o modelo do veículo que melhor se adapta ao seu perfil;

  • Se desejar, complemente sua reserva com serviços opcionais para o veículo como cobertura para terceiros, navegador GPS e outros;

  • Preencha o formulário com seus dados pessoais;

  • Finalize a contratação e caso seja necessário, poderá editar depois qualquer informação sobre a reserva;

Documentos: como alugar um carro?

alugar um carro

O que é preciso ter para alugar um carro? Documentação e outras dicas. Foto: Caleb George / Unsplash

O processo de aluguel é simples, mas sempre surgem dúvidas sobre os requisitos exigidos para alugar um carro. Citamos abaixo o que você precisa ter para retirar um carro alugado e viajar sem receio.

  • É necessário ter, no mínimo, 21 anos de idade. (Atualmente, devido à COVID-19, a idade mínima é de 18 anos, válida para reservas até 30/09/20);

  • A carteira de habilitação deve ter, no mínimo, dois anos. (Por conta da COVID-19, não há exigência de tempo mínimo de habilitação para reservas válidas até 30/09/20);

  • É necessário ter crédito aprovado na Localiza (e essa aprovação pode ser imediata por meio do cartão de crédito);

  • Clientes estrangeiros precisam apresentar o passaporte no momento da retirada do carro;

Pronto! Apresentando esses documentos e realizando o passo a passo que indicamos, é possível alugar um carro e aproveitar a estrada na sua próxima viagem.

+ Info

Localiza
https://www.localizahertz.com/
[email protected]
0800 979 2000

Leia também:

» 12 aplicativos para explorar o mundo sem sair de casa 
» Como abrir conta bancária na Europa? Banco Digital N26
» Entenda como funciona o Seguro Viagem
» 5 motivos para investir em um bom Seguro Viagem

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

‘Low cost’ de ônibus inicia operação SP-BH com passagens a R$ 29,90

Artigo anterior

Viajar barato: site oferece pacotes de viagem de fim de semana

Artigo seguinte

Você pode gostar