Voo nacional: o que levar na bagagem de mão?

Atualizada em:

Confira dicas para arrumar a sua bagagem de mão em voos nacionais: o que levar, o que evitar e quais são as regras da ANAC

Uma viagem de avião requer planejamento e organização, especialmente quando se trata da bagagem de mão. Afinal, é preciso seguir as regras de segurança e evitar transtornos na hora do embarque. Mas o que levar na bagagem de mão em um voo nacional? Quais são os itens essenciais e os proibidos? Confira neste texto algumas dicas para preparar a sua mala sem erros.

A bagagem de mão é aquela que o passageiro pode levar consigo dentro da cabine do avião, sem custo adicional. Nela, é recomendável levar objetos de valor, documentos, dinheiro, eletrônicos, medicamentos, itens de higiene pessoal e uma troca de roupa. Para evitar problemas na hora do embarque, vamos repassar algumas dicas sobre o que levar na bagagem de mão em sua próxima viagem nacional.

O que posso levar dentro do avião?

bagagem de mão voo nacional
Foto: Getty Images

Além  da bagagem de mão, as companhias aéreas permitem que o passageiro leve um item pessoal, que pode ser uma bolsa pequena ou uma mochila. O tamanho não é definido, mas ele deve caber abaixo do assento do avião. Verifique sempre as normas específicas da linha aérea que você vai usar, principalmente se for voar com companhias aéreas low cost. Dessa forma, você evita comprar bagagens extras.

Qual é o tamanho da mala de mão?

Em todos os voos nacionais, você pode levar uma mala de bordo que tenha, no máximo, 10kg e as seguintes medidas: 35 cm de comprimento, 25 cm de largura e 55 cm de altura. Essas dimensões já incluem as alças, os bolsos e as rodinhas da mala.

O que pode levar na bagagem de mão?

bagagem de mão voo nacional
Foto: Shutterstock

Na bagagem de mão, você pode levar objetos pessoais, como documentos, carteira, celular, notebook, câmera fotográfica, entre outros. Além disso, é importante levar umas peças de roupas, caso aconteça o extravio de sua mala despachada. Também pode levar cosméticos sólidos, medicamentos essenciais com prescrição médica, mamadeiras e alimentos infantis industrializados. No entanto, há algumas restrições de tamanho, peso e quantidade para a bagagem de mão.

Você não pode levar na bagagem de mão itens que possam oferecer risco à segurança do voo, como armas de fogo, objetos cortantes ou perfurantes, líquidos inflamáveis, explosivos, venenos, ácidos e outros. Além disso, há um limite de 100 ml por embalagem para líquidos e pastas, como xampus, cremes e gel. É importante verificar as normas específicas da companhia aérea com que você vai viajar, pois elas podem variar de acordo com a empresa.

O que não posso levar na mala de mão?

Existem alguns itens que são proibidos na bagagem de mão em um voo nacional, pois podem representar riscos à segurança do voo ou dos passageiros. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), não é permitido levar na bagagem de mão os seguintes itens:

  • Armas de fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas (inclusive réplicas ou de brinquedo), estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes;
  • Objetos pontiagudos ou cortantes, como facas, tesouras, canivetes, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, lixas, pinças ou ferramentas de mão de obra;
  • Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis, como explosivos, munições, espoletas, detonadores, fogos de artifício, líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis ou isqueiros do tipo maçarico;
  • Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos, como cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos.

Posso levar líquido na bagagem de mão?

voo nacional
Foto: Getty Images

Em voos nacionais, existem algumas restrições para o transporte de líquidos –  seja em pasta, creme, gel ou spray. É permitido levar perfumes de até 50 ml na bagagem de mão, mas o total transportado não pode passar de 5 litros. Também é permitido levar até 4 embalagens de sprays de uso pessoal ou médico de até 300 ml/g 

Já no caso de bebidas alcoólicas em voos nacionais, a ANAC permite que o passageiro leve até 5 unidades de até 1 litro cada – com teor alcoólico abaixo de 70%. A regra é válida, desde que o líquido esteja na embalagem original do fabricante. Se o limite for excedido, as garrafas serão jogadas fora. Em caso de dúvidas sobre outras bebidas, entre em contato com a companhia aérea com a qual você vai viajar.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima