O seguro viagem também te protege em casos de bagagem extraviada: saiba como o serviço funciona

Imagine a seguinte cena: você chega ao seu destino em uma viagem de férias e, na hora de recolher a bagagem despachada, ela simplesmente não aparece na esteira do aeroporto. Parece até um pesadelo, afinal, todos os seus itens pessoais e necessários para aproveitar viagem estavam ali.

Apesar de ser algo que ninguém deseja enfrentar, o temido extravio de bagagem é um problema mais comum do que se imagina. Falhas da companhia aérea, perda da etiqueta da mala, furto, troca de esteiras, problemas em conexões, entre outros, são alguns dos motivos para que isso aconteça. Mas você sabia que o seguro viagem também pode ajudar a recuperar seus pertences nesses casos? Saiba mais sobre isso. 

Como o seguro viagem pode ajudar no extravio de bagagem

seguro para Bagagem extraviada

Seguro para Bagagem extraviada. Foto: Freshh Connection / Unsplash

O seguro viagem é algo fundamental para quem está planejando as próximas férias. No entanto, mais do que proteger contra imprevistos que podem acontecer durante sua estadia em outro destino, como cobrir despesas médicas e odontológicas, o seguro viagem também oferece soluções em caso de problemas com sua bagagem. 

Caso sua bagagem desapareça, o seguro viagem da Allianz Travel, por exemplo, também dá apoio por meio de um acompanhamento diário para que para que sua bagagem seja encontrada rapidamente.

No entanto, supondo que sua bagagem seja oficialmente declarada como extraviada pela companhia aérea, a empresa também realiza pagamento de indenização pelo seu prejuízo. Por isso é tão importante contratar um seguro viagem com uma empresa séria e comprometida, já que esses serviços fazem total diferença quando imprevistos acontecem. 

Como solicitar indenização em caso de bagagem extraviada

Vamos supor que sua bagagem desapareça. O procedimento para ir atrás dos seus direitos é simples: você deve, antes de mais nada, informar a perda de seus pertences no balcão de atendimento da sua companhia aérea.

Lá, você deverá preencher um formulário chamado PIR (Property Irregularity Report) e receber uma espécie de protocolo. Guarde este documento e entre em contato com a empresa responsável pelo seu seguro viagem, comunicando o problema.

Você então precisará fornecer algumas informações para a seguradora, as quais listamos abaixo: 

  • Número do PIR (protocolo emitido pela companhia aérea);
  • Nome completo e CPF;
  • Nome da companhia aérea;
  • Número e escala do voo;
  • Etiqueta da bagagem;
  • Breve descrição da bagagem.

Como recebo a indenização por bagagem extraviada?

Após o procedimento que detalhamos acima, a assistência do seu seguro viagem deverá realizar um acompanhamento diário, informando sobre as novidades a respeito de sua bagagem passadas pela companhia aérea. 

Algumas seguradoras, como a Allianz Travel, oferecem suporte em português e 24 horas por dia, garantindo uma comunicação mais eficaz. O apoio logístico para tentar encontrar sua bagagem ocorre por oito dias em casos de viagens nacionais e vinte e dois dias no caso de viagens internacionais, seguindo regras determinadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Após esse período, se sua bagagem não for localizada, ela é considerada oficialmente e definitivamente extraviada. Neste caso, você receberá uma indenização por conta dos prejuízos causados. 

Quais as outras coberturas do seguro viagem

Seguro para Bagagem extraviada. Foto: Goh Rhy Yan / Unsplash

Além da questão do extravio de bagagem, o seguro viagem é um bom investimento para viajantes porque oferece outros benefícios. Com um custo relativamente baixo, o serviço permite que o contratante tenha segurança e conforto em diversas situações.  

Dependendo do plano a ser contratado, o seguro cobre despesas em situações emergenciais diversas, como:

  • Reembolso por voos cancelados ou com atraso;
  • Assistência farmacêutica
  • Despesas odontológicas;
  • Despesas hospitalares;
  • Perda de documentos;
  • Perda de cartões.

Como nunca sabemos quando esses imprevistos vão surgir, é sempre importante incluir o seguro viagem em seu planejamento financeiro durante suas férias ou em uma viagem a negócios.

Como contratar um seguro viagem

Atualmente, contratar um seguro viagem está cada vez mais simples. No entanto, vale a pena pesquisar uma seguradora que já esteja há anos no mercado e que possua uma boa reputação antes de contratar o serviço. 

Nossa dica para quem deseja contratar seguro viagem é a Allianz Travel, que possui ótimas avaliações em plataformas como Reclame Aqui. A empresa oferece planos que dão assistência para gestantes, mochileiros, famílias, entre outras possibilidades, e  conta com a cobertura em rotas aéreas, terrestres e marítimas. 

Você pode cotar e adquirir o seguro viagem pela internet clicando aqui.  

+ Info

Allianz Travel
Tel.: 0800 770 8020/ (11) 4331-5445
WhatsApp: (11) 94128 8586
Site

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Como escolher um seguro viagem: confira o passo a passo

Artigo anterior

Como escolher um seguro viagem internacional

Artigo seguinte

Você pode gostar